A partir de 4 de Setembro, nas madrugadas de Sexta para Sábado, entre as 6h00 e as 7h00, o programa Notas Finais apresenta durante 4 episódios, o ciclo dedicado ao compositor húngaro Ernst von Dohnányi, à sua vida e obra.
4, 11, 18 e 25 Setembro | Sábados | 6h00
Ernst von Dohnányi (1877-1960)
Nascido em Bratislava (na época do Império Austro-Húngaro, Pozsony, em húngaro, e Pressburg, em alemão), estudou piano (com István Thomán, discípulo de Liszt) e composição (com Hans von Koessler, primo de Max Reger), na mesma Academia de Budapeste onde conheceu e criou amizade com Bartók (4 anos mais novo). Recebeu ainda lições de Eugen d’Albert (outro aluno de Liszt).
A qualidade técnica revelada ao piano valeu-lhe o rápido reconhecimento e admiração de algumas das principais personalidades musicais. Brahms dispôs-se a organizar a estreia vienense do Quinteto com Piano, op. 1 (1895) e Hans Richter dirigiu a estreia do pianista em Londres (1898) numa notável interpretação do Concerto nº 4 de Beethoven. Com a mesma obra apresentou-se pela primeira vez nos Estados Unidos (1898).
A convite do violinista Joseph Joachim foi professor na Academia de Música de Berlim (de 1905 a 1915). Nomeado director da Academia de Música de Budapeste por um breve período (1919), seria afastado do cargo pelo regime fascista da Hungria, voltando a assumir a função (1934) e demitindo-se (1941) por discordar dos regulamentos anti-semitas. Entre os seus alunos incluíram-se o maestro Georg Solti e os pianistas Géza Anda e Georges Cziffra.
Perdeu dois filhos na II Guerra Mundial (um em combate e outro fuzilado por ter colaborado num plano para assassinar Hitler).
Agastado com a situação política na Hungria, mudou-se para Viena (1944) e acabou por emigrar para os Estados Unidos (1949), mantendo a actividade de pianista, maestro e professor até falecer (1960).
Autor de sinfonias, peças orquestrais, concertos para piano e violino, música de câmara e para piano, é reconhecido, sobretudo, pelas Variações sobre uma canção de embalar para piano e orquestra.
O estilo romântico e conservador da escrita, numa época marcada pelo Modernismo, relegaram Ernst von Dohnányi para um plano de menor evidência em relação aos seus compatriotas e contemporâneos Bartók e Kodály.
João Pedro
Programação
Prog. 1 |4 Setembro
6 Estudos de Concerto, op. 28: VI. Capriccio
Interpretação de Stephen Hough, piano
4 Rapsódias, op. 11: III. Vivace
Interpretação de Martin Roscoe, piano
Variações sobre uma canção popular húngara, op. 29
Interpretação de Martin Roscoe, piano
Ruralia Hungarica, op. 32a
Interpretação de Martin Roscoe, piano
Pastorale (sobre uma canção de natal húngara)
Interpretação de Martin Roscoe, piano
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Peça de Concerto para Violoncelo e Orquestra em Ré maior, op. 12
Interpretação de Alban Gerhardt, violoncelo, da Orquestra Sinfónica da BBC Escocesa, e direção de Carlos Kalmar
Variações sobre uma canção de embalar para Piano e Orquestra, op. 25
Interpretação de Howard Shelley, piano, da Orquestra Filarmónica da BBC, e direção de Mathias Bamert
Concerto para Violino nº 2 em Dó menor, op. 43: II. Intermezzo – Allegro comodo e scherzando
Interpretação de James Ehnes, violino, da Orquestra Filarmónica da BBC, e direção de Mathias Bamert
Quinteto com Piano nº 1 em Dó menor, op. 1: III. Adagio, quasi Andante
Interpretação de Marc-André Hamelin, piano e do Quarteto Takács
Serenata para Trio de Cordas, op. 10
Interpretação de Nash Ensemble
Quarteto para Cordas nº 2 em Ré bemol maior, op. 15
Interpretação de Quarteto Takács
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Suite em Fá sustenido menor (“Suite Romântica”), op. 19: I. Andante com Variações
Interpretação da Orquestra Filarmónica da BBC, e direção de Mathias Bamert
Sinfonia nº 1 em Ré menor, op. 9: I. Allegro ma non troppo
Interpretação da Orquestra Filarmónica da Renânia-Palatinado, e direção de Roberto Paternostro
Suite da Pantomina O véu de Pierrette: I. O lamento amoroso de Pierrot;
Interpretação da Orquestra Filarmónica da BBC e direção de Mathias Bamert
Rapsódia Americana, op. 47
Interpretação da Orquestra Filarmónica da BBC e direção de Mathias Bamert