PROGRAMAS PJM 2024
37ª Edição
A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza no ano de 2024 a 37ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a músicos portugueses ou a músicos estrangeiros residentes em Portugal há mais de 3 anos, ou que estejam matriculados em estabelecimentos de ensino nacionais no ano lectivo de 2023/2024.
Níveis e modalidades a concurso:
CATEGORIA A | SOLISTAS
Nível Médio – para candidatos nascidos a partir de 01 de Outubro de 2005
– Fagote
– Violoncelo
Nível Superior – para candidatos nascidos a partir de 01 de Outubro de 1998 – (*) ou, no caso de Canto, para candidatos nascidos a partir de 01 de Outubro de 1996.
– Oboé
– Violino
– Eufónio e Tuba
– Canto (*)
CATEGORIA B | MÚSICA DE CÂMARA (até sexteto)
Nível Médio – para candidatos nascidos a partir de 01 de Outubro de 2005
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso (no nível médio).
Não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
Nível Superior – para candidatos nascidos a partir de 01 de Outubro de 1998
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
CATEGORIA C | MÚSICA BARROCA (até sexteto) – para candidatos nascidos a partir de 01 de Outubro de 1996
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
Os candidatos (solistas e grupos de música de câmara) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémios (nível médio) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória – nível médio. Deverão, no entanto, submeter a sua inscrição nos prazos a anunciar oportunamente.
Os candidatos (solistas, grupos de música de câmara e música barroca) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémios (nível superior) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória – nível superior. Deverão, no entanto, submeter a sua inscrição nos prazos a anunciar oportunamente.
Local e data das provas:
À exceção das provas Pré-Eliminatórias (por gravação áudio), as sessões do PJM são públicas.
As Eliminatórias realizam-se entre 9 e 16 de Junho 2024 na Casa da Música, Porto.
As Finais realizam-se entre 10 e 14 de Julho 2024 no Conservatório de Guimarães, em co-produção com o Município de Guimarães.
CATEGORIA A | SOLISTAS
FAGOTE | NIVEL MÉDIO
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA (por gravação áudio)
a) François DEVIENNE – sonata em Sol menor op. 24 nº 5 (versão para fagote e piano, música rara)
b) Obra solo à escolha, entre as seguintes:
Bruno BETINELLI – Studio da concerto
Gordon JACOB – Partita
Wilson OSBORNE – Rhapsody
Malcom ARNOLD – Fantasy
Fátima FONTE – Arabesco
Jean-François LÉZÉ – Swing Lines
ELIMINATÓRIA
a) João Miguel SANTOS – Alívio de Ofensa [encomenda do PJM – Antena 2]
b) Um concerto de Antonio VIVALDI, à escolha entre os 39 concertos para fagote e orquestra – (redução para fagote e piano)
c) Uma peça à escolha, entre as seguintes:
Alexandre TANSMAN – Sonatina
Alexandre TANSMAN – Suite
Eugène BOZZA – Récit, Sicilienne et Rondo
Eugène BOZZA – Fantaisie
Henri DUTILLEUX – Sarabande et Cortège
Heitor VILLA-LOBOS – Ciranda das Sete Notas
FINAL
a) Uma obra de um compositor português nascido no séc. XX/XXI
(Duração entre 5 e 10 min.)
