24 e 25 dezembro | 21h00
Grande Auditório
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Susana Valente
Gravação pela Radiotelevisão Suíça
no Victoria Hall, em Genebra,
a 3 de dezembro de 2023
Händel | Oratória Messias
Gwendoline Blondeel, soprano
Alex Potter, contratenor
Thomas Hobbs, tenor
Agrupamento Gli Angeli Genève
Direção, e voz baixo, de Stephan MacLeod
Programa
Georg Friedrich Händel (1685-1759) – Oratória Messias
Oratória para solistas, coro e orquestra em 3 partes, HWV 56,
sobre um libreto de Charles Jennens a partir de textos bíblicos
[ 24 dez. ] 1ª parte
[ 25 dez. ] 2ª e 3ª partes
O Messias de Händel é por um bom motivo uma das obras mais belas e famosas da música ocidental, e uma das mais tocadas e cantadas. Gli Angeli Genève interpreta-o no Victoria Hall com uma maravilhosa formação de solistas vocais liderados por Gwendoline Blondeel.
Há sempre uma sensação de fascínio, imaginando como uma tal sucessão de peças brilhantes e um libreto composto de passagens bíblicas tão díspares das primeiras traduções inglesas da Bíblia se podem reunir para formar um todo tão perfeito e intangível. Pode ser tentador reduzir a obra ao Aleluia mais conhecido da história ou a algumas das árias e coros mais cantados do mundo, mas é na qualidade excecional da sua estrutura, na inteligência com que Jenkins e Händel conseguem recontar toda a vida de Cristo em apenas 140 minutos e na síntese resultante de um ano litúrgico inteiro de louvor e hinos religiosos, que reside o segredo do sucesso eterno da Oratória das oratórias.
Ouvir também na página da RTS, aqui.
Vivendo em Londres desde 1712, Händel inicialmente fez carreira como compositor de óperas em italiano. O interesse do público londrino por essas produções líricas, no entanto, foi diminuindo com o passar dos anos, levando o compositor começar a usar os seus talentos dramáticos no género oratório, mais acessível à classe média.
Composto em 1741, no espaço de 24 dias, Messias estreou no ano seguinte em Dublin. Desde meados do século 18, esta obra teve um sucesso crescente, rapidamente cruzando as fronteiras britânicas.
Para saber mais sobre esta Oratória, clicar aqui.