A 9ª sinfonia foi escrita durante as últimas semanas da 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1945, e após a rendição alemã em maio. E é tudo menos a grandiosa celebração da vitória de que as pessoas estavam à espera. Sem nada da dimensão trágica e dolorosa da colossal 8ª sinfonia, a 9ª é uma das mais inesperadas piruetas da carreira de Chostakovitch.
No verão de 1945 – ou seja, enquanto Chostakovitch compunha esta obra – a agência Tass anunciava na imprensa russa a estreia iminente da 9ª sinfonia de Chostakovitch, uma obra que, segundo o comunicado, era “dedicada à nossa grande vitória”.
Quando toda a gente estava à espera de um fresco monumental, deparou-se-lhes uma mini sinfonia jocosa, mais curta no total do que os primeiros andamentos das duas anteriores sinfonias do compositor.
A estreia a 3 de novembro de 1945 em Leninegrado, sob a direção de Yevgeny Mravinski, deixou o público atónito – e as autoridades escandalizadas. Não tardaria a acusação de “formalismo” – para uma das partituras mais clássicas de Chostakovitch!
Esta obra está no centro das atenções do mais recente episódio de A Propósito da Música.
A Propósito da Música é um programa de Alexandre Delgado e pode ser ouvido na Antena 2 aos sábados pelas 11h00 e às terças às 17h00. O programa está também disponível na plataforma RTP Play.
Alexandre Delgado apresenta a Terceira Sinfonia de Chostakovitch
SABER MAIS
A Sinfonia nº 4 de Chostakovitch
SABER MAIS
A Sinfonia nº 5 de Chostakovitch
SABER MAIS
A sexta sinfonia de Chostakovitch
SABER MAIS
A 7ª sinfonia de Chostakovitch
SABER MAIS