b) Um concerto com orquestra (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
Carl Maria Von WEBER – Concerto em Fá M op. 75
Gioachino ROSSINI – Concerto em Sib M
Johann Baptiste VANHAL – Concerto em Dó M
Jan Antnín KOZELUCH – Concerto em Dó M
Franz DANZI – concerto em Fá M Nr. 2 in F Major, P. 237
VIOLONCELO | NÍVEL MÉDIO
PRÉ-ELIMINATÓRIA (por gravação áudio)
a)Joseph HAYDN, 1º andamento do Concerto em Dó Maior
b) Um estudo à escolha, entre os seguintes:
Alfredo PIATTI – 12 Caprichos op.25
David POPPER – 40 Estudos op.73
Jean-Louis DUPORT – 21 Estudos
ELIMINATÓRIA
a) Mariana Marques COELHO – Iminência [encomenda do PJM – Antena 2]
b) Um prelúdio e um andamento, das Suites para violoncelo solo de Johann S. BACH
c) Primeiro andamento de uma sonata à escolha, entre as seguintes:
Ludwig van BEETHOVEN:
– op.5 nº2
– op.69
– op.102 nº1
– op.102 nº2
Johannes BRAHMS:
– op.38
– op.99
d) Uma peça à escolha, entre as seguintes:
Fernando LOPES-GRAÇA – Senhora da Encarnação (das Três Canções Populares Portuguesas)
Fernando LOPES-GRAÇA – Quase Prelúdio (das Três Inflorescências para violoncelo solo)
Paul HINDEMITH – Capriccio op.8 nº1
Gabriel FAURÉ – Elegia
Felix MENDELSSOHN – Canção sem palavras op. 109
Antonín DVORAK – Rondo
Robert SCHUMANN – Adagio e Allegro
FINAL
Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
Edward ELGAR – concerto para violoncelo e orquestra op.85
Dmitri KABALEWSKY – concerto para violoncelo e orquestra no 1 em sol menor, op.49
Edouard LALO – concerto para violoncelo e orquestra em ré menor
Camille SAINT SÄENS – concerto para violoncelo e orquestra op.33 em lá menor
Antonín DVORAK – concerto para violoncelo e orquestra em si menor op.104
Dmitri CHOSTAKOVITCH – concerto para violoncelo e orquestra nº 1 em Mib Maior, op. 107
Robert SCHUMANN – concerto para violoncelo e orquestra em lá menor op. 129
Pyotr I. TCHAIKOVSKY – Variações sobre um tema Rococó, Op. 33
OBOÉ | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA (por gravação áudio)
a) Johann Sebastian BACH – Partita BWV 1013. Allemande & Sarabande (este andamento com a 1ª repetição).
Nota: serão aceites tanto a versão em lá menor como a versão em sol menor.
b) Robert SCHUMANN – 1º e 2º Romance dos Três Romances Op.94
Nota: a peça de Schumann deverá ser gravada obrigatoriamente com acompanhamento de piano.
c) Ana SEARA – Opalescência, para oboé solo.
ELIMINATÓRIA
a) Gerson BATISTA – A Charamela Encantada [encomenda do PJM – Antena 2]
b) Uma peça à escolha, entre as seguintes:
Antonio VIVALDI – Sonata em dó menor RV 53
Johann Sebastian BACH – Sonata em sol menor BWV 1020
c) Uma peça para oboé solo, à escolha entre as seguintes:
Luciano BERIO – Sequenza VII
Heinz HOLLIGER – Sonata (Präludium & Capriccio.)
Gilles SILVESTRINI – 6 Etudes ( I, IV, VI. ) (Monet, Renoir, Manet)
Melinda MAXWELL – Elegy
Elliott CARTER – Inner Song
Isang YUN – Piri
d) Uma peça para oboé e piano, à escolha entre as seguintes:
Antal DORATI – Duo Concertante
Henri DUTILLEUX – Sonata
Pavel HAAS – Suite Op. 17
FINAL
a) Clara SCHUMANN – 3 Romances op. 22 (I & II andamentos).
