Ciclo de Música MIMA
Música escrita por mulheres, tocada por todos
7 janeiro | 19h00
Auditório Carlos Paredes
Benfica, Lisboa
Nazaré da Silva & João Paulo Esteves da Silva
Recital voz e piano
Nazaré da Silva, voz
João Paulo Esteves da Silva, piano
Programa
Nazaré da Silva / João Paulo Esteves da Silva – Na prisão das laranjas
João Paulo Esteves da Silva / Nazaré da Silva – Tristo
Joni Mitchel – Both sides now
Charlotte Mew – On the road to the Sea (Na estrada para o mar)
João Paulo Esteves da Silva / Charlotte Mew – A quoi bon dire
Fanny Mendelssohn – Melodia nº 2 para piano, opus 4
João Paulo Esteves da Silva / Nazaré da Silva – Momentâneo nº 1
Kate Bush – The man with the child in his eyes
Nazaré da Silva – Canção sem jardim
Nazaré da Silva e João Paulo Esteves da Silva apresentam um recital de voz e piano, dedicado, fundamentalmente, a autoras e/ou poetisas: as obras apresentadas vão de Fanny Mendelssohn à própria Nazaré da Silva, passando por Charlotte Mew, Joni Mitchel, Kate Bush, entre outras.
Segue a regra de, em todas as canções, haver sempre uma mulher compositora ou letrista.
Concerto com comentários por Paula Castelar
Transmissão direta
Apresentação: Paula Castelar
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Nazaré da Silva | Nasceu em 1997, em Lisboa. Filha de pais músicos, o universo artístico esteve presente desde cedo na sua vida. Cresceu fascinada pela música e pelo teatro. Mais tarde, durante a adolescência, surgiu o interesse pela dança, tendo tido aulas de ballet e dança contemporânea durante dois anos.
Em 2014 ingressou no curso regular da Escola de Jazz Luiz Villas Boas/Hot Clube de Portugal, onde estudou jazz vocal até 2017, ano em que ingressou na licenciatura em jazz da Escola Superior de Música de Lisboa, que conclui em 2021.
Durante a licenciatura teve aulas com Maria João, Afonso Pais, Luís Tinoco e Gonçalo Marques, entre outros.
Paralelamente, tem tido aulas particulares de voz com a cantora Rita Maria.
Enquanto cantora, gravou o disco Crime com João Paulo Esteves da Silva e Samuel Dias, Vago Pressentimento Azul por Cima, disco de canções de João Paulo Esteves da Silva para poemas de Ana Paula Inácio, O que Já Importa, disco do guitarrista Afonso Pais, Lumina, disco de Pedro Melo Alves Omniae Large Ensemble, Roda da Estações, de Maria Ceia, coma arranjos de Luís Cunha, o EP Biloba, da banda Biloba, liderada por Francisco Nogueira, e Gingko, o primeiro disco de Nazaré da Silva quinteto, com João Almeida, Bernardo Tinoco, Zé Almeida e Samuel Dias.
Para além disso, tem feito trabalhos enquanto letrista, para o disco da Big Band Júnior, para um tema do contrabaixista Carlos Bica, entre outras colaborações.
Em dezembro de 2021, recebeu o prémio RTP/Festa do Jazz, na categoria de músico revelação.
Neste momento, é também professora de voz na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, EMARTE e JAM.
João Paulo Esteves da Silva | Compositor-pianista e poeta nascido em Lisboa, em 1961, tem-se desdobrado pelos mais variados quadrantes: embora primariamente associado ao jazz e a outras formas de música criativa improvisada, tem também desempenhado um papel de relevo na música popular portuguesa e foi ainda concertista numa fase inicial da sua carreira.
Ao longo dos anos, tem colaborado com muitos dos principais músicos criativos e cantautores portugueses (de Carlos Bica, Mário Laginha ou Ricardo Rocha a Sérgio Godinho ou Vitorino) e desenvolvido também várias colaborações internacionais frutíferas (Peter Epstein, Dennis González, Samuel Rohrer, Claudio Puntin ou Julian Argüelles). Atualmente, apresenta-se sobretudo a solo, em duo (com Ricardo Toscano, Ricardo Ribeiro ou Nazaré da Silva), trio (João Paulo Esteves da Silva Trio e No Project), quarteto ou ao lado de big bands (como a Orquestra Jazz de Matosinhos).
Reside em Lisboa, onde também ensina (na ESML). Além da música, publica regularmente livros de poesia e é muito solicitado enquanto tradutor de teatro (de várias línguas).
O Ciclo de Música MIMA (Museu Internacional da Mulher, Associação), estreou na Antena 2, a 2 de Janeiro de 2024.
O Ciclo MIMA acontece todas as primeiras terças-feiras de cada mês do primeiro semestre de 2024, sempre com música assinada no feminino.
O Ciclo MIMA é uma parceria entre o MIMA, o Teatro Turim, a Junta de Freguesia de Benfica e a Antena 2.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2