O que vamos ler em 2020? Esta foi o mote para o encontro com os escritores Cláudia Clemente, Cristina Carvalho, David Machado, Inês Pedrosa e Rui Cardoso Martins, numa mesa com a moderação de Luís Caetano. Nesta 3ª edição do encontro anual organizado pela Associação Nacional das Farmácias em parceria com a Antena 2, no Museu da Farmácia em Lisboa, em que se fala de livros por aqueles que a eles estão intimamente ligados, e depois dos editores e dos tradutores, foi a vez dos criadores falarem da sua profissão e deixarem algumas sugestões de leitura para o próximo ano.
em Império dos Sentidos
O compositor Eli Camargo Júnior esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito do concerto monográfico, no qual são tocadas várias peças suas por quatro intérpretes, que acontece no Oculto da Ajuda, neste sábado, dia 30.
em Império dos Sentidos
O dramaturgo Miguel Castro Caldas esteve no programa da manhã à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da estreia de Enseada, com a sua direção e texto, e que é levada ao palco da Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, entre 28 de novembro e 15 de dezembro.
em Império dos Sentidos
O encenador Rogério de Carvalho e ator Cláudio da Silva vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da peça Se isto é um homem, de Primo Levi, que sobre ao palco pela Companhia de Teatro de Almada a partir de 29 de Novembro até 15 de Dezembro. Com cenografia de Manuel Graça Dias e de Egas José Vieira, este é um espectáculo integrado nas comemorações do centenário do nascimento de escritor italiano.
A coreógrafa Aldara Bizarro e a escultora Fernanda Fragateiro vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da exposição com performance Caixa Para Guardar o Vazio. Esta escultura que também é um acontecimento, é um lugar para explorar com o corpo e todos os sentidos numa experiência de descoberta, individual ou coletiva. Esta mostra, inaugurada a 10 de Novembro na Culturgest, apresenta performances nas tardes dos dias 23, 24 e 30 de Novembro e 1 Dezembro, dia de encerramento da exposição.
em A Ronda da Noite
O investigador brasileiro Flamarion Maués esteve à conversa com Luís Caetano acerca da edição da obra Livros que Tomam Partido – Edição e Revolução em Portugal 1968-1980, publicada pela Parsifal. Um trabalho de profunda pesquisa sobre um período de combate político que passou pelos livros e pela ação editorial.
em Império dos Sentidos
O pianista Gonçalo Mahú e o saxofonista José Zambujo vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito de Saloon, o novo álbum dos Loosense, um coletivo de dez músicos de jazz e afins.
O violinista Vasken Fermanian, o guitarrista José Micael e o presidente da Adega Cooperativa da Vidigueira José Miguel Almeida vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do Concerto de Outono que tem lugar na Sala das Barricas, nesta cooperativa. Neste concerto de estreia de um ciclo anual ligado às artes, são interpretadas obras de Piazzola, Bartok e Paganini, na noite de 16 de Novembro, precedido e sucedido por uma prova de vinho de Talha.
15 Novembro | Adriano Jordão e Armando Mota
em Império dos Sentidos
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h49m].
em Império dos Sentidos
em Império dos Sentidos
O professor jubilado Joaquim Ramos Silva esteve no programa da manhã à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito de "O Ciclo dos Livros do Nosso Tempo", onde vai apresentar "Crashed: How a Decade of Financial Crises Changed the World" de Adam Tooz. Esta sessão decorre no ISEG, a 14 de Novembro, e insere-se num ciclo dedicado a livros nas áreas de Gestão, Economia e demais Ciências Sociais, recentemente publicados.
em Império dos Sentidos
Gal Tamir, João Diogo Roque e Diogo Melo de Carvalho, dos Al’fado, vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, na véspera do concerto onde apresentam um projeto com música proveniente da Península Ibérica e que remonta às comunidades judaicas / hebraicas que viviam nesta região nos tempos medievais, cantada num antigo dialeto espanhol misturado com português e hebraico, chamado Ladino. O concerto realiza-se no Auditório da Escola Secundária Camões, e é transmitido em direto pela Antena 2, às 19h00.
em Império dos Sentidos
O pianista e compositor alemão Samuel Gapp esteve no programa da manhã à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do novo álbum Samuel Gapp Trio & String Quartet, com que venceu a 3ª edição do Prémio Bernardo Sassetti. Samuel Gapp foi também este ano vencedor com o Tomás Marques Quarteto, da categoria Jazz Combo do Prémio Jovens Músicos.
7 Novembro | António Afonso Parra, Nuno Machado e José Carlos Faria
em Império dos Sentidos
O encenador António Afonso Parra e os atores Nuno Machado e José Carlos Faria vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da peça O Pedido de Emprego, de Michel Vinaverde, escrita em 1970. Com encenação de António Afonso Parra, cenografia de Ana Gromicho e interpretação de Inês Fouto, Mafalda Taveira, José Carlos Faria e Nuno Machado, as apresentações ocorrem na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, entre 7 e 27 de Novembro.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h43m].
4 Novembro | Elena Ryabova-Mkhitarian e Vahe Mkhitarian
em Império dos Sentidos
A violinista e diretora artística da Orquestra Consonância Elena Ryabova-Mkhitarian e o presidente da Associação de Amizade Portugal-Arménia Vahe Mkhitarian vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do concerto "Música da Arménia" pela Orquestra Consonância sob a direção de Grigor Arakelian, com obras de música medieval arménia com arranjos do compositor Komitas Vardapet. Este concerto tem lugar no Palácio Nacional de Sintra, na noite de 5 de Novembro, e no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Calouste Gulbenkian e de Komitas, com o patrocínio da Fundação Gulbenkian.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h28m].