Teatro Sem Fios
5 Novembro | 19h00
Gravado no Auditório 2 do
Intérpretes
EMÍLIA Há uma altura da vida em que os mortos estão mais presentes do que os vivos. E isso é bonito.
Claudio Tolcachir, Emília.
Estamos mesmo alheados daquilo de que os outros precisam?
Claudio Tolcachir | Ator, dramaturgo e encenador argentino. Fundador da Companhia e Escola Timbre 4, apresenta regularmente os seus espectáculos na sua sala em Buenos Aires e no estrangeiro. A estreia de A Omissão da Família Coleman, em 2005, colocou-o no mapa nacional e internacional como autor e encenador. A peça, surje a partir do trabalho com os actores da sua companhia durante longas improvisações. Em 2011, nos Prémios Konex, é considerado um dos 5 melhores encenadores da década na Argentina. Em 2012, foi reconhecido, pela Legislatura de Buenos Aires, como Personalidade Destacada da Cultura. Os Artistas Unidos lêem, em 2017, A Omissão da Família Coleman, integrada no ciclo A Voz do Teatro Latino-Americano, mais tarde gravada para o programa Teatro Sem Fios da Antena 2. Em 2018, apresentam O VENTO NUM VIOLINO, no Teatro da Politécnica.
Jorge Silva Melo sobre Emília
Andreia Bento tem a licenciatura da ESTC. Realizou o estágio profissional-curricular nas produções dos Artistas Unidos. Como atriz trabalhou no Pogo Teatro, Teatro Infantil de Lisboa, Teatro da Malaposta com Ana Nave, Teatro Aberto com José Wallenstein e na curta-metragem A Rapariga no Espelho de Pedro Fortes. Autora dos textos para o programa de Cowboy Mouth de Sam Shepard, com encenação de Francisco Salgado. Colabora com os AU desde 2001, trabalhando como assistente de encenação, directora de projecto, actriz e encenadora. É sócia dos AU desde 2006. Recentemente nos Artistas Unidos: Os Acontecimentos de David Greig (2015), O Novo Dancing Eléctrico (2016), A Estupidez (2017) e O Vento Num Violino de Claudio Tolcachir (2018).
Isabel Muñoz Cardoso trabalhou com Luís Varela, José Peixoto, José Carlos Faria, José Mora Ramos, Diogo Dória, Jean Jourdheuil, Solveig Nordlund. Nos Artistas Unidos participou em inúmeros espectáculos a partir de António, Um Rapaz de Lisboa de Jorge Silva Melo (1995) tendo interpretado recentemente Jardim Zoológico de Vidro de Tennessee Williams, O Novo Dancing Electrico de Enda Walsh (2016) e A Noite da Iguana de Tennessee Williams (2017), A Vertigem dos Animais Antes do Abate de Dimítris Dimitriádis (2017) e O Teatro da Amante Inglesa de Marguerite Duras (2018).
Isabel Muñoz Cardoso sobre Emília
João Estima é formado na ACE (2011) e licenciado pela ESTC. Em 2013 produziu e interpretou O Inventor de Ideias, com texto e enc de Ricardo Alves. Trabalhou com António Capelo, António Júlio, Joana Providência, João Paulo Costa, Maria do Céu Ribeiro, Victor Hugo Pontes, André Guedes, Esperanza Lopez e Oskar Goméz-Mata. Nos Artistas Unidos participou em Doce Pássaro da Juventude, de Tennessee Williams (2015), O Grande Dia da Batalha variações sobre o Albergue Nocturno de Máximo Gorki, de Jorge Silva Melo (2017).
João Estima sobre Emília