8 Janeiro | 19h00
Concerto de Ano Novo
Orquestra Gulbenkian | Elena Schwarz
Programa
Johann Strauss II – Explosions-Polka, op. 43
Léo Delibes – Les filles de Cadix
Johann Strauss II – Abertura da opereta Der Zigeunerbaron (O Barão Cigano)
Hans Christian Lumbye – Galope do Caminho-de-ferro a Vapor de Copenhaga
Giacomo Puccini – La Bohème: “Quando m’en vo”
Josef Hellmesberger Jr. – Elfenreigen (Dança dos Elfos)
Giacomo Puccini – Gianni Schichi: “O mio babbino caro”
Franz Lehár – Wilde Rosen (Chrysanthemum-Walzer)
Johannes Brahms – Dança Húngara nº 1
Franz Lehár – Giuditta: “Mein Lippen, sie küssen so heiß”
Johann Strauss II – No Belo Danúbio Azul, op. 314
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Alexandra Louro de Almeida, Zulmira van Holstein
Como solista de concerto, Siobhan Stagg interpretou: Um Requiem Alemão de Brahms, (Filarmónica de Berlim e maestro Christian Thielemann); Sinfonia Lírica de Zemlinsky, nos BBC Proms (Sinfónica da BBC e Simone Young); árias de concerto de Mozart, no Festival de Salzburgo e no Festival d’Aix-en-Provence (Ensemble Pygmalion e Raphaël Pichon); Quatro Últimas Canções de R. Strauss (Kristiansand Symfoniorkester e Nathalie Stutzmann); Missa Solemnis de Beethoven (Filarmonica del Teatro Comunale di Bologna e Asher Fisch); Nona Sinfonia de Beethoven (Sinfónica de Bamberg e Nathalie Stutzmann); Shéhérazade de Ravel (Sinfónica de Stavanger e Marc Soustrot); e Sinfonia nº 2 de Mahler (Filarmónica de Seul e Osmo Vänskä).
Em outubro de 2020 Siobhan Stagg foi nomeada Diretora do Melba Opera Trust Board, sendo a primeira bolseira a ocupar este lugar e também a primeira com funções diretivas a nível internacional.
Venceu o Concurso Princesa Astrid, na Noruega (2014), foi 2ª classificada no Concurso Jorma Panula, na Finlândia (2015) e foi distinguida pela Adami, em França (2016). Foi maestrina assistente de Mikko Franck na Filarmónica da Radio France, trabalhando em simultâneo com Marko Letonja na Sinfónica da Tasmânia e com Asher Fisch na Sinfónica da Austrália Ocidental. Em 2017, no Festival de Saint-Denis, substituiu Mikko Franck, tendo dirigido a 7ª Sinfonia de Bruckner.
Mais recentemente, dirigiu a Sinfónica de Trondheim, a Sinfonietta de Lausanne, a Orquestra de Cannes, a Sinfónica de Helsingborg, a Orquestra de Câmara de Paris, a Filarmónica de Liège, a Orquestra de Câmara de Lausanne e a Musikfabrik de Colónia.
No domínio da ópera, assistiu Mikko Franck em Madama Butterfly e Rigoletto, no festival Chorégies d’Orange, e Elektra, na Ópera Nacional de Paris. Assistiu também Kazushi Ono em O Anjo de Fogo de Prokofiev, no Festival d’Aix-en-Provence. Recentemente, participou no programa Dudamel Fellowship, desenvolvido pelo maestro Gustavo Dudamel e pela Filarmónica de Los Angeles.
Em cada temporada, a Orquestra Gulbenkian realiza uma série regular de concertos no Grande Auditório Gulbenkian, em Lisboa, em cujo âmbito tem tido ocasião de colaborar com alguns dos maiores nomes do mundo da música, nomeadamente maestros e solistas. Atua também com regularidade noutros palcos em diversas localidades do país, cumprindo desta forma uma significativa função descentralizadora. No plano internacional, por sua vez, a Orquestra Gulbenkian foi ampliando gradualmente a sua atividade, tendo até agora efetuado digressões na Europa, na Ásia, em África e nas Américas.
No plano discográfico, o nome da Orquestra Gulbenkian encontra-se associado às editoras Philips, Deutsche Grammophon, Hyperion, Teldec, Erato, Adès, Nimbus, Lyrinx, Naïve e Pentatone, entre outras, tendo esta sua atividade sido distinguida, desde muito cedo, com diversos prémios internacionais de grande prestígio. Lorenzo Viotti é o Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Gulbenkian. Giancarlo Guerrero é Maestro Convidado Principal.