Temporada de Concertos Antena 2
7 outubro | 19h00
Auditório do Museu do Oriente
Entrada gratuita
Tintinnabulum ou ‘O som dos sinos’
Sérgio Azevedo | Recital de piano
Programa
Tintinnabulum ou ‘O som dos sinos’
Franz Liszt (1811-1886)
– O sino soa
– Canção do berço
Modest Mussorgski (1839-1881)
– Promenade 2
– O velho castelo
– Catacumbas
Edvard Grieg (1843-1907) – Tocam os sinos
Jean Sibelius (1865-1957) – Cena de Inverno
Aaron Copland (1900-1990)
– Por um caminho rural
– Música de domingo à tarde
……
Erik Satie (1866-1925) – Prelúdio de O Filho das Estrelas
Arvo Pärt (1935)
– Para Alina
– Espelho sobre Espelhos
……
Sérgio Azevedo (1968) – Peças de Sinos [estreia]
1. Campane
2. Jubilate
3. Sinos distantes
4. Sinos através da neblina
5. Sinos de Natal
6. Sinos ao entardecer
7. Tintinnabulum
8. A rebate
9. Sinos para Georgia O’Keeffe
10. Paisagem com sinos
Tintinnabulum
Embora a imitação de sinos surja quase nos primórdios da música erudita europeia, e se encontrem até exemplos mais tardios em instrumentos improváveis, como o violino, é com o piano romântico e moderno que a música baseada ou inspirada pela sonoridade rica em harmónicos dos sinos verdadeiramente nasce. Os sons graves do piano, bem como a enorme extensão e a possibilidade de deixar os sons a ressoar com o pedal de sustentação deram ao piano moderno – o que surge e é aperfeiçoado com a geração romântica de Chopin e Liszt – possibilidades acústicas inauditas. Também a evolução da harmonia irá facilitar abordagens mais realistas à complexa mistura de harmónicos de um sino. Não por acaso, não é esta uma sonoridade que se encontre facilmente em Mozart, Beethoven ou até mesmo Schubert.
Este recital, tocado sem interrupções exceto no fim de cada um dos 3 blocos programáticos, propõe assim três momentos ‘tintinnabulum’: os sinos da geração romântica e nacionalista, de Liszt a Copland, os sinos místicos de Satie e Part, e, a finalizar, a estreia de uma série de peças de Sérgio Azevedo intitulada Peças de Sinos, nas quais a evocação romântica é revisitada através de uma linguagem musical dos nossos dias.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Sérgio Azevedo | Compositor, pianista e musicólogo.
Nasceu em Coimbra, Portugal, em 1968. Estudou com Fernando Lopes-Graça na Academia de Amadores de Música e na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com Christopher Bochmann e Constança Capdeville, onde concluiu o Curso Superior de Composição com nota máxima. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais, entre os quais o United Nations Prize e o Prémio Autores (SPA) de 2010, e as suas obras são regularmente encomendadas e tocadas por prestigiosos intérpretes e orquestras, estando presentes em cerca de 60 CDs’.
Publicou três livros, A Invenção dos Sons, Olga Prats – Um Piano Singular, e Christopher Bochmann: Sem música a vida seria um erro. Escreve ainda para The New Grove Dictionary of Music and Musicians e desde 1993 tem criado programas com centenas de episódios para a RTP / Antena 2. Orienta desde 2021 dois cursos sobre música clássica e música de cinema na Fundação Calouste Gulbenkian.
Sérgio Azevedo é Doutorado pela Universidade do Minho e, desde 1993, Professor do Curso de Composição da ESML. Enquanto pianista tem-se dedicado desde 2021 a tocar a sua música e a de outros compositores, nomeadamente a música romântica, moderna e contemporânea, incluindo nesta a música de cinema e minimal.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2