No mês de Janeiro ao longo do qual a Antena 2 celebra os 270 anos do nascimento de Mozart, Banda Sonora de Mafalda Serrano propõe-nos, neste episódio, a redescoberta de um filme com 90 anos, Whom the Gods Love (1936) de Basil Dean, a história de Mozart e da sua mulher Constanze.
16 janeiro | 21h00
Whom the Gods Love (1936)
Realização: Basil Dean
Música: Wolfgang Amadeus Mozart
O programa Banda Sonora convida à escuta de Wolfgang Amadeus Mozart no filme Whom the Gods Love (1936), obra singular na história do cinema europeu e um dos mais notáveis retratos cinematográficos do compositor de todos os realizados, o de Basil Dean, figura central na consolidação do cinema britânico moderno.
Produzido num momento decisivo dos primórdios do cinema sonoro, o filme distingue-se pela forma como integra a música como eixo estruturante da narrativa. A direção musical de Bernhard Paumgartner e Ernest Irving, aliada à interpretação magistral de Sir Thomas Beecham à frente da London Philharmonic Orchestra, confere à banda sonora deste filme um estatuto de exceção no qual os excertos de As Bodas de Fígaro e A Flauta Mágica surgem como núcleos semânticos do filme e nos devolvem Mozart como génio musical e como figura histórica inscrita nas tensões do seu tempo.
Concebida a partir do argumento de Margaret Kennedy, a biografia assume deliberadamente o ponto de vista de uma mulher, Constanze Mozart, oferecendo um retrato íntimo e humano do compositor, distante da monumentalização romântica.
Whom the Gods Love é simultaneamente documento sobre Mozart e sobre a própria história do cinema, testemunhando a época em que o cinema sonoro procurava consolidar a sua nova linguagem e a ópera constituía o modelo de obra total.
Mafalda Serrano