A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza em 2017 a 31ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), nos seguintes níveis e modalidades:
Categoria A
Solistas | Nível Médio
– para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1998 (clarinete) ou nascidos a partir de 01 de outubro 1996 (contrabaixo).
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.
– Clarinete
– Contrabaixo
Solistas | Nível Superior
– para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1991 (trompa, violino e viola dedilhada) ou nascidos a partir de 01 de outubro 1990 (tuba);
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
– Trompa
– Tuba
– Violino
– Viola dedilhada (Guitarra)
Categoria B:
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Médio
– para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1998
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Superior
– para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1991
Categoria C:
Canto (solistas)
– para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1989
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação)
a) Heinrich SUTERMEISTER: Capriccio
b) Gaetano DONIZETTI: Concertino para Clarinete em Sib Maior
ELIMINATÓRIA
a) Pedro Lima SOARES: nova obra – Encomenda PJM – Antena 2
b) Niels GADE: Peças de Fantasia, Op. 43
c) Uma obra à escolha entre:
– Charles-Marie WIDOR: Introdução e Rondo, op.72
– Gioacchino ROSSINI: Introdução, tema e variações
– Ernst CHAUSSON: Andante e Allegro
– Andre MESSAGER: Solo de Concurso
– Carl Maria von WEBER: Concertino em Mib Maior, Op.26
– Francis POULENC: Sonata para clarinete e piano
FINAL
a) Uma obra (completa) para clarinete solo de um compositor português
(duração máxima de 10 minutos)
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
– Carl Maria von WEBER: Concerto nº1 em Fá menor, Op. 73
– Karol KURPINSKI: Concerto em Si b Maior
– Louis SPOHR: Concerto nº 1, op. 26
– Saverio MERCADANTE: Concerto em Si b M
– José Avelino CANONGIA: Concerto nº3 em Mi bemol Maior
(Prova submetida por gravação)
a) Um estudo à escolha do candidato – dos “57 estudos de Storch – Hrabe”
b) Uma peça à escolha entre:
– Hans FRYBA – prelude ou Gavotte
– Giovanni BOTTESINI – Elegie ou Reverie
ELIMINATÓRIA
a) Pedro FINISTERRA: nova obra – Encomenda PJM – Antena 2
b) Uma obra à escolha entre:
– Henry ECCLES – Sonata (dois andamentos contrastantes)
– J. S. BACH – Sonatas para Viola da Gamba (dois andamentos contrastantes)
– W. de FESH – Sonatas (dois andamentos contrastantes)
c) Uma obra virtuosa à escolha entre:
– Giovanni BOTTESINI – Sonambula, Tarantela, Capriccio di Bravura ou Allegro alla Mendelssohn
– Reinhold GLIÉRE – peças Op. 9 (Intermezzo e Tarantela) ou Op. 32 (Preludio e Scherzo)
– A. DESENCLOS – Ária e Rondo
FINAL
a) Uma obra dos sécs. XX-XXI, à escolha entre:
– Luciano BERIO – Psy
– Hans Werner HENZE – Serenade
– David ELLIS – Sonata
b) Um concerto memorizado, à escolha entre:
– Carl Ditters von DITTERSDORF – Concerto nº 2 para Contrabaixo e Orquestra
