Temporada de Concertos Antena 2
21 fevereiro | 19h00
Auditório da Escola Secundária João de Barros
em Corroios, Seixal
Entrada gratuita
Inês Vaz
Recital de acordeão
Programa
Domenico Scarlatti – Sonata em Si menor K87, L33
Inês Vaz – Ítaca
Maurice Ravel – Prelúdio (de Le Tombeau de Couperin)
Modest Mussorgsky – Quadros de Uma Exposição
– Ballet dos Pintainhos nas suas Cascas
– Samuel Goldenberg e Schmuyle
– O Mercado de Limoges
Inês Vaz – Perpendicular
Carlos Paredes, arr. Inês Vaz – Movimento Perpétuo
Camille Saint-Saëns – Introdução e Rondo Capriccioso
Astor Piazzolla, arr. Inês Vaz – Adios Noniño
Inês Vaz – Timeless
Pétala é o título do segundo disco a solo de Inês Vaz, que é editado em breve. Dessa forma, este recital, preparado em exclusivo para a Antena 2, é como que uma viagem preambular, em torno de algumas das peças que fazem parte do mesmo.
Pétala, esse símbolo metafórico, frágil, delicado, que deambula por tempos passados, presentes, futuros…
E falando de passado, de um passado recente, reencontraremos algumas pétalas de Timeless Suite, o primeiro disco, que é também revisitado ao longo deste recital.
A Inês lança uma pétala que quase conseguimos tatear entre os dedos. Sugere-nos uma viagem que nos implica a escapar tanto mais para dentro, enquanto navegamos o que é de fora. Faz brotar distâncias interiores. Lança uma pétala: matéria frágil entre a aspereza dos dias. Convoca cor e forma, para logo de seguida a dissolver, como uma experiência que vivemos e somente a memória – essa frágil membrana de sensações – consegue amparar. Delicada e sensível esta forma de tecer pétalas com a ponta dos dedos, entre uma melodia que é sopro e fogo a esculpir emoções.
Ana Lázaro
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Inês Vaz | Nasceu em 1988, em Lisboa, iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos com José António Sousa, na Escola de Música Semibreve. Para além do estudo de Instrumento e Formação Musical com o seu professor, estudou também Música de Câmara com Paulo Jorge Ferreira.
Desde cedo foi distinguida com prestigiados prémios na área do acordeão, a solo e a nível de música de câmara. O seu percurso académico a nível musical foi sobretudo dedicado ao estilo clássico / contemporâneo, embora o seu crescente interesse pelo Jazz a tenha levado a estudar harmonia e improvisação com António Palma e Victor Prieto.
No seu percurso académico conta também com o curso de Ciências Farmacêuticas, concluído em 2011 no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz.
A versatilidade é uma das suas características mais marcantes.
Divide a sua vida entre o ensino de acordeão e piano, performance, composição e produção musicais.
Alguns dos seus projetos ativos são o duo instrumental Ciranda, com Gileno Santana (trompete), Velvet Quintet (acordeão e quarteto de cordas) e o concerto As 4 Estações de Vivaldi, em duo com o acordeonista Pedro Santos.
Já colaborou como solista com a Orquestra e Coro Gulbenkian, Camerata Atlântica. Colaborou e colabora com vários artistas, destacando-se Vitorino e Salvador Sobral.
O seu primeiro trabalho a solo chama-se Timeless Suite, editado pela Jugular Publishing em Novembro de 2021.
Participou em vários concertos de nível internacional, destacando-se apresentações ao vivo em Alemanha, Áustria, Canadá, Espanha, França, Inglaterra, Noruega, Suécia, Polónia, República Checa, Rússia e Taiwan.
Neste momento encontra-se a preparar o seu segundo disco a solo, com edição prevista no primeiro semestre de 2024.
É patrocinada pela marca Mengascini Accordions.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2