A Antena 2 estreou a 7 de Janeiro uma nova série do programa Caleidoscópio, intitulada Seis cordas para um país, da autoria de Pedro Rodrigues. Até ao final de Março.
Seis cordas para um país
Sábados 22h00
Um testemunho da simbiose entre guitarra clássica e os mais destacados intérpretes nacionais. Um percurso pelos múltiplos universos sonoros resultantes e pela história deste instrumento em Portugal.
Esta série de programas é uma oportunidade para conhecer alguns dos músicos nacionais que, com a guitarra, marcaram de forma indelével o panorama musical português. Ouvir as suas visões sobre a música, o país, o ensino e entender as diferentes complexidades sentidas pelas várias gerações.
Um momento para ouvir repertório importante da literatura musical portuguesa, conhecer pedagogos, intérpretes consagrados, investigadores, jovens promessas e compositores. Encontros com Piñeiro Nagy, José Lopes e Silva, José Duarte Costa (convidado Aires Pinheiro), António Jorge Gonçalves, Artur Caldeira, José Pina, Júlio Guerreiro, Miguel Carvalhinho, Paulo Amorim, Paulo Vaz de Carvalho, André Madeira, Joaquim Simões/Francisco Franco e Manuel Morais.
Personalidades tão diversas quanto as faces de um instrumento com uma rara capacidade de metamorfose musical.
Pedro Rodrigues
Programas
Para ouvir, clicar aqui.
14 Janeiro | 16 Janeiro
Prog. 2 – José Duarte Costa; convidado Aires Pinheiro
Prog. 3 – Joaquim Santos Simões & Francisco Morais Franco
Prog. 5 – José Lopes e Silva
Para ouvir, clicar aqui.
11 Fevereiro | 13 Fevereiro
Prog. 6 – André Madeira
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 7 – Paulo Vaz de Carvalho
Prog. 8 – António Jorge Gonçalves
Prog. 9 – Miguel Carvalhinho
Prog. 10 – Manuel Morais
Prog. 11 – Artur Caldeira
Pedro Rodrigues nasce em Coimbra. Após os seus estudos de guitarra clássica com José Mesquita Lopes, estuda com o Mestre Alberto Ponce na École Normale de Musique de Paris onde se diploma com a qualificação máxima. Realiza o seu début em Paris em 2002 na "Salle Cortot" e, em 2004, realiza o seu début na cidade de Nova Iorque no prestigioso "Carnegie Hall". Concluiu em 2011 o seu doutoramento na Universidade de Aveiro sob a orientação de Paulo Vaz de Carvalho como bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Premiado em diversos concursos internacionais, apresentou-se a solo em concertos na Europa, África, Ásia, América do Norte e Sul. Gravou 12 discos com repertório variado que abrange desde obras a solo até concertos com orquestra.
Actualmente é Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Aveiro.