– Johann Baptist VANHAL – Concerto para Contrabaixo e Orquestra
– Giovanni BOTTESINI – Concerto nº 2 para Contrabaixo e Orquestra
– Sergei KOUSSEVITSKY – Concerto para Contrabaixo e Orquestra, Op. 3
– Lars-Erik LARSSON – Concertino nº 11 para Contrabaixo e Cordas , Op. 45
TROMPA | NÍVEL SUPERIOR
– Trygve MADSEN: Sonata para Trompa e Piano op. 24 (1º e 3º andamento)
d) Uma das seguintes obras à escolha:
– Jirí PAUER: Concerto (1º andamento)
– Johann Christoph SCHUNCKE: Concertino (1º andamento)
– Luís CARVALHO: Hornpipe para Trompa Solo
– Heinz HOLLIGER: Cynddaredd – Brenddwyd (Fury – Dream)
– Olivier MESSIAEN: Appel Interstellaire
– Esa-Pekka SALONEN: Concert Étude
– Jörg WIDMANN: Air
– Peter Maxwell DAVIES: Sea Eagle
(prova submetida por gravação)
a) obra com piano
– Alexander LEBEDEV: Concerto in One Movement (Edition Musicus 1960/ http://www.hickeys.com/ )
b) obra para tuba solo
– Erland von KOCH: Monolog Nº 9 (Carl Gehrmans Musikforlag)
ELIMINATÓRIA
a) António B. SÁ-DANTAS: Vocação, Encomenda PJM – Antena 2
b) uma obra à escolha entre:
– Juras FILAS:
Sonata (Editions BIM)
– Anthony PLOG: Tuba Sonata (Editions BIM)
– Bruce BROUGHTON: Sonata (Master Music Publications)
– Paul HINDEMITH: Sonata (Schott Music Verlag)
– Carlos AZEVEDO: XL – três andamentos para tuba e piano (Editions BIM)
– Luís CARDOSO:
Entia Imaginaria II (www.luiscardoso.com )
– Antonio PINHO VARGAS: Dois Andamentos em forma de Sonata (AVA Musical Editions)
– Ivan JEVTIC: Balkan’s Ayers Rock (Editions BIM)
c) uma obra à escolha entre:
– Jerry GRANT: Rhythming with Airs and Hammers (www.nujazzalternative.com )
– Alex WILDER: Sonata for Tuba and Piano (Hall Leonard /Margun Music)
– Andy ÉMLÈR: Tubastone Nº 1 (Feeling Musique)
– Daniel SCHVETZ: Moderato Tangabile (AVA Musical Editions)
– Bruce BROUGHTON: Turbulence (Brubel Music)
– Lasse AEROLA: Amorous Play (FIMIC)
– Didier GORET: Souffles (Delatour France/ http://www.di-arezzo.fr)
– Timothy HIGGINS: Cafe Velocio (www.415-music.com )FINAL
a) uma obra a solo à escolha entre:
– Krzysztof PENDERECKI: Capriccio (Schott Musik Verlag)
– William KRAFT: Encounters II (Editions IM)
– John STEVENS: Remembrance (Editions BIM)
– Henrik COLDING-JORGENSEN: Boast (Edition-S)
– Edward GREGSON: Alarum (Novello)
– John KENNY: Sonata for Contrabass Trombone/Tuba (1º and.) (Warwick)
– François THUILLIER: Rebellion (Feeling Musique)
b) obra obrigatória (memorizada):
– Ralph Vaughn WILLIAMS: Concerto for Bass Tuba (Oxford Press)
VIOLINO | NÍVEL SUPERIORPRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação)
a) Um estudo à escolha entre:
– Niccolo PAGANINI: Caprichos, Op. 1
– Jacob DONT: Op .35
– Henryk WIENIAWSKI: L’Ecole Moderne, Op. 10
– Henryk WIENIAWSKI: Études-Caprices, Op. 18
b) De Johann Sebastian Bach, interpretar:
– Dois andamentos contrastantes das Sonatas e Partitas para Violino Solo
– ou Chaconne da 2ª Partita para Violino Solo (BWV 1004)
– ou Uma Fuga à escolha do candidato
ELIMINATÓRIA:
Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração aproximada de 40 minutos.
