A Antena 2 online apresenta, a partir de 25 de Março, a série de 20 performances, Intersections, um projeto comunitário de Compositores e Improvisadores, da iniciativa de Javier Subatin.Composers and Improvisers Community Project
| Intersections |
Performances de Janeiro
#15 Violeta García & Juan Calvi | #16 Song Yi Jeon & Daniel SousaIntersections #15 | Violeta García & Juan Calvi
É uma performer em muitas formas de arte, incluindo improvisação livre, repertório experimental contemporâneo e transmídia em violoncelo e eletrónico e colaborações com dançarinos e outros artistas. Depois de anos estudando música erudita e popular no violoncelo e, posteriormente, composição e improvisação contemporânea, Violeta percebeu que a sua própria voz musical precisava de emergir fora de géneros específicos. atualmente, anseia por improvisar, compor e criar novos sons experimentais com técnicas espandidas, preparando instrumentos e trabalhando com combinações tonais dinâmicas, rítmicas e originais nas suas intensas performances. Agora, o seu principal interesse é abrir novos espaços sonoros que convidem o público a uma viagem interior.
Intersections #16 | Song Yi Jeon & Daniel Sousa
Estudou composição clássica na Universidade de Música e Belas Artes de Graz, Áustria e Jazz na Universidade de Música de Basel, Suíça, e no Berklee College of Music em Boston, EUA, onde desenvolveu a sua sonoridade própria. Através da sua formação em composição clássica, usa a sua compreensão da estrutura harmónica para criar improvisações incomparáveis.
A música de Song Yi é fortemente influenciada pelo jazz instrumental, e as suas composições sofisticadas têm uma direção musical clara com o seu som característico ‘leste encontra oeste’.
Em 2013, como a bolseira inaugural do Quincy Jones CJ&E, estudou no Berklee College of Music, onde também foi premiada com o Billboard Endowed Award. Teve como professores, incluindo artistas importantes, Lisa Thorson, Guillermo Klein, Jorge Rossy, Wolfgang Muthspiel, Tiger Okoshi e George Garzone, entre outros.
Song Yi teve a sua estreia no Blue Note em Nova York, com o seu agrupamento, Song Yi Jeon Quintet, com grande aclamação. O seu quinteto também tocou em muitos clubes / festivais, incluindo Jazz Gallery, Falcoln, Bitter End, Drom, Institute of Contemporary Art (ICA) Boston, Isabella Steward Garden, Regattabar Courtyard Boston, Basel Clubfestival, Off Beat Jazzfestival Basel, Langnau Festival de Jazz e o Next Generation Jazz Festival Monterey.
Depois de se mudar para a Suíça, ela participou de um programa de artistas emergentes FOCUSYEAR no Basel Jazzcampus, apresentando-se com Ambrose Akinmusire, Django Bates, John Hollenbeck, Julian Lage, Billy Childs, Guillermo Klein, Wolfgang Muthspiel e muitos outros.
Aos 11 anos foi para o Conservatório de Música do Porto onde estudou abordagem clássica e jazz à música, e em 2018 terminou a licenciatura em saxofone – jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Teve a oportunidade de fazer parte do ERASMUS+ no Conservatorium van Amsterdam.
Atualmente está tentando desenvolver a sua própria linguagem através de conexões interculturais, explorando as diferentes direções da música.
Alguns projetos: Javier Subatin Trance Trio e Orquestra de Jazz do Porto.
Intersections
#1 Killick Hinds & Mané Fernandes | #2 Federico Calcagno & Zé Almeida#3 Ramiro Flores & Luís Figueiredo | #4 Francesca Remigi & Teis Semey#5 Samuel Gapp & Max Diller | #6 Camila Nebbia & Mirco Ballabene e Axel Filip Duo
#7 Tal Arditi & Óscar Graça | #8 Justin Raym & Javier Subatin
#9 Nabou Claerhout & Diogo Alexandre | #10 Andres Marino & Matthew Golombisky
#11 Daniel Martinho & Yumi Ito | #12 Heikki Ruokangas & Marta Sánchez
#13 João Mortágua & Iago Fernández | #14 Sumire Kuribayashi & André Carvalho
Considerando os problemas crescentes que os músicos enfrentam para encontrar formas de gerar rendimentos regulares devido à pandemia COVID-19, este é o momento certo para entrar em ação e concretizar esta ideia: criar uma comunidade onde músicos de diferentes partes do globo trabalham juntos com o objetivo de oferecer um fluxo constante de conteúdo de alta qualidade e exclusivo numa plataforma única e dividir os recursos arrecadados em partes iguais – que só são possíveis de reunir com o apoio dos amantes da música.
Com esta iniciativa, os músicos envolvidos obtêm:
– uma base de fãs sólida e global, composta por amantes do jazz e da música improvisada de todas as partes do mundo.
– uma receita regular gerada pela contribuição mensal dos fãs em troca de uma quantidade considerável de conteúdos exclusivos, como trabalhos diários inéditos e improvisações, vídeos com áudio de alta qualidade, gravações colaborativas, downloads de áudio exclusivos e muito mais!
– visibilidade, considerando que os músicos com mais visibilidade vão ainda aumentá-la com os outros músicos e, ao mesmo tempo, vão ajudar outros a alcançarem maior exposição pública.
Por outro lado, os assinantes são parte ativa da comunidade de apoio ao trabalho dos artistas e têm acesso a conteúdos exclusivos:
● Vídeos diários com áudio de alta qualidade.
● Gravações produzidas especificamente para a comunidade e com a colaboração dos músicos que dela fazem parte. Isso estimulará interações entre músicos o que poderia não acontecer noutras circunstâncias.
● Downloads exclusivos de faixas e álbuns.
● E muito mais que surgirá com o crescimento da comunidade! (estamos planeando apresentações e masterclasses online ao vivo, lançamentos de CD e muito mais).
Finalmente, espero que músicos e fãs se juntem a esta comunidade e participem do projeto.
Javier Subatin
fundador e diretor artístico