Gravação Antena 2 / RTP
Maat Saxophone Quartet
Catarina Gomes, saxofone alto
Pedro Silva, saxofone tenor
Mafalda Oliveira, saxofone barítono
ProgramaGabriel Pierné – Introduction et variations sur une ronde populaire*
Maat Saxophone Quartet é um quarteto de saxofones 100% português.
Vencedores do mais prestigiado concurso de música clássica em Portugal “Prémio Jovens Músicos” (2018), este ensemble fundado e sediado em Amesterdão, na Holanda, junta quatro músicos portugueses.
Com uma grande atividade, o Maat Saxophone Quartet já se estabeleceu como um dos principais jovens grupos de música de câmara tanto em Portugal como na Holanda, apresentando-se em salas como Het Concertgebouw Amsterdam, TivoliVredenvurg Utrecht, Muziekgebouw Eindhoven, Casa da Música no Porto e Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.
São vencedores e finalistas de vários prémios nacionais e internacionais, destacando-se Storioni International Competition, Grachtenfestival Competition, Willem-Twee Concertzaal Competition e Concurso Nacional de Música de Câmara de Vila Verde.
Têm uma grande atividade com jovens compositores, destacando-se Nuno Lobo, Ramin Amin-Tafreshi, Adam Lukawski, encomendando novas obras e promovendo o desenvolvimento de repertório para quartetos de saxofone.
Em 2018 são selecionados para o programa “RaboNEXTStage”, numa parceria entre o TivoliVredenburg Utrecht e o banco RABO.
Em 2020 irão lançar o seu primeiro CD Ciudades pela editora 7 Mountains.
Porquê Maat?
Maat tem um duplo significado. Para além de ser um icónico edifício e museu em Lisboa, significa em holandês companheirismo. Desta relação entre os dois países nasce o Maat Saxophone Quartet, e no final trata-se sempre de uma boa história para contar.