Guimarães Jazz
A partir de 9 de novembro, a cidade de Guimarães é, pela 32ª vez, contaminada pela vibração jazzística de um festival que celebra, com versatilidade e pluralidade, esta música, numa edição com atenção particular à cena nova-iorquina do jazz atual e às expressões de tendência experimental, destacando-se uma significativa presença de músicos europeus.
Programação
9 novembro | 21h30
Vanguard Jazz Orchestra
Dick Oatts, direção musical, saxofone alto
Thad Jones 100
A Vanguard Jazz Orchestra é composta por músicos altamente competentes e prestigiados da cena jazzística nova-iorquina, entre eles Dick Oatts.
Neste concerto, a Vanguard Jazz Orchestra celebra o centenário de Thad Jones, trompetista, fundador e compositor residente durante a primeira década de atividade deste ensemble, e membro de uma das famílias mais distintas do jazz, cuja obra é hoje parte integrante e fundamental do legado jazzístico norte-americano do século XX.
+ info
10 novembro | 21h30
Aaron Parks Quartet
Aaron Parks, piano
Ben Solomon, saxofone tenor
Kanoa Mendenhall, contrabaixo
RJ Miller, bateria
Figura bem conhecida do Guimarães Jazz, Aaron Parks tem revelado ao longo dos últimos anos uma maturidade musical que justifica a sua apresentação no palco do festival com um projeto do qual é ele próprio o líder, neste caso um quarteto composto de um grupo de instrumentistas emergentes da cena jazzística nova-iorquina da segunda década do século XXI.
+ info
11 novembro | 15h00
Pedro Molina Quartet
Miguel Meirinhos, piano
Filipe Dias, guitarra
Gonçalo Ribeiro, bateria
Pedro Molina, contrabaixo e composições
Projeto Centro de Estudos de Jazz – Universidade Aveiro / Guimarães Jazz
Ensemble distinguido no âmbito do concurso de jazz promovido pelo Centro de Estudos de Jazz da Universidade de Aveiro e selecionado para atuar no Guimarães Jazz 2023.
+ info
11 novembro | 18h00
Maya Homburger, Agustí Fernández, Barry Guy Trio
Maya Homburger, viola
Agustí Fernández, piano
Barry Guy, contrabaixo
A proposta mais extemporânea em relação à tradição clássica do jazz do programa deste ano. Esta formação reflete uma das melhores versões possíveis que a contemporaneidade pode oferecer da confluência harmoniosa e altamente criativa dos universos do jazz e da música clássica, da composição e da improvisação.
+ info
11 novembro | 21h30
Michael Formanek Septet “New Digs”
Michael Formanek, contrabaixo
Alexander Hawkins, orgão
Chet Doxas, saxofone tenor e clarinete
John O’Gallagher, saxofone alto
Mary Halvorson, guitarra
Tomas Fujiwara, bateria
João Almeida, trompete
Uma formação criada especificamente para o festival, com um grupo eclético de instrumentistas oriundos dos dois lados do Atlântico e altamente inventivos do ponto de vista idiomático, os quais têm em comum a relação de cumplicidade criativa com Michael Formanek e uma propensão para a experimentação musical.
+ info
12 novembro | 17h00
Projeto Orquestra de Jazz da ESMAE / Guimarães Jazz
Dirigido por Landline Plus One
Projeto de colaboração entre os alunos e membros da orquestra da ESMAE com músicos experientes e detentores de um trabalho relevante no campo jazzístico. Em 2023 este projeto é assumido pelo ensemble de composição coletiva, improvisação e colaboração interdisciplinar Landline Plus One, formado pelo pianista Jacob Sacks, pelo saxofonista Chet Doxas, pelo contrabaixista Zach Lober, pelo baterista Vinnie Sperrazza e ainda pela trompetista Suzan Veneman.
+ info
12 novembro | 21h30
[Soma]
José Soares, sopros e composições
José Diogo Martins, piano
Omer Govreen, contrabaixo
João Lopes Pereira, bateria
Várvra Tazelaar, artista visual
Projeto Porta-Jazz / Guimarães Jazz
+ info
16 novembro | 21h30
Projeto Orquestra de Guimarães / Guimarães Jazz com Mário Costa
featuring Cuong Vu, Jozef Dumoulin, Bruno Chevillon
A Orquestra de Guimarães acompanha o quarteto de Mário Costa, um baterista e compositor que tem protagonizado um percurso musical consistente e de invulgar projeção quando falamos de músicos portugueses no circuito jazzístico europeu, e que neste concerto é acompanhado por três notáveis instrumentistas: o contrabaixista Bruno Chevillon, o trompetista Cuong Vu e o teclista Jozef Dumoulin. A direção e os arranjos serão da responsabilidade de Carlos Azevedo, um músico com créditos firmados no panorama do jazz e da música erudita portuguesa.
+ info
17 novembro | 21h30
Buster Williams & Something More
Buster Williams, contrabaixo
Steve Wilson, saxofones
Tommaso Perazzo, piano
Marcello Cardillo, bateria
Com um percurso artístico tão longo e multifacetado, ao lado de muitos dos músicos lendários, Buster Williams apresenta-se com a segunda reencarnação do projeto Something More, protagonizada por um trio notável de músicos: dois jovens e extremamente talentosos instrumentistas italianos com uma presença proeminente na música global da atualidade, o pianista Tommaso Perazzo e o baterista Marcelo Cardillo, e também o já veterano saxofonista Steve Wilson.
+ info
18 novembro | 15h00
Elliott Sharp
Projeto Sonoscopia / Guimarães Jazz
Uma performance a solo daquele que é uma das figuras maiores em atividade da música de tendência exploratória do século XXI.
+ info
18 novembro |18h00
Landline Plus One
Jacob Sacks, piano
Chet Doxas, saxofone
Vinnie Sperrazza, bateria
Zack Lober, contrabaixo
Suzan Veneman, trompete
Ensemble de composição coletiva, improvisação e colaboração interdisciplinar fundado em 2018 por três músicos sedeados em Nova Iorque – o pianista Jacob Sacks, o saxofonista Chet Doxas e o baterista Vinnie Sperrazza – e um contrabaixista, Zack Lober, atualmente a residir na Holanda. Na sua residência em Guimarães esta formação é expandida com a trompetista holandesa Suzan Veneman, jovem instrumentista e compositora cujo trabalho tem criado uma forte impressão nos circuitos jazzísticos norte-americanos.
+ info
18 novembro | 21h30
Kathrine Windfeld Big Band
featuring Gilad Hekselman e Immanuel Wilkins
O concerto de encerramento propõe um dos exemplos mais elogiados pela crítica especializada da nova vaga de orquestras europeias, em virtude do cruzamento original das especificidades composicionais e estilísticas do jazz com os princípios matriciais da música clássica oriunda do Velho Continente: a big band dirigida pela compositora e arranjadora dinamarquesa Kathrine Windfeld, acompanhada por quinze instrumentistas escandinavos de inegável competência técnica e expandida pelos solistas Immanuel Wilkins e Gilad Hekselman, dois músicos de inegável talento e virtuosismo da nova geração do jazz.
+ info
Atividades Paralelas
9 a 11 novembro
Convívio Associação Cultural | 23h59-02h00
Jam Sessions
Landline Plus One
+ info
13 a 17 novembro
CCVF | 14h30-17h30
Oficinas de Jazz
Landline Plus One
+ info
16 a 18 novembro
CCVF / Café Concerto / 23h59-02h00
Jam Sessions
Landline Plus One
+ info