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Imagem de Prémio Jovens Músicos 2026 | Programas para Concurso
Regulamentos e Programas 12 dez, 2025, 15:48

Prémio Jovens Músicos 2026 | Programas para Concurso

Categorias, Calendário e Programas para as provas

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Regulamentos e Programas 12 dez, 2025, 15:48

Prémio Jovens Músicos 2026 | Programas para Concurso

Categorias, Calendário e Programas para as provas

PROGRAMAS PJM 2026

39ª Edição

A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza no ano de 2026 a 39ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a músicos portugueses ou a músicos estrangeiros residentes em Portugal há mais de 3 anos, ou que estejam matriculados em estabelecimentos de ensino nacionais no ano letivo de 2025/2026.

Níveis e modalidades a concurso:

CATEGORIA A | SOLISTAS

Nível Médio – para candidatos nascidos a partir de 01 de outubro de 2007

– Contrabaixo
– Flauta

Nível Superior – para candidatos nascidos a partir de 01 de outubro de 2000

– Guitarra clássica / Viola dedilhada
– Percussão
– Trompete
– Violoncelo

CATEGORIA B | MÚSICA DE CÂMARA (até sexteto)

Nível Médio – para candidatos nascidos a partir de 01 de outubro de 2007
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso (no nível médio).
Não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.

Nível Superior – para candidatos nascidos a partir de 01 de outubro de 2000
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.

CATEGORIA C | JAZZ COMBO – para candidatos nascidos a partir de 01 de outubro de 2000

Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.

 

Local e data das provas:

À exceção das provas Pré-Eliminatórias (por gravação áudio), as sessões do PJM são públicas.

As Eliminatórias realizam-se entre 12 e 18 de junho de 2026 na Casa da Música, Porto.

As Finais realizam-se entre 24 e 28 de julho de 2026 na Casa da Cultura de Santa Comba Dão, em coprodução com o Município de Santa Comba Dão.

 

Programas:

CATEGORIA A | SOLISTAS

CONTRABAIXO | NÍVEL MÉDIO

Pré-Eliminatória (prova submetida por gravação áudio)

a) Um estudo à escolha do candidato – dos “57 estudos de Storch – Hrabe”

b) Uma peça à escolha, entre as seguintes:

– Johann Sebastian BACH: um andamento de uma Suíte (originais de violoncelo)
– Domenico DRAGONETTI: uma das Valsas
– Hans FRYBA: Suíte (um andamento)

Eliminatória

a) Rúben DIAS: nova peça para contrabaixo solo (ca. 3’) – encomenda RTP-Antena 2 / Ed. Artway

b) Uma obra à escolha, entre as seguintes:

– Johann Sebastian BACH: Sonatas para viola da gamba (dois andamentos contrastantes)
– Henry ECCLES: Sonata (dois andamentos contrastantes)
– Willem de FESCH: Sonatas (dois andamentos contrastantes)

c) Uma obra virtuosa à escolha, entre as seguintes:

– Giovanni BOTTESINI

– Sonnambula
– Tarantella
– Capriccio di Bravura
– Allegro alla Mendelssohn
– Lucia di Lammermoor
– Nel cor più non mi sento

– Alfred DESENCLOS

– Ária e Rondo

– Reinhold GLIÉRE

– Peças, Op.9 (Intermezzo e Tarantella)
– Op.32 (Prelúdio e Scherzo)

Final

a) Uma obra dos séculos XX-XXI à escolha, entre as seguintes:

– Luciano BERIO: Psy
– David ELLIS: Sonata
– Hans Werner HENZE: Serenade
– François RABBATH: Ibérique Péninsulaire
– Emil TABAKOV: Motivy

b) Um concerto memorizado à escolha, entre os seguintes:

– Giovanni BOTTESINI: Concerto para contrabaixo e orquestra Nº2
– Carl Ditters von DITTERSDORF: Concerto para contrabaixo e orquestra Nº2
– Serge KOUSSEVITZKY: Concerto para contrabaixo e orquestra, Op.3
– Lars-Erik LARSSON: Concertino para contrabaixo e cordas, Op.45 nº11
– Johann Baptist VANHAL: Concerto para contrabaixo e orquestra

 

