30 Maio | 21h00
Pierre Hantaï, Cravo
Música Ibérica para tecla | Séculos XVI a XVIII
Antonio de Cabezón (1510-1566) – Tiento de primer tono
– Diferencias sobre la pavana italiana
– Tres versillos de secundo tono
– Tiento de primer tono
– Glosa sobre el motete “Ave Maria” de Josquin Desprez
– Diferencias sobre la gallarda milanesa
– Glosa sobre “Je fille quant Dieu me donne de quoi” de Adriaen Willaert
Pedro de Araújo (fl. 1662-1675) – Fantasia de primer tono
Antonio de Cabezón (1510-1566) – Tres versillos de sexto tono
– Diferencias sobre “Las vacas”
Juan Bautista Cabanilles (1644-1712) – Passacalles de primer tono
Anónimo – Españoleta
Carlos Seixas (1704-1742) – Sonata nº 71, em Lá menor
– Sonata nº 28, em Ré menor
Domenico Scarlatti (1685-1757) – Sonata em Sol menor, K. 8
Carlos Seixas (1704-1742) – Sonata nº 55, em Sol menor (Minuet)
Domenico Scarlatti (1685-1757) – Fuga em Dó menor, K. 58
Carlos Seixas (1704-1742) – Sonata nº 43, em Fá maior (Minuet)
Domenico Scarlatti (1685-1757) – Sonata em Fá maior, K. 151
– Sonata em Si bemol maior, K. 249
O cravista francês Pierre Hantaï começou por alcançar reconhecimento através das suas interpretações das Variações Goldberg, de J. S. Bach, compositor por quem desenvolveu uma irresistível fixação desde a infância. Mais tarde, juntou a essa especialização um interesse particular pelas peças de Domenico Scarlatti. Acerca dos seus quatro álbuns dedicados ao compositor italiano – que aqui estabelece a ponte para um reportório de foco ibérico – a Gramophone afirmou tratar-se do “resultado sublime de mestria artística empenhada na missão de comunicar o génio sempre encantador de Scarlatti”.
Pierre Hantaï nasceu em Paris em 1964 e iniciou a sua formação musical aos onze anos de idade. Começou a tocar cravo como autodidata, apaixonando-se pela música de Johann Sebastian Bach. Estudou com o americano Arthur Haas e posteriormente com Gustav Leonhadt, mestre que o convidaria a tocar sob a sua direcção. Cedo começou a dar concertos e recitais, a solo ou com os seus dois irmãos Marc e Jérôme. Nos anos seguintes, colaborou com várias figuras de destaque da música antiga como Philippe Herreweghe, os irmãos Kuijken, François Fernandez, Marc Minkowski ou Philippe Pierlot.
Na rica discografia de Pierre Hantaï destacam-se as suas gravações para a editora Mirare, nomeadamente: as Variações Goldberg, o 1º Livro de O Cravo bem Temperado de Bach, dois volumes de sonatas de Scarlatti, um recital dedicado a François Couperin e um programa de suites orquestrais de Bach, com o Concert Français.