3as feiras | 12h30 | 18h30 (repetição)
De Fevereiro a Dezembro de 2018
Um programa de Mário Cordeiro
Reflexões sobre a vida e o quotidiano
O que está para lá dos sentimentos?
E o que está para cá, dentro deles?
Sendo seres cada vez mais audiovisuais, confinados a conceitos como pragmatismo, operacionalidade, empreendimento, lucro, já sem falar de ganância, arrogância, desdém e menosprezo, falta-nos o espaço para refletir, pensar, contemplar, escutar, cultivar o gosto pelas palavras e pelo silêncio, admirar os outros, fruir a Natureza ou optar pela frugalidade, mesmo quando os tempos são adversos e nos entusiasmam ao narcisismo maligno do «quero tudo, já!», mesmo que a isso corresponda escravizar e espezinhar os outros.
Temos cinco (ou mais) sentidos. Devemos usá-los, desenvolvê-los, mimá-los.
Este programa pretende ser… o que for. Definição que não define nada, porventura, mas que, ao longo das semanas, o ouvinte entenderá.
Para lá de efemérides, acontecimentos, situações em que se justificará opinar, debater, falar, outra há em que apenas se discorre sobre um tema, pontuando-o com música e poesia, ou não seja, aquela, a arte perfeita e um ex-libris da Antena 2, e esta a expressão máxima do sentir, da cadência, da harmonia, da simplicidade com que se elaboram coisas complexas.
Espero que gostem tanto de ouvir este programa como eu de o fazer. Seres imperfeitos que somos, poderemos, no quotidiano, tentar aperfeiçoarmo-nos, mesmo que saibamos que, a cada passo que damos nessa direção, mais «portas e janelas» se abrem, e mais distantes ficamos da perfeição.
Mas aprendemos. Pensamos. Refletimos. Congeminamos. Contemplamos.
E assim descobrimos, mais e melhor, a pluralidade de vertentes, nossas e dos outros, e como, todos, nos complementamos… e sentimos. Com os Cinco Sentidos.
Mário Cordeiro