FLAUTA | NÍVEL MÉDIO

Pré-Eliminatória (prova submetida por gravação áudio)

a) Johann Sebastian BACH: Partita em lá menor para flauta solo, BWV 1013 (Sarabanda e Corrente)

b) Uma obra à escolha, entre as seguintes:

– Eugene BOZZA: Image
– Jacques IBERT: Pièce
– Arthur HONEGGER – Danse de la chèvre

Eliminatória

a) Francisco LUCENA PAIS: nova peça para flauta solo (ca.3’) – encomenda RTP-Antena 2 / Ed. Artway

b) Jean-Marie LECLAIR: Sonata, Op.9 nº2 (1º e 2º Andamentos)

c) Uma obra à escolha, entre as seguintes:

– Gabriel FAURÉ: Fantaisie, Op.79
– Philippe GAUBERT: Fantaisie
– Philippe GAUBERT: Nocturne et Allegro Scherzando
– Paul TAFFANEL: Andante Pastorale et Scherzettino

d) Uma obra à escolha, entre as seguintes:

– Sérgio AZEVEDO: Birds Chattering
– Ian CLARKE: The Great Train Race
– Pierre FERROUD – Trois pièces: III – Toan – Yan, La Fête du Double-Cinq
– Michael LEVINAS: Froissement d`ailes

Final

a) Uma peça à escolha, entre as seguintes:

– Alain BERNAUD: Incantation et Danses
– Frank MARTIN: Ballade
– Olivier MESSIAEN: Le Merle Noir

b) Um concerto memorizado à escolha, entre os seguintes:

– Malcolm ARNOLD: Concerto para flauta e orquestra de cordas, Op.45
– François DEVIENNE: Concerto Nº7 em mi menor
– André JOLIVET: Concerto
– Giovanni Battista PERGOLESI: Concerto em sol maior
– Carl REINECKE: Concerto, Op.283

 

GUITARRA CLÁSSICA / VIOLA DEDILHADA | NÍVEL SUPERIOR
Nota: não são aceites obras com recurso a meios eletrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.

Pré-Eliminatória (prova submetida por gravação áudio)

a) Uma obra* à escolha, entre as dos seguintes autores:

– John DOWLAND
– Johannes Hieronymus KAPSPERGER
– Luis de MILÁN
– Francesco da MILANO
– Luis de NARVÁEZ
* transcrições de vihuela, alaúde ou teorba (edição à escolha)

b) Heitor VILLA-LOBOS: Um estudo à escolha do candidato (e.r. Max Eschig)

c) Obra, ou andamento(s) de obra, de compositor/a português/portuguesa ou residente em Portugal

A duração total da prova é de um mínimo de 13 minutos e um máximo de 20 minutos.

Eliminatória

a) Mafalda LEMOS: nova peça para guitarra solo (ca.3’) – encomenda RTP-Antena 2 / Ed. Artway

b) Uma Sonata completa (livre escolha do candidato)

c) Uma obra dos séculos XX-XXI

A duração total da prova é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30 minutos. As obras apresentadas deverão ser originais para guitarra e o seu nível de dificuldade será avaliado pelo Júri.

Final

 a) Toru TAKEMITSU: Equinox (Schott)

b) Um concerto memorizado à escolha, entre os seguintes:

– Malcolm ARNOLD: Concerto for guitar and chamber orchestra (Novello & Co Ltd)
– Sérgio AZEVEDO: Concertino para guitarra e pequena orquestra (AVA Editions)
– Leo BROUWER: Concerto Nº3 “Elegíaco” (e.r. Max Eschig)
– Mario CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto, Op.99 (Schott)
– Mario CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto, Op.160 (Schott)
– Stephen GOSS: Guitar Concerto (Doberman Yppan)
– Manuel M. PONCE: Concierto del sur (Schott)
– Joaquín RODRIGO: Concierto de Aranjuez (e.r Ediciones Joaquín Rodrigo)
– Joaquín RODRIGO: Concierto para una Fiesta (e.r. Schott)
– Henri TOMASI: Concerto for guitar and orchestra – To the Memory of an Assassinated Poet, Federico García Lorca (Ed. Alphonse Leduc)
– Heitor VILLA-LOBOS: Concerto (Editions Max Eschig)

 

PERCUSSÃO | NÍVEL SUPERIOR
Nota: não são aceites obras com recurso a meios eletrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.

