26 Maio | 19h00
Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval
I Ocidente/Oriente legado sefardita
“A los baños dell amor, sola m’ire”
A los Baños dell Amor
Cancionero Musical del Palacio, Biblioteca del Palacio Real, Madrid circa 1470/1520
Si Verías A La Rana
Canção Tradicional Sefardita, c. séc. XV, recolhida por Moshe Shaul, 1929-
“Porque Llorax blanca niña”, “Morenica a mi me llaman”[Instrumental] e “Morena Me Llaman”
Romances in Cancioneiro Sefardita Espanhol (1510)
II A Oriente: Turquia
“Va por el mar de Levante, Tal que temblaba Turquía”
Makam Rast «Murass’a» Usul Duyek [Instrumental]
Tradicional Turca, Manuscrito Dimitri Cantemir (1673-1723)
Üsküdar’a Gider İken
Tradicional Turca / Melodia Diáspora Sefardita
III A Ocidente: Cantigas da virgem e da terra
“O virgo splendens”
Nembresette, Madre de Deus
Cantiga de Santa Maria 421, Alfonso X
Flavit auster flatu [Instrumental]
Codex Huelgas
Par Deus, non e mui sen guisa
Cantiga de Santa Maria 316, Alfonso X
Cantiga de Ceifa [instrumental]
Tema Tradicional Penha Garcia/Portugal
[recolha de Michel Giacometti em Penha Garcia Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Portugal, 1970]
Coro das Maçadeiras
canto de trabalho de Póvoa de Lanhoso – PT
[Cancioneiro Minhoto de Gonçalo Sampaio 1943]
Senhora do Almurtão
Tema Trad.Beira-Baixa/Portugal
[Recolhido por Rodney Gallop], (1960)
Cantiga de Santa Maria 105, 249, 77, 119
Alfonso X [Instrumental]
Rosa das Rosas
Cantiga de Santa Maria 10, Alfonso X
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís,Cristina do Carmo
Ganha novo fôlego em 2018/2019, com o projeto “Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval”, cofinanciado pelo Ministério da Cultura de Portugal / Direção Geral das Artes, com concertos na Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira, Igreja Matriz de Monsanto em Idanha-a-Nova, Casa da Música no Porto e Festival Percursos da Música em Ponte de Lima.
Organiza, desde Novembro 2019, em parceria com o Município de Idanha-a-Nova, um encontro anual de artistas da Bacia do Mediterrâneo, que homenageiam o património musical de raiz Mediterrânica e/ou Medieval, de raiz escrita e oral, em particular com a tradição dos adufes (pandeiros quadrados). Para a 2ª Edição em Novembro 2020, e na sequencia da pandemia global, o encontro reduz o seu formato, adaptando ao espaço virtual, propondo uma residência artística de criação com a perspética histórica interpretativa de Maurício Molina (Curso Medieval de Besalu / City University of New York) e o músico José Alberto Gomes (Sonoscopia / Porto), propondo um novo olhar sobre a obra medieval O Canto da Sibila, na tradição das sibilas, com o texto em latim “Judicii Signum: tellus sudore madescet”.
Em 2020, apresentam-se com novo percussionista, Laurent Sauron, com concertos no Festival Internacional de Guitarra de Lagoa e Dias d’As Virgens Negras, Vila do Bispo, Setembro 2020. Prepararam um projeto único com o mestre da Gaita Galega Carlos Nuñez, sobre Cantigas Sacras Galaico-Portuguesas, onde exploram o universo das Cantigas de Santa Maria, de Alphonso X, estreado dia 11 de Outubro 2020, na Catedral de Tui, no âmbito do International Keyboard Festival [IKFEM] Tui, Galiza.
Para 2021, têm prevista circulação nacional e internacional do projeto Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval, apresentando-se no Museu do Oriente, Lisboa (Concerto Antena 2), Lisboa; Casa de Portugal | André de Gouveia da Cité Internationale Universitaire de Paris, França; Fusos – Festival de Fusões Artísticas, Alte, Loulé; Sinagoga Bet Israel em Esmirna [Turquia], em parceria com a Embaixada de Portugal em Ancara e The Jewish Community Foundation of Izmir; Terras de Sefarad em Bragança [Portugal] e Gaia World Music / curadoria Galandum Galundaina.
Daniela Tomaz | Inicia os seus estudos musicais em 1990 no Conservatório Regional de Gaia como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2008 prossegue com os estudos musicais no Departamento de Música Antiga da Hogeschool voor de Kunsten Utrecht (HKU), Países Baixos, sob orientação de Heiko ter Schegget em Flauta de bisel e Wilbert Hazelzet em Traverso, graduando-se em Abril de 2012 Cum Laude.
Mariana Fabião | Natural do Porto, nasceu em 1991. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto onde concluiu o curso de canto, sob orientação de Palmira Troufa, e o curso complementar de contrabaixo, com a classificação máxima, na classe de Jean-Marc Faucher. Prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, tendo terminado a licenciatura em canto, como aluna de António Salgado. Ao abrigo do programa Erasmus, estudou no Pole Supérieur de Paris Boulogne Billancourt, na classe de Anne Constantin, com quem prolongou os seus estudos. Atualmente, continua o seu trabalho de aperfeiçoamento vocal sob orientação de Myriam de Aranjo.
Sérgio Calisto | Natural do Porto. É músico freelancer e professor de violoncelo. É licenciado em Educação Musical – Violoncelo, pela Universidade de Aveiro. Estudou Violoncelo com José. A. Pereira de Sousa e Jan Kuta e música de câmara com António Chagas Rosa e Fausto Neves.
Laurent Sauron | Músico francês licenciado em Percussão pelo Pôle Supérieur d’Enseignement Artistique (Pôle sup’93). De formação clássica, especializa-se em Percussão Histórica frequentando estágios sob a orientação de Michel Laplénie, Christophe Coin, Roger Norrington, Leonardo Garcia Alarcon e Orquestra Barroca de Jovens Francesa (OFJB).