a) João COSTA: Retorno – Encomenda PJM Antena 2
b) Wolfgang Amadeus MOZART:
Um 1º andamento com cadência, de um dos seguintes concertos:
– Nº 1 em Sib Maior, KV 207
– Nº 3 em Sol Maior, KV 216
– Nº 4 em Ré Maior, KV. 218
– Nº 5 em Lá Maior, KV 219
c) Dois andamentos de Sonata com piano, à escolha entre:
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº 1
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº 2
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº 3
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº 4
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº 5
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº 6
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº 7
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº 8
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº 9
– Ludwig van BEETHOVEN: Nº 10
– Johannes BRAHMS: Nº 1
– Johannes BRAHMS: Nº 2
– Johannes BRAHMS: Nº 3
– Robert SCHUMANN: Sonata Nº 1 em Lá m, Op. 105
– Robert SCHUMANN: Sonata Nº 2 em Ré m, Op. 121
– Robert SCHUMANN: Sonata Nº 3 em Lá m, WoO 2
– Richard STRAUSS: Sonata em Eb M, Op. 18
– Sergei PROKOFIEV: Sonata Nº 1 em Fá m, Op. 80
– Sergei PROKOFIEV: Sonata Nº 2, em Ré M, Op. 94 bis
– Camille SAINT-SÄENS: Nº 1 em Ré m, Op. 75
– Gabriel FAURÉ: Sonata Nº 1 em Lá M, Op. 13
– Cesar FRANCK
– Luiz de FREITAS BRANCO: Sonata Nº 1
– Luiz de FREITAS BRANCO: Sonata Nº 2
– George ENESCU: Nº 2 em Fá m, Op. 6
– Guillaume LEKEU
– Maurice RAVEL: Sonata Nº 2 em Sol M, Op. 77
– Claude DEBUSSY
– Francis POULENC: Sonata Op. 119
– Karol SZYMANOWSKI: Sonata em Ré m, Op. 9
– Bela BARTÓK: Sonata Nº 1 Op. 21 Sz. 75 (1921)
– Bela BARTÓK: Sonata Nº 2, Sz 76 (1922)
– Paul HINDEMITH: Sonata Nº 2 em Ré Maior, Op. 11
d) Uma peça à escolha entre:
– Camille SAINT-SÄENS: Introdução e Rondo Capriccioso, Op. 28
– Piotr I. TCHAIKOVSKY: Valse-Scherzo, Op. 34
– Franz WAXMAN: Fantasia Cármen
– Maurice RAVEL: Tzigane, Rapsódia de Concerto para Violino e Orquestra
– Pablo de SARASATE: Fantasia do Concerto Carmen, Op. 25
– Henryk WIENIAWSKI: Polonaise de Concerto Nº 1, Op. 4
– Henryk WIENIAWSKI: Souvenir de Moscovo, Op. 6
– Henryk WIENIAWSKI: Polonaise Brillante em Lá M, Op. 21
– Antonio BAZZINI: La Ronde des Lutins, Op. 25
– Franz SCHUBERT: Rondo Brillant em Si menor, Op. 70 (D895)
– Robert SCHUMANN: Fantasia em Dó M, Op. 131
– Eugène YSAYE: Uma das seis Sonatas para Violino Solo, Op. 27
– Eugène YSAYE: Caprice d’Après L’Étude en Forme de Valse de Saint-Säens
– Karol SZYMANOWSKI: Nocturne et Tarentelle, Op. 28
– Karol SZYMANOWSKI: Três Mitos, Op. 30
– Karol SZYMANOWSKI: Três Caprichos de Paganini, Op. 40
FINAL:
a) Uma obra (ou parte) composta na 2ª metade do séc. XX / séc. XXI, para violino solo ou violino com piano – duração entre 5 e 15 minutos.
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre:
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 61
– Johannes BRAHMS: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 77
– Max BRUCH: Fantasia Escocesa, para Violino e Orquestra, Op. 46
– Piotr I. TCHAIKOVSKY: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 35
– Edouard LALO: Sinfonia Espanhola, para Violino e Orquestra, Op. 21
– Niccoló PAGANINI: Concerto para Violino e Orquestra Nº 1 em Mi bemol Maior, Op. 6
– Niccoló PAGANINI: Concerto para Violino e Orquestra, Nº 2 em Si menor, Op. 7
– Niccoló PAGANINI: Concerto para Violino e Orquestra Nº 4 em Ré menor
– Jean SIBELIUS: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 47
– Richard STRAUSS: Concerto para Violino e Orquestra em Ré menor, Op. 8
– Alexander GLAZUNOV: Concerto para Violino e Orquestra, Op. 82
– Luiz de FREITAS BRANCO: Concerto para Violino e Orquestra, em Ré Maior
– Sergei PROKOFIEV: Concerto Nº 1 em Ré Maior, Op. 19
– Sergei PROKOFIEV: Concerto Nº 2 em Sol menor, Op. 63
– Bela BARTÓK: Concerto para Violino e Orquestra (1938)
– Alban BERG: Concerto “À Memória de um Anjo”
– Dimitri CHOSTAKOVICH: Concerto para Violino e Orquestra Nº 1 em Lá menor, Op. 77