Pré-Eliminatória (prova submetida por gravação áudio)

Interpretar duas obras da seguinte lista (uma de peles e uma de lâminas)

a) Peles *

– Elliott CARTER: Eight Pieces for Timpani – escolher um dos seguintes andamentos:

– Saeta
– Improvisation
– Canaries
– March

– Nicolas MARTYNCIOW:

– Impressions (um dos andamentos)
-Tchik
– Pop and Mom
– Truc à Trac
– Askell MÁSSON:
– Kim
– Prim

* nota: as obras de caixa devem ser interpretadas com repetições (i.e., quando indicadas na partitura)

b) Lâminas **

– Johann Sebastian BACH: Transcrição para marimba ou vibrafone de:

– Uma Fuga de teclado
– Uma Fuga das Sonatas para violino
– Chaconne da Partita II para violino
– Dois andamentos contrastantes de uma das Partitas para violino.

** nota: não é obrigatória a gravação de repetições

Eliminatória
Os candidatos devem organizar a sua prova tendo em vista uma duração até 30 min. / máximo

a) Luís OLIVEIRA: nova peça para vibrafone solo (ca.3’) – encomenda RTP-Antena 2 / Ed. Artway

b) Uma obra à escolha, entre as seguintes:

– Kalevi AHO: Solo XV
– Richard Rodney BENNETT: After Syrinx II
– Daniel BERNARDES: A Libertação de Sísifo
– Andreia Pinto CORREIA: Cadernos
– Julien DASSIÉ: …ecco
– Edison DENISOV: Schwarze Wölken
– Franco DONATONI: Omar I
– Franco DONATONI: Omar II
– Jacob DRUCKMAN: Reflections on the Nature of Water
– Dai FUJIKURA: Repetition & Recolection
– Atsuhiko GONDAI: Wood Still Says Nothing
– Philippe HUREL: Loops II
– Toshi ICHIYANAGI: The Source
– Michael JARRELL: Entlehnungen
– Peter KLATZOW: Dances of Earth and Fire
– José Manuel LÓPEZ LÓPEZ: Cálculo Secreto
– Steven MACKEY: See Ya Thursday
– Philippe MANOURY: Livre des claviers (IV. Solo de Vibrafone)
– Bruno MANTOVANI: Moi, jeu…
– Martin MATALON: Short Stories
– Minoru MIKI: Time for Marimba
– Joseph SCHWANTNER: Velocities
– Yasuo SUEYOSHI: Mirage
– Yoshihisa TAIRA: Monodrame IV
– Andrew THOMAS: Merlin
– Alejandro VINAO: Khan Variations
– Ben WAHLUND: Hard-boiled Capitalism and the day Mr. Friedman noticed Google is a verb

c) Uma obra à escolha, entre as seguintes:

– Michael GORDON: XY
– Maki ISHII: Thirteen Drums
– Michio KITAZUME: Side by Side
– Áskell MÁSSON: Frum
– Hector PARRA: Mineral Life
– Jesus TORRES: Proteus
– Polo VALLEJO: Tactus
– Kevin VOLANS: Asanga
– Kevin VOLANS: She Who Sleeps with a Small Blanket
– Iannis XENAKIS: Rebonds A
– Iannis XENAKIS: Rebonds B

Final

a) Uma obra à escolha, entre as seguintes (*):

– Georges APERGHIS: Le corps à corps
– Wojtek BLECHARZ: K’an
– Vinko GLOBOKAR: Corporel
– Vinko GLOBOKAR: Toucher
– Robin HOFFMANN: Birkhahn-Studie für Birkhahn-Locker
– Heinz HOLLIGER: Voi(es)x Méttalique(s)
– Toshio HOSOKAWA: Sen VI
– Nicolaus A. HUBER: Clash Music
– Liza LIM: An Elemental Thing
– Mayke NAS: Cinderella
– Frederic RZEWSKI: To the Earth
– François SARHAN: Home Work
– Giacinto SCELSI: Ko-Tha

(*) a produção PJM disponibiliza os seguintes instrumentos, apenas:
– duas marimbas 5 oitavas | uma Bergereu | uma Adams
– três vibrafones | dois  ADAMS (com motor) | um Musser (sem motor)
– tam-tam
– woodblock com tripé
– bombo
– 2 congas
– 2 bongós
– 1 crótalo

b) Um concerto memorizado à escolha, entre os seguintes: (**)

