Já são conhecidas as categorias a concurso em 2026
A 15ª edição do Festival Jovens Músicos começou com a entrega dos diversos prémio aos laureados nas várias categorias a concurso. Na ocasião, Luís Tinoco, diretor artístico do Prémio Jovens Músicos (PJM), revelou quais vão ser as categorias a concurso em 2026.
Na Categoria A, para solistas, nível médio, haverá provas para flauta e contrabaixo, e, no nível superior, trompete, guitarra, percussão e violoncelo. A Categoria B, para Música de Câmara, terá provas nos níveis médio e superior. A Categoria C, rotativa, assinará o regresso do jazz combo ao PJM.

Cerimónia de entrega de prémios | Festival Jovens Músicos 2025
SABER MAISEnsemble Bonne Corde e Leida no Concerto de Abertura
O Ensemble Bonne Corde é um agrupamento de música antiga dedicado ao repertório do século XVIII, votando particular atenção à música com violoncelo solo e ao património musical português. O grupo, constituído por Ana Quintans (soprano), Emily Robinson (violoncelo barroco), Marta Vicente (contrabaixo barroco), Josep Maria Marti Duran (tiorba) e Fernando Miguel Jalôto (cravo e órgão), foi fundado pela violoncelista Diana Vinagre e tem-se dedicado à recuperação de obras inéditas, tanto no contexto da música portuguesa como europeia. Neste concerto interpretaram obras de Pietro Antonio Locatelli, Georg Friedrich Handel, Antonio Caldara e Joseph Hector Fiocco.
Na segunda parte do concerto ouvimos o grupo Leida, “um instrumento a oito vozes” como explica Mariana Dionísio, a responsável pela criação do projeto e pela composição das obras que foram hoje apresentadas em Lisboa. Criado em 2023, este grupo integra as vozes de Beatriz Nunes, Diogo Ferreira, Filipa Franco, Hugo Henriques, João Neves, Leonor Arnaut e Nazaré da Silva.

Ensemble Bonne Corde e Leida no Concerto de Abertura | Festival Jovens Músicos 2025
SABER MAISClandestrio apresentam o álbum “Contrafolk”

Lançamento do CD “ContraFolk” do grupo ClandesTrio | Festival Jovens Músicos 2025
SABER MAISO Festival Jovens Músicos 2025
Meses de trabalho desembocam esta semana em três dias de celebração (e ainda com espaço para surpresas) na forma da 15ª edição do Festival Jovens Músicos que decorre entre hoje e sexta feira na sede da Fundação Calouste Gulbenkian.
A 38ª edição do Prémios Jovens Músicos que há muito se tornou num dos acontecimentos centrais da atividade da Antena 2, vai ter atento acompanhamento na rádio, com uma maratona de transmissões em direto, conduzidas por João Almeida e Alexandra Corvela. Hoje, dia de arranque do 15º Festival Jovens Músicos, a Antena 2 apresenta uma emissão especial a partir das 16h45, estendendo-se até às dez da noite.
Além da emissão na rádio, o dia de abertura do festival vai ser acompanhado pelas redes sociais da Antena 2 (no Facebook e Instagram), assim como no site da rádio, que está em atualização ao longo do dia. Os momentos de música ao vivo são também transmitidos pela plataforma RTP Palco.
A jornada começa pelas 15h00 horas com a entrega, no Auditório 2, dos prémios aos laureados desta edição. Nesta ocasião são reveladas quais as categorias a concurso em 2026.
Às 17h00, uma vez mais no Auditório 2, e com transmissão na Antena 2 e RTP Palco apresenta-se o ClandesTrio, grupo laureado em Música de Câmara, nível superior, 2023, que ali vai fazer o pré-lançamento do seu disco Contrafolk.
O concerto de abertura desta edição tem lugar às 18h00 no Grande Auditório, com o Ensemble Bonne Corde e o grupo Leida. Depois, pelas 21h00, o Jovem Músico do Ano 2024, Pedro Moreira (oboé) apresenta-se acompanhado pela Jovem Orquestra Portuguesa, dirigida por Pedro Carneiro.
Texto de Nuno Galopim