b) Um concerto (memorizado), à escolha entre os seguintes:
Richard STRAUSS – Concerto em Ré maior
Ralph Vaughan WILLIAMS – Concerto em lá menor
Bohuslav MARTINU – Concerto para oboé e pequena orquestra
Wolfgang Amadeus MOZART – Concerto em dó maior KV 314
EUFÓNIO E TUBA | NÍVEL SUPERIOR
EUFÓNIO
PRÉ-ELIMINATÓRIA (por gravação áudio)
a) Obra com piano
Jules SEMLER-COLLERY – Saxhornia (Alphonse Leduc)
b) obra para eufónio solo
Howard J. BUSS – Three Euphonics (Cimarron Music Press)
ELIMINATÓRIA
a) César RAFAEL – Inexorável [encomenda do PJM – Antena 2]
b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
Doug BRISTOL – Fantasy (Cimarron Music Press)
Nelson JESUS – Quasi Concerto (Edição de autor. Disponível no site do compositor)
Ethan WICKMAN – Three Expeditions (Potenza Music)
David GILLINGHAM – Vintage (C. Alan Publications)
Roger BOUTRY – Mosaïque (Gerard Billaudot Editeur)
Marco PÜTZ – Concertino (Bronsheim Music)
Jan BACH: Concert Variations (Tuba Euphonium Press)
Luís CARDOSO – Sonata for Euphonium (www.luiscardoso.com)
Daniel BERNARDES – Ostinato, Interlúdio e Canção VII (Edição do autor)
c) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
Patrick SCHULZ – Roonsonata (Ebrass Music)
André M. SANTOS – Sonata da Desumanização (Scherzo Editions)
Etiene CRAUSAZ – Sonatina for Euphonium and Piano (Editions BIM)
Barbara YORK – Euphonium Sonata “Child’s Play” (Cimarron Music Press)
Doug BRISTOL – Sonata for Euphonium (Cimarron Music Press)
James STEPHENSON – Sonata for euphonium (Stephenson Music)
Martin ELLERBY – Sonata for euphonium (MEM Publications)
David GILLINGHAM – Sonata for euphonium (C. Alan Publications)
Hidenori ARAI – Sonata for euphonium and piano nº2 (Kazenone Music Publishing LLC)
FINAL
a) Uma obra a solo à escolha, entre as seguintes:
John STEVENS – Soliloquies (Tuba Euphonium Press)
David GILLINGHAM – Blue Lake Fantasies (C. Alan Publications)
Yo GOTO – A War in Wonderland (C. Alan Publications)
Anthony CAILLET – Ascensions (www.anthonycaillet.com)
Kalevi AHO – Solo VIII (Fennica Gehrman)
Patrick SCHULZ – Constellations (Ebrass Music)
b) Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
Vladimir COSMA – Euphonium Concerto (Larghetto Music)
Jukka LINKOLA – Euphonium Concerto (Fennica Gehrman)
John STEVENS – Euphonium Concerto (Editions BIM)
TUBA
PRÉ-ELIMINATÓRIA (por gravação áudio)
a) obra com piano
Telmo MARQUES – Allegro Sonata (Editions BIM)
b) obra para tuba solo
Erland von KOCH – Monolog Nr. 9 (Carl Gehrmans Musikforlag)
ELIMINATÓRIA
a) César RAFAEL – Inexorável [encomenda PJM – Antena 2]
b) uma obra à escolha, entre:
Juras FILAS – Sonata (Editions BIM)
Anthony PLOG – Tuba Sonata (Editions BIM)
Bruce BROUGHTON – Sonata (Master Music Publications)
Paul HINDEMITH – Sonata (Schott Music Verlag)
Carlos AZEVEDO – XL – três andamentos para tuba e piano (Editions BIM)
Luís CARDOSO – Entia Imaginaria II (www.luiscardoso.com )
Michael FORBES – Sonatina (Editions BIM)
Anne Victorino D’ALMEIDA – Sonata para Tuba e Piano, Op. 54 (Edições AVA)
Eurico CARRAPATOSO – Sonata para Tuba e Piano (Edições AVA)
Julius JACOBSEN – Tuba Buffo: Concerto for Tuba (Edition Suecia)
c) uma obra à escolha, entre as seguintes:
Jerry GRANT – Rhythming with Airs and Hammers (www.nujazzalternative.com )
Telmo MARQUES – The Death Song of Uther Pendragon (Edições AVA)
Etienne CRAUSAZ – Eastern Folk Dances (Editions BIM)
Matthew HIGHTOWER – Iberian Vignettes (Potenza Music)
Bruce BROUGHTON: Turbulence (Brubel Music)
Lasse EEROLA – Amorous Play (FIMIC)
Didier GORET – Souffles (Delatour France)
Timothy HIGGINS – Cafe Velocio (www.415-music.com )
Jim SELF: Frivol I Tease (Potenza Music)
FINAL
a) uma obra a solo à escolha, entre as seguintes:
Krzysztof PENDERECKI: Capriccio (Schott Musik Verlag)
William KRAFT: Encounters II (Editions IM)
John STEVENS: Remembrance (Editions BIM)
Henrik COLDING-JORGENSEN: Boast (Edition-S)
Edward GREGSON: Alarum (Novello)
Petri KESKITALO: The Tunnel at the End of the Light (Fennica Gehrman)
b) Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
Ralph Vaughn WILLIAMS – Concerto for Bass Tuba (Oxford Press)
John WILLIAMS – Concerto for Tuba (Hal Leonard)
Roland SZÉNTPALI – Concerto for Solo Tuba and Orchestra (Editions BIM)
VIOLINO | NÍVEL SUPERIOR
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA (por gravação áudio)
a) Um estudo à escolha, entre os seguintes:
Henryk WIENIAWSKI – Études-Caprices, Op. 18
Henryk WIENIAWSKI – L’École Moderne, Op. 10
Niccolo PAGANINI: Caprichos, Op.1
De Johann Sebastian BACH, interpretar:
Dois andamentos contrastantes das Sonatas e Partitas para Violino Solo;
ou
Chaconne da 2ª Partita para Violino Solo (BWV 1004);
ou
Uma Fuga à escolha do candidato
ELIMINATÓRIA
Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração aproximada de 40 minutos.
a) Samuel GAPP – De-Control [encomenda do PJM – Antena 2]
b) Wolfgang Amadeus MOZART – um 1º andamento com cadência, de um dos seguintes concertos:
Nº1 em Sib Maior, KV 207
Nº3 em Sol Maior, KV 216
Nº4 em Ré Maior, KV. 218
Nº5 em Lá Maior, KV 219
c) Dois andamentos de Sonata com piano, à escolha entre:
Béla BARTÓK – Sonata Nº1 Op. 21 Sz. 75 (1921)
Béla BARTÓK – Sonata Nº2, Sz 76 (1922)
Camille SAINT-SAËNS – Nº1 em Ré m, Op. 75
Cesar FRANCK
Claude DEBUSSY
Francis POULENC – Sonata Op. 119
Gabriel FAURÉ – Sonata Nº1 em Lá M, Op. 13
George ENESCU – Nº 2 em Fá m, Op. 6
George ENESCU – Nº3 em lá menor, Op.25 (“no Carácter Popular Romeno”)
Guillaume LEKEU
Johannes BRAHMS – Nº1
Johannes BRAHMS – Nº 2
Johannes BRAHMS – Nº 3
Edvard GRIEG – Sonata para violino e piano n. 1 em Fá Maior, op.8
Edvard GRIEG – Sonata para violino e piano n. 2 em Sol Maior, op. 13
Edvard GRIEG – Sonata para violino e piano n. 3 em Dó menor, op. 45
Joly BRAGA SANTOS – Sonata para violino e piano
Karol SZYMANOWSKI – Sonata em Ré m, Op. 9
Ludwig van BEETHOVEN – Nº1
Ludwig van BEETHOVEN – Nº2
Ludwig van BEETHOVEN – Nº3
Ludwig van BEETHOVEN – Nº4
Ludwig van BEETHOVEN – Nº5
Ludwig van BEETHOVEN – Nº6
Ludwig van BEETHOVEN – Nº7
Ludwig van BEETHOVEN – Nº8
Ludwig van BEETHOVEN – Nº9
Ludwig van BEETHOVEN – Nº10
Luiz de FREITAS BRANCO – Sonata Nº1
Luiz de FREITAS BRANCO – Sonata Nº2
Maurice RAVEL – Sonata Nº2 em Sol M, Op.77
Paul HINDEMITH – Sonata Nº2 em Ré Maior, Op. 11
Richard STRAUSS – Sonata em Eb M, Op.18
Robert SCHUMANN – Sonata Nº1 em Lá m, Op. 105
Robert SCHUMANN – Sonata Nº2 em Ré m, Op. 121
Robert SCHUMANN – Sonata Nº3 em Lá m, WoO 2
Sergei PROKOFIEV – Sonata Nº1 em Fá m, Op. 80
Sergei PROKOFIEV – Sonata Nº2, em Ré M, Op. 94 bis
d) Uma peça à escolha, entre as seguintes:
Antonio BAZZINI – La Ronde des Lutins, Op.25
Camille SAINT-SAËNS – Introdução e Rondo Capriccioso, Op.28
Eugène YSAYE – Caprice d’Après L’Étude en Forme de Valse de Saint-Saëns
Eugène YSAYE – Uma das seis Sonatas para Violino Solo, Op. 27
Franz SCHUBERT – Rondo Brillant em Si menor, Op. 70 (D895)
Franz WAXMAN – Fantasia Cármen
Henryk WIENIAWSKI – Variações sobre um tema original, op.15
Henryk WIENIAWSKI – Fantasia brilhante sobre temas de Fausto, Op.20
Henryk WIENIAWSKI – Polonaise Brillante em Lá M, Op. 21
Henryk WIENIAWSKI – Polonaise de Concerto No1, Op.4
Henryk WIENIAWSKI – Souvenir de Moscovo, Op. 6
Karol SZYMANOWSKI – Nocturne et Tarentelle, Op. 28
Karol SZYMANOWSKI – Três Caprichos de Paganini, Op. 40
Karol SZYMANOWSKI – Três Mitos, Op. 30
Maurice RAVEL – Tzigane, Rapsódia de Concerto para Violino e Orquestra
Pablo de SARASATE – Fantasia do Concerto Carmen, Op.25
Piotr I. TCHAIKOVSKY – Valse-Scherzo, Op.34
Robert SCHUMANN – Fantasia em Dó M, Op. 131
FINAL
a) Uma obra (ou parte) composta na 2ª metade do séc. XX / séc. XXI, para violino solo ou violino com piano – duração entre 5 e 15 minutos.
b) Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
Alban BERG – Concerto “À Memória de um Anjo”
Alexander GLAZUNOV – Concerto para Violino e Orquestra, Op. 82
Bela BARTÓK – Concerto para Violino e Orquestra (1938)
Carl NIELSEN – Concerto para Violino, Op. 33
Dimitri CHOSTAKOVICH – Concerto para Violino e Orquestra Nº1 em Lá menor, Op.77
Dimitri CHOSTAKOVICH – Concerto para Violino e Orquestra Nº2 em Dó sustenido menor, Op.129
Edouard LALO – Sinfonia Espanhola, para Violino e Orquestra, Op. 21
Henri VIEUXTEMPS – Concerto para Violino e Orquestra Nº4, em Ré menor, Op.31
Henri VIEUXTEMPS – Concerto para Violino e Orquestra Nº5, em Lá menor, Op. 37
Henryk WIENIAWSKI – Concerto Nº1 em Fá# m, Op. 14
Igor STRAVINSKY – Concerto em Ré
Jean SIBELIUS – Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 47
Johannes BRAHMS – Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op.77
Ludwig van BEETHOVEN – Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op.61
Luiz de FREITAS BRANCO – Concerto para Violino e Orquestra, em Ré Maior
Max BRUCH – Fantasia Escocesa, para Violino e Orquestra, Op. 46
Niccoló PAGANINI – Concerto para Violino e Orquestra Nº1 em Mi bemol Maior, Op.6
Niccoló PAGANINI – Concerto para Violino e Orquestra Nº4 em Ré menor
Niccoló PAGANINI – Concerto para Violino e Orquestra, Nº2 em Si menor, Op.7
Piotr I. TCHAIKOVSKY – Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 35
Richard STRAUSS – Concerto para Violino e Orquestra em Ré menor, Op. 8
Sergei PROKOFIEV – Concerto Nº1 em Ré Maior, Op. 19
Sergei PROKOFIEV – Concerto No2 em Sol menor, Op. 63
William WALTON – Concerto para Violino
Antonin DVORÁK – Concerto para Violino e Orquestra em lá menor, Op.53
Erich Woflgang KORNGOLD – Concerto para Violino e Orquestra em ré maior, Op.35
CANTO | NÍVEL SUPERIOR
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (por gravação áudio)
a)Um lied (*) à escolha
(*) O termo lied é entendido na sua acepção mais abrangente, podendo os candidatos interpretar canções em diferentes idiomas
b)Uma ária de ópera à escolha
Nota: a prova tem de ser cantada em dois idiomas diferentes
ELIMINATÓRIA:
a) Afonso de PORTUGAL – Semitis Desilientis Aquae [encomenda do PJM – Antena 2]
b) Um lied à escolha
c) Uma ária de oratória (*) à escolha
d) Uma ária de ópera à escolha
Notas:
(*) em alternativa, os candidatos podem propor árias de Paixão, Missa ou Requiem
– A prova tem de ser cantada em três idiomas diferentes
– A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 25 minutos
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória
– À exceção da obra da alínea a), o restante repertório desta prova deve ser cantado de memória
FINAL:
a) Dois lieder à escolha (pelo menos um dos sécs. XX/XXI)
b)Uma ária de oratória (*) à escolha
c) Uma ária de ópera até ao séc. XIX (inclusive)
d)Uma ária de ópera dos sécs. XX/XXI
Notas:
(*) em alternativa, os candidatos podem propor árias de Paixão, Missa ou Requiem
– A prova tem de ser cantada em quatro idiomas diferentes, incluindo o português
– A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 30 minutos
– O repertório da Final não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
– Todo o repertório desta prova deve ser cantado de memória
CATEGORIA B | MÚSICA DE CÂMARA – níveis médio e superior
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA (por gravação áudio)
a) Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas.