– Keiko ABE: Prism Rhapsody
– Richard Rodney BENNETT: Concerto para marimba e orquestra
– Peter KLATZOW: Concerto para marimba e orquestra de cordas
– Darius MILHAUD: Concerto para marimba, vibrafone e orquestra
– Kevin PUTS: Marimba concerto

(**) a produção PJM compromete-se a assegurar apenas o efetivo de percussão dos concertos indicados nesta alínea. No entanto, os candidatos poderão apresentar uma proposta de outros concertos de multipercussão, para consideração do Júri e Produção PJM, sendo que, nesses casos, o efetivo de multipercussão terá de ser assegurado pelos próprios candidatos. As propostas de concertos à margem desta lista terão de ser submetidas por email (premiojovensmusicos@rtp.pt) até ao final do mês de fevereiro de 2026.

 

TROMPETE | NÍVEL SUPERIOR

 Pré-Eliminatória (prova submetida por gravação áudio)

a) Arthur HONEGGER – Intrada

b) Peça solo, a escolher entre as seguintes:

– Malcolm ARNOLD: Fantasy for Trumpet, Op.100
– David MIGUEL: The Broken Note
– Vincent PERSICHETTI: Parable XIV, Op.127

Eliminatória

 a) Hugo MOREIRA: nova peça para trompete solo (ca.3 min.) – encomenda RTP-Antena 2 / Ed. Artway

b) Um concerto à escolha, entre os seguintes:

– Johann Friedrich FASCH: Concerto em ré maior
– Leopold MOZART: Concerto em ré maior
– Georg Philipp TELEMANN: Concerto em ré maior

c) Peça com piano à escolha, entre as seguintes:

– George ENESCU: Légende
– Jean FRANÇAIX: Sonatine pour Trompette et Piano
– Henri TOMASI: Triptyque

Final

a) Peça solo à escolha, entre as seguintes:

– Stanley FRIEDMAN: Solus
– Hans Werner HENZE: Sonatina
– Anthony PLOG: Postcards
– Allen VIZZUTTI: Cascades

b) Um concerto memorizado à escolha, entre os seguintes:

– Alfred DESENCLOS: Incantation, Thrène et Danse
– André JOLIVET: Concertino
– Eino TAMBERG: Concerto Nº1
– Henri TOMASI: Concerto

 

VIOLONCELO | NÍVEL SUPERIOR (2026)
Nota: não são aceites obras com recurso a meios eletrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.

Pré-Eliminatória (prova submetida por gravação áudio)

a) Johann Sebastian BACH: Prelúdio + um andamento de uma das três últimas Suítes para violoncelo solo

b) Luigi BOCCHERINI: uma Sonata (completa)

Eliminatória

a) Rose ROBERTS: What color is the light you see? (ca.3’) – encomenda RTP-Antena 2 / Ed. Artway

 b) Uma sonata (completa) à escolha, entre as dos seguintes autores:

– Ludwig van BEETHOVEN (excetuando as duas primeiras sonatas)
– Johannes BRAHMS
– Franz SCHUBERT

 c) Uma obra à escolha, entre as seguintes:

– Claude DEBUSSY: Sonata em ré menor
– Antonín DVORÁK: Rondo, Op.94
– Bohuslav MARTINU: Variações Rossini
– Igor STRAVINSKI: Suíte Italiana
– Piotr Ilyitch TCHAIKOVSKI: Pezzo Capriccioso, Op.62

Final

a) Uma obra (ou parte) da 2ª metade do século XX / século XXI (diferente das apresentadas nas fases anteriores do concurso) – duração máxima de 10 min.

b) Um concerto memorizado à escolha, entre os seguintes:

– Dmitri CHOSTAKOVITCH: Concerto Nº1 em mi bemol maior, Op.107
– Dmitri CHOSTAKOVITCH: Concerto Nº2, Op.126
– Antonín DVORÁK: Concerto em si menor, Op.104
– Edward ELGAR: Concerto em mi menor, Op.85
– Joseph HAYDN: Concerto em dó maior
– Joseph HAYDN: Concerto em ré maior
– Dmitri KABALEVSKY: Concerto Nº2, Op.77
– Fernando LOPES-GRAÇA: Concerto de Câmara
– Serge PROKOFIEV: Sinfonia Concertante
– Robert SCHUMANN: Concerto em lá menor, Op.129
– Piotr Ilyitch TCHAIKOVSKI: Variações sobre um tema rococó, Op.33

 

CATEGORIA B | MÚSICA DE CÂMARA – níveis médio e superior
Nota: não são aceites obras com recurso a meios eletrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.

