As finais do Prémio Jovens Músicos (PJM) 2026 vão ter lugar entre 24 e 28 de julho em Santa Comba Dão. A notícia foi revelada na tarde deste domingo Casa da Cultura de Santa Comba Dão, por ocasião de um concerto com a violinista Beatriz Rosão e o pianista Martim Pereira, ambos laureados por este concurso.
A Casa da Cultura de Santa Comba Dão, associa-se assim à Antena 2, bem como à Casa da Música (que acolherá as eliminatórias em junho) e à Fundação Calouste Gulbenkian (que será a casa do Festival Jovens Músicos, em setembro) nesta 39ª edição do Prémio Jovens Músicos.
“É para nós uma enorme honra” receber as finais da 39ª edição do Prémio Jovens Músicos, disse à Antena 2 Sérgio Neves, diretor artístico da Casa da Cultura de Santa Comba Dão e antigo laureado do PJM. As finais, como depois acrescentou, “vão dar oportunidade de dar a ouvir os jovens solistas” a todos os que ali vivem e também “dar a conhecer todo o trabalho” que ali tem sido feito “principalmente na comunidade artística e no ensino artístico especializado”.
A presidente da autarquia, Inês Matos, disse à Antena 2 que trazer estas iniciativas “é prestigiante e enriquecedor até porque ajudará a melhorar o que já é tradição e Santa Comba: produzir bons músicos”. A cidade tem “escola, uma capacidade de formação muito grande e uma dinâmica muito importante criada à volta da música, com músicos formados em Santa Comba Dão já reconhecidos internacionalmente”.
Beatriz Rosão, que em junho, na Arménia, representará Portugal no Eurovison Young Musicians, confessou-se feliz por ter sido convidada para este concerto em Santa Comba Dão. Meses depois da tarde em que foi escolhida para este concurso internacional lembra esse como “um dia muito especial” e reconhece o “impacte” que deu à sua carreira “para coisas futuras acontecerem com o violino”.
Martim Pereira, que acompanhou Beatriz Rosão ao piano, guarda também boas memórias do PJM. “É um concurso com muita história, o que põe mais peso e responsabilidade sobre nós. Abre muitas oportunidades e recomendo-o a todos os jovens músicos que estão por aí”, comentou.