– Dimitri CHOSTAKOVICH: Concerto para Violino e Orquestra Nº 2 em Dó sustenido menor, Op. 129
– Camille SAINT-SAËNS: Concerto para Violino e Orquestra Nº 3, em Si menor Op. 61
– Henri VIEUXTEMPS: Concerto para Violino e Orquestra Nº 4, em Ré menor, Op. 31
– Henri VIEUXTEMPS: Concerto para Violino e Orquestra Nº 5, em Lá menor, Op. 37
– Henryk WIENIAWSKI: Concerto Nº 1 em Fá# m, Op. 14
– Igor STRAVINSKY: Concerto em Ré
– Carl NIELSEN: Concerto para Violino, Op. 33
– William WALTON: Concerto para Violino
VIOLA DEDILHADA (Guitarra clássica) | NÍVEL SUPERIORPRÉ-ELIMINATÓRIA
(Prova submetida por gravação)
a) Fernando SOR: Andante Largo, Op. 5, nº 5 (edição recomendada Tecla Editions)
b) Heitor VILLA-LOBOS: Um estudo à escolha do candidato (e.r. Max Eschig)
c) Uma obra à escolha do candidato de Francisco TÁRREGA, Agustín BARRIOS, Giulio REGONDI ou Kaspar MERTZ (edição à escolha)
ELIMINATÓRIA
a) Inés BADALO: Policromia Vidrada, Encomenda PJM – Antena 2
b) Uma Sonata completa (livre escolha do candidato)
c) Uma obra dos sécs. XX-XXI (diferente das apresentadas na Pré-eliminatória)
A duração total da prova é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30 minutos.
a) Manuel de Falla – Hommage pour le tombeau de Debussy (e.r. Chanterelle)
b) Um concerto à escolha entre os seguintes:
– Mario CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto Op. 99 (Schott)
– Mario CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto Op. 160 (Schott)
– Joaquín RODRIGO: Concierto d’ Aranjuez (e.r Ediciones Joaquín Rodrigo)
– Joaquín RODRIGO: Concierto para una Fiesta (e.r. Schott)
– Manuel M. PONCE: Concierto del sur (Schott)
– Heitor VILLA-LOBOS: Concerto (Editions Max Eschig)
– Leo BROUWER: Concerto Nº 3 “Elegiaco” (e.r. Max Eschig)
– Sérgio AZEVEDO: Concertino para guitarra e pequena orquestra (AVA Editions)
– Leo BROUWER: Concerto Nº 5 “Helsinki” (Bèrben)
– Stephen GOSS: Guitar Concerto (Doberman Yppan)
CATEGORIA B – MÚSICA DE CÂMARA | Níveis Médio e Superior
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação áudio)
Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipuladoELIMINATÓRIA
a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha
b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
FINAL
a) Uma obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos)
b) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Observações:
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
– O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
– O repertório para as três provas deve proceder de obras originais
– Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo
– Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador
Nota (1): O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta no site do PJM
Nota (2): O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio
CATEGORIA C – CANTO (SOLISTAS) | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação)
a) Um lied (*) à escolha
b) Uma ária de ópera à escolha
Nota: as provas têm de ser cantadas em dois idiomas diferentes
(*) O termo lied é entendido na sua acepção mais abrangente, podendo os candidatos interpretar canções em diferentes idiomas
ELIMINATÓRIA
a) Nuno COSTA: Instrepere II (versões para soprano/mezzo; tenor; barítono) – Encomenda PJM – Antena 2
b) Um lied à escolha
c) Uma ária de oratória à escolha
d) Uma ária de ópera à escolha
Notas:
– As provas têm de ser cantadas em três idiomas diferentes
– A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 25 minutos
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória
FINAL
a) Dois lieder à escolha (pelo menos um dos sécs. XX/XXI)
b) Uma ária de oratória à escolha
c) Uma ária de ópera até ao séc. XIX (inclusive)
d) Uma ária de ópera dos sécs. XX/XXI
Notas:
– As provas têm de ser cantadas em quatro idiomas diferentes, incluindo o português
– A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 30 minutos
– O repertório da Final não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso