7 Maio | 21h00
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Alexandra Louro de Almeida / Cristina do Carmo / Zulmira Holstein
no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
a 9 de Agosto de 2018
na Semana Internacional de Piano de Óbidos – SIPO 2018
a 9 de Agosto de 2018
na Semana Internacional de Piano de Óbidos – SIPO 2018
Olga Prats
Recital comemorativo dos 60 anos de carreira musical da pianista
Programa
Alexandre Rey Colaço – Fado nº 1
Astor Piazzolla – Outono
Alexandre Rey Colaço – Fado Menir
Astor Piazzolla – Inverno
Alexandre Rey Colaço – Fado “Pintassilgo”
Astor Piazzolla – Primavera
Alexandre Rey Colaço – Fado Corrido
Astor Piazzolla – Verão
Astor Piazzolla – Mumuki
Alexandre Rey Colaço – Fado Hilário
João Abreu e Motta – Olhos Negros
Astor Piazzolla – Chris-Tallina
Alexandre Rey Colaço – Fado nº 8
Astor Piazzolla – Zum
Alexandre Rey Colaço – Fado nº 7 (Picadinho)
Astor Piazzolla – La muerte Del Anje
Astor Piazzolla – Outono
Alexandre Rey Colaço – Fado Menir
Astor Piazzolla – Inverno
Alexandre Rey Colaço – Fado “Pintassilgo”
Astor Piazzolla – Primavera
Alexandre Rey Colaço – Fado Corrido
Astor Piazzolla – Verão
Astor Piazzolla – Mumuki
Alexandre Rey Colaço – Fado Hilário
João Abreu e Motta – Olhos Negros
Astor Piazzolla – Chris-Tallina
Alexandre Rey Colaço – Fado nº 8
Astor Piazzolla – Zum
Alexandre Rey Colaço – Fado nº 7 (Picadinho)
Astor Piazzolla – La muerte Del Anje
Olga Prats | Iniciou a sua formação aos cinco anos de idade com a sua mãe e o professor e pedagogo João Maria Abreu e Motta, a título particular, tendo realizado o seu primeiro recital no Teatro Municipal de São Luís, aos quatorze anos (em 1952). Com dezanove anos concluiu o Curso de Piano no Conservatório Nacional. Frequentou cursos de aperfeiçoamento em Colónia na Escola Superior de Música durante dois anos, nos quais teve como professores Gaspar Cassadó e Karl Pillney e como bolseira pelo governo alemão em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, em 1959, em Friburgo, sendo seus professores Carl Seeman e Sándor Végh. Durante os seus estudos na Alemanha ganhou o prémio para melhor estudante estrangeira em 1958. Quando regressou a Portugal, em 1960, continuou a sua formação musical com Helena Moreira de Sá e Costa, tendo ganho em 1965 ainda como sua aluna, o Prémio Luís Costa atribuido à melhor intérprete de música espanhola.
Foi convidada para ser professora de piano nas classes de música de câmara de Paul Tortelier, Ludwig Streicher e Karen Georgian. Tocou com inúmeras Orquestras, de entre muitas outras destacam-se: Orquestra de Câmara do Festival de Pommersfelden; Orquestra Gulbenkian; Orquestra Sinfónica de Buenos Aires; Orquestra do Porto; Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional. Deu especial relevo para a produção contemporânea desde a música de compositores portugueses de música de salão dos séculos XIX e à de Fernando Lopes Graça (este já do século XX) até à música de Astor Piazzola, tendo sido a primeira em Portugal a interpretá-la e a gravá-la.
Foi membro fundador de vários grupos: Duo de piano e violeta, com Ana Bela Chaves (1969); Grupo de Câmara do Festival do Estoril; Opus Ensemble (1980); Colecviva – Grupo Experimental de Teatro Musical Contemporâneo (1975).
Para além da docência, da gravação e das atuações ao vivo que efetua com o grupo Opus Ensemble prossegue uma intensa atividade como jurada em concursos de interpretação nacionais e internacionais, entre outros: Concurso de Música de Câmara da Rádio da Baviera; Concurso Internacional de Piano Viana da Motta; Prémio Jovens Músicos.
A 6 de Junho de 2008 foi feita Comendadora da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.
Foi convidada para ser professora de piano nas classes de música de câmara de Paul Tortelier, Ludwig Streicher e Karen Georgian. Tocou com inúmeras Orquestras, de entre muitas outras destacam-se: Orquestra de Câmara do Festival de Pommersfelden; Orquestra Gulbenkian; Orquestra Sinfónica de Buenos Aires; Orquestra do Porto; Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional. Deu especial relevo para a produção contemporânea desde a música de compositores portugueses de música de salão dos séculos XIX e à de Fernando Lopes Graça (este já do século XX) até à música de Astor Piazzola, tendo sido a primeira em Portugal a interpretá-la e a gravá-la.
Foi membro fundador de vários grupos: Duo de piano e violeta, com Ana Bela Chaves (1969); Grupo de Câmara do Festival do Estoril; Opus Ensemble (1980); Colecviva – Grupo Experimental de Teatro Musical Contemporâneo (1975).
Para além da docência, da gravação e das atuações ao vivo que efetua com o grupo Opus Ensemble prossegue uma intensa atividade como jurada em concursos de interpretação nacionais e internacionais, entre outros: Concurso de Música de Câmara da Rádio da Baviera; Concurso Internacional de Piano Viana da Motta; Prémio Jovens Músicos.
A 6 de Junho de 2008 foi feita Comendadora da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2
(no CCB, em Abril de 2018)