Pré-Eliminatória (prova submetida por gravação áudio)

a) Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas.

Eliminatória

 a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha.

b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes.

c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes.

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre peças não são contabilizáveis como tempo de prova.

Final

 a) (alínea obrigatória) Uma obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos).

 b) (alínea obrigatória) Uma obra completa.

 c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes.

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre peças não são contabilizáveis como tempo de prova.

Observações:
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória.
– O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso.
– O repertório para as três provas deve proceder de obras originais.
– Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo.
– Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo.
Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador.
– O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio. Todos os agrupamentos que queiram apresentar repertório que exija qualquer esforço de produção que exceda os meios disponibilizados pelo PJM, deverão apresentar um rider técnico detalhado e um pedido de autorização à Direção do PJM antes de submeterem a sua candidatura online.

Nota: O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta em http://www.rtp.pt/antena2/obras-compositores/obras-paraconsulta_4390

 

CATEGORIA C | JAZZ COMBO
Nota: O PJM disponibilizará uma bateria, piano e vibrafone para a realização das provas. No entanto reserva o direito de limitar a admissão a formações cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio.

Pré-Eliminatória (prova submetida por gravação áudio)

a) Dois temas obrigatórios:

– Bye Bye Blackbird (Mort Dixon, Ray Henderson)
– Dolphin Dance (Herbie Hancock)

b) Um tema à escolha do grupo

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 15 minutos e um máximo de 20 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.

Eliminatória

a) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas de bebop):

– Anthropology (Charlie Parker)
– Donna Lee (Charlie Parker)
– Con rmation (Charlie Parker)
– Airegin (Sonny Rollins)
– Milestones (antigo) (Miles Davis)
– Smog Eyes (Lennie Tristano)
– Subconscious Lee (Lee Konitz)
– Dance of the In dels (Bud Powell)
– Ablution (Lennie Tristano)
– Hot House (Tadd Dameron)

b) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas com harmonias avançadas):

– Inner Urge (Joe Henderson)
– Fee-Fi-Fo-Fum (Wayne Shorter)
– Speak No Evil (Wayne Shorter)
– Moment’s Notice (John Coltrane)
– ESP (Wayne Shorter)
– The Sorcerer (Herbie Hancock)
– Joshua (Victor Feldman)
– Punjab (Joe Henderson)
– One Finger Snap (Herbie Hancock)
– Seven Steps To Heaven (Miles Davis)

c) Um tema à escolha do grupo.

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 25 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre temas não são contabilizáveis como tempo de prova.

Final

a) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas modais):

– So What (Miles Davis)
– Impressions (John Coltrane)
– Maiden Voyage (Herbie Hancock)
– India (John Coltrane)
– Passion Dance (McCoy Tyner)
– After the Rain (John Coltrane)
– Lonnie’s Lament (John Coltrane)
– Flamenco Sketches (Miles Davis)
– Milestones (novo) (Miles Davis)
– Freedom Jazz Dance (Eddie Harris)

b) Um tema escolhido entre a seguinte lista (compositores “modernistas”):

– Reincarnation of a Love Bird (Charles Mingus)
– Sue’s Changes (Charles Mingus)
– Fables of Faubus (Charles Mingus)
– GW (Eric Dolphy)
– Les (Eric Dolphy)
– Blues Connotation (Ornette Coleman)
– Turnaround (Ornette Coleman)
– Street Woman (Ornette Coleman)
– Four in One (Thelonious Monk)
– O Minor (Thelonious Monk)

c) Um tema original do grupo

d) Um tema à escolha do grupo

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre temas não são contabilizáveis como tempo de prova.

 

Para mais informações, contactar premiojovensmusicos@rtp.pt

 

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