2 Dezembro | 19h00
Júlio Guerreiro, guitarra
Programa
Eli Camargo Jr. – Texturas (2007) para guitarra *
Textura das cores sombrias
Textura dos fragmentos, Serena
António de Sousa Dias – Ondas/ Distâncias (2019) para guitarra e electrónica *
Ângela da Ponte – Música para um ateliê (2019) para guitarra *
Filipe Pires – Figurations VII (1986) para guitarra
Ângela Lopes – nova obra [encomenda Miso Music Portugal] ^
* Obra dedicada ao intérprete
^ Estreia absoluta
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Cristina do Carmo
Júlio Guerreiro | Natural de Lisboa, obteve em 2001, sob a orientação de Piñero Nagy a Licenciatura em Guitarra da Escola Superior de Música de Lisboa onde integrou também a classe de música de câmara de Olga Prats, terminando ambas as disciplinas com elevada classificação. De 2002 a 2004, como bolseiro do Centro Nacional de Cultura realizou o curso de Pós-Graduação em Interpretação Musical da Escuela Luthier de Artes Musicales, em Barcelona, onde estudou com Ricardo Gallén. Participou em masterclasses com diversos professores entre os quais António Jorge Gonçalves, David Russell, Joaquín Clerch e Alberto Ponce.
Toca frequentemente integrado em grupos de câmara destacando o duo com o soprano Elsa Cortez, bem como a solo, tendo maior relevo os recitais dos festivais: Internacional de Música da Costa do Estoril, VI Festival Internacional de Guitarra de Aveiro e Festival Internacional de Guitarra de Barcelona no 1º concerto dedicado à nova geração de intérpretes.
Em 1999 obteve o 1ºPrémio (Ex aequo) no I Concurso Internacional de Guitarra de Sernancelhe. Em 2000 foi premiado com o 1º Prémio (Ex aequo) e com o Prémio Cultura “Carla Minen” no XXIX Concorso Internazionale di Chitarra “Fernando Sor”, Roma.
Em 2001 e 2002, participou em duo com a flautista Lídia Serejo em vários recitais comentados pelo compositor e Maestro António Vitorino d’Almeida destacando um concerto inteiramente dedicado à sua obra de música de câmara no Musikverein de Viena de Áustria e a gravação das suas obras para ensemble. Em 2003 realizou com os solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras vários concertos com repertório para guitarra e quarteto de cordas. Realizou como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras dirigida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo concertos integrados na programação cultural da cidade de Aveiro e nas Semanas de Música do Estoril.
Integrado na Orchestrutópica foi dirigido pelos Maestros Odaline de la Martinez, Cesário Costa e Jean-Sebastien Béreau. Em 2005 foi galardoado com o 2º Prémio no I Encuentro de Guitarra “Norba Caesarina” em Cáceres, Espanha. A convite do Maestro Alberto Lysy integrou o grupo de Solistas da Camerata Lysy Gstaad tendo realizado concertos no Festival Açoreano MúsicAntlântica, XXX Festival Internacional de Música da Costa do Estoril e na Internacional Menuhin Academy for Young Soloists em Blonay, Suíça.
Integrando o Remix Ensemble (Casa da Música) em várias ocasiões, trabalhou diretamente com compositores como James Dillon, Helmut Lachenmann e Jonathan Harvey tendo sido dirigido por Peter Rundel e Rolf Gupta. Ainda em 2007 interpretou a 7ª Sinfonia de Mahler integrado na Orquestra do Teatro Mariinsky de S.Petersburgo sob direcção de Valery Gergiev.
Realizou várias gravações para a Antena 2 e RTP Internacional.
Leciona na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2