Transmitido ao vivo da prestigiada sala de concertos Musikverein, em Viena, o Concerto do Ano Novo é uma das emissões com maior audiência em vários países, dos 90 que o transmitem, alcançando mais de 20 milhões de espectadores só na Europa. Em cada ano, a orquestra apresenta um programa musical diferente, com obras do vasto repertório da família Johann Strauss e seus contemporâneos sob a batuta dos maestros mais prestigiados do mundo.
1 Janeiro | 10h15
Grande Auditório do
Direção de Riccardo Muti
Programa
Franz von Suppé – Marcha da opereta Fatinitza
Johann Strauss – Valsa Schallwellen, Op. 148
– Polca Niko, Op. 228
Josef Strauss – Polca rápida Ohne Sorgen!, Op. 271
Carl Zeller – Valsa Grubenlichter
Carl Millöcker – Galope In Saus und Braus
Franz von Suppé – Abertura da opereta Poeta e Aldeão
Karel Komzák (filho) – Valsa Bad’ner Mad’ln, Op. 257
Josef Strauss – Polca Margherita, Op. 244
Johann Strauss (pai) – Galope veneziano, Op. 74
Johann Strauss – Valsa Vozes da Primavera, Op. 410
– Polca francesa Na floresta de Krapfen, Op. 336
– Quadrilha Neue Melodien, Op. 254 (segundo temas de óperas italianas)
– Valsa do Imperador, Op. 437
– Polca rápida Stürmisch in Lieb und Tanz (Tempestuoso no amor e dança), Op. 393
– Polca furioso, Op. 260
– Valsa Danúbio Azul, Op. 314
Johann
Strauss (pai) –
Marcha Radetzky, Op. 228
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Rafael Costa
Produção: Susana Valente
Ao longo de sua extraordinária carreira,
Riccardo Muti regeu as orquestras mais importantes do mundo: da Filarmónica de Berlim à Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera, da Filarmónica de Nova York à Orquestra Nacional de França, bem como a Filarmónica de Viena, uma orquestra à qual está ligado por laços particularmente estreitos e importantes, e com a qual se apresentou em Viena, Salzburgo e ao redor do mundo desde 1971.
Em setembro de 2010, Riccardo Muti tornou-se Diretor Musical da Orquestra Sinfónica de Chicago e no mesmo ano foi nomeado Músico do Ano pela Musical America.
O Concerto de Ano Novo da Filarmónica de Viena de 2021 acontece no 1º dia de janeiro de 2021, sob a batuta de Riccardo Muti no Golden Hall do Musikverein em Viena.
Após 1993, 1997, 2000, 2004 e 2018, o concerto deste ano marca a 6ª vez que Riccardo Muti, numa colaboração que se estende por quase 50 anos, dirige a Filarmónica de Viena neste prestigiado evento.
Desde há décadas que, anualmente, a Orquestra Filarmónica de Viena se apresenta no Ano Novo com um programa dedicado ao vasto repertório da família Strauss e seus contemporâneos.
O Concerto de Ano Novo de 2021 é transmitido para mais de 90 países, com uma audiência de cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
Devido à situação atual na Áustria e às regulamentações governamentais para a contenção da pandemia COVID-19, foi decidido que nenhuma audiência é permitida no Musikverein a 1 de janeiro de 2021. A Filarmónica de Viena é portanto, forçada a apresentar o Concerto de Ano Novo sem audiência ao vivo.
Projeto Live Applause da ORF
Respondendo à impossibilidade de receber uma audiência ao vivo no Musikverein neste concerto, a emissora anfitriã ORF planeia uma solução inovadora para trazer aplausos genuínos e ao vivo da audiência de TV em todo o mundo para a sala de concertos.
Os espetadores podem registrar-se em
http://mynewyearsconcert.com de modo a participarem no concerto. Além de poder contribuir para o aplauso global ao vivo aos músicos da Filarmónica de Viena durante o concerto, podem enviar uma
selfie que pode ser apresentada na transmissão ao vivo ao mesmo tempo que os telespectadores são recebidos virtualmente no Musikverein neste inovador evento.