ELIMINATÓRIA
a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha
b)(alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes
c)(alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre peças não são contabilizáveis como tempo de prova.
FINAL
a) (alínea obrigatória) Uma obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos)
b) (alínea obrigatória) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre peças não são contabilizáveis como tempo de prova.
Observações:
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
– O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
– O repertório para as três provas deve proceder de obras originais
– Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo
– Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador
– O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio. Todos os agrupamentos que queiram apresentar repertório que exija qualquer esforço de produção que exceda os meios disponibilizados pelo PJM, deverão apresentar um rider técnico detalhado e um pedido de autorização à Direção do PJM antes de submeterem a sua candidatura online.
Nota: O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta em http://www.rtp.pt/antena2/obras-compositores/obras-para-consulta
CATEGORIA C – MÚSICA BARROCA
Pela terceira vez desde a sua criação, o Prémio Jovens Músicos leva a concurso a categoria de Música Barroca. Pretende-se, assim, dinamizar e incentivar a prática historicamente informada e, simultaneamente, reconhecer a importância do ensino e aprendizagem da música deste período, dando oportunidade de participação às diferentes realidades dos estabelecimentos de ensino em Portugal. Neste contexto, nesta edição do concurso a categoria C é aberta tanto a grupos formados por instrumentos antigos como a grupos formados por instrumentos modernos.
1) São aceites a concurso:
a) formações instrumentais e / ou vocais
b) dois a seis elementos
2) Repertório:
a) obras de aprox. 1600 a aprox. 1750
b) tocado em instrumentos antigos ou modernos (opcional)
c) Lá 440 ou 415, exactamente
3) A organização do concurso disponibiliza os seguintes instrumentos:
Provas Eliminatórias – Porto, Casa da Música
1 Órgão positivo
1 Cravo construído por Michael Walker, 1989
Modelo: Franco Flamengo “petit ravalement”
Tessitura: Sol0-Mi5, com transpositor para La=415, 440Hz
Dois teclados com acoplador Francês
Três registos (8’ 8’ 4’) e alaúde
1 Cravo italiano de 1 manual Construído por Ugo Casiglia, 2022
Tessitura: BB-d’’’
Transpositor para lá= 392-415-440hz
Registos: 2x 8’
Provas Finais – Guimarães, local a anunciar
1 Órgão positivo
Modelo: a indicar oportunamente
1 Cravo
Modelo: a indicar oportunamente
Nota: os candidatos podem utilizar instrumentos diferentes desde que assumam a responsabilidade de aluguer, transporte, afinação e seguros dos mesmos.
4) Não se aceitam transcrições. Porém, em casos excecionais, os candidatos podem submeter propostas à apreciação do Júri. Esses pedidos deverão ser devidamente justificados e feitos antes do acto de inscrição (online, no sítio da Antena 2).
5) Cada grupo deve especificar para cada peça:
a) autor
b) título
c) data de composição
d) instrumentação
e) duração
6) Afinação, temperamento – deverá ser Vallotti para as formações com cravo e / ou órgão.
7) Estrutura das provas:
PRÉ-ELIMINATÓRIA (por gravação áudio)
a) Programa livre a partir de duas obras diferentes, com andamentos contrastantes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 15 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
ELIMINATÓRIA
a) Uma obra completa
b) Parte de outra obra, de carácter contrastante
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 15 minutos e um máximo de 20 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre peças não são contabilizáveis como tempo de prova.
FINAL
a) (alínea obrigatória) Duas obras contrastantes (completas).
b) (alínea opcional) Parte de outra obra, de carácter contrastante.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 35 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre peças não são contabilizáveis como tempo de prova.
Obs.:
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória.
– O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso.
– Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo.