Temporada de Concertos Antena 2
Ciclo PortugalSom
em parceria com a Direção Geral das Artes e a ESML
14 outubro | 19h00
Auditório Vianna da Motta da
Escola Superior de Música de Lisboa | PortugalSom
Entrada gratuita
Lucinda Gerhardt / Piotr Pereverzev | Rita Álvaro / Francisco Sassetti
Canciones Españolas Antíguas / Música Portuguesa para Canto e Piano
Lucinda Gerhardt / Piotr Pereverzev
Lucinda Gerhardt, meio soprano
Piotr Pereverzev, guitarra
Rita Álvaro / Francisco Sassetti
Rita Álvaro, soprano
Francisco Sassetti, piano
Lucinda Gerhardt / Piotr Pereverzev
Programa
Canciones Españolas Antíguas – Recolhidas e harmonizadas por F. García Lorca
Federico García Lorca
Anda jaleo
Los cuatro muleros
Las tres hojas
Los Mozos de Monleón
Las morillas de Jaén
Sevillanas del siglo XVIII
El Café de Chinitas
Nana de Sevilla
Los pelegrinitos
Zorongo
Romance de don Boyson
Los reyes de la baraja
La Tarara
Rita Álvaro / Francisco Sassetti
Programa
Música Portuguesa para Canto e Piano
Vianna da Motta
– Amores, amores (poema de João de Deus)
– Canção Perdida (poema de Guerra Junqueiro)
– Pastoral (poema tradicional)
– Olhos negros (poema de Almeida Garrett
– Lavadeira e Caçador (poema de João de Deus)
Alexandre Rey Colaço – Um fado de Coimbra (poema tradicional)
Arthur Napoleão – Se tu me amasses (poema de Guimarães Júnior)
Francisco de Lacerda
– Não morreu nem acabou
– Tenho tantas saudades
– Quero cantar, ser alegre
Notas de Programa
1. Federico Garcia Lorca (1898-1936) foi um dramaturgo, poeta, literato e ensaísta espanhol, uma personalidade fascinante do século XX, que morreu no auge das suas capacidades criativas, vítima da Guerra Civil Espanhola. Neste recital é apresentada uma faceta deste artista que é porventura menos conhecida: a de músico amador e etnomusicólogo.
Tendo tido formação musical desde tenra idade, Lorca acaba por decidir não prosseguir os seus estudos de piano, e dedicar-se à escrita. No entanto, a paixão pela música nunca o abandonou, em particular a paixão pela música popular espanhola. Durante a década de 1920, Lorca dedicou-se à recolha da música popular em toda a Espanha, mas em particular na Andaluzia, terra que o viu nascer.
Nas canções deste recital, harmonizadas por Lorca, incluem-se canções de origem medieval (Las morillas de jaén, Romance de don Boyso), e canções populares propriamente ditas, na sua maioria andaluzas (Anda jaleo, Los cuatro muleros, Los mozos de Monleón, Sevillanas del siglo XVIII, Zorongo, entre outras).
Em 1931 Lorca gravou estas canções com a famosa cantora e bailarina La Argentinita, vários discos que tiveram grande aceitação pelo público tanto em Espanha como na América Latina. Temos a sorte de ter acesso a estes documentos históricos, relevante para a interpretação das canções.
Originalmente harmonizadas para piano e voz, foram transcritas para guitarra e voz, versão que é apresentada hoje. No século passado, Teresa Berganza divulgou amplamente este repertório, sendo a sua outra interpretação de referência, com o guitarrista Narciso Yepes.
2. Neste recital, a jovem soprano Rita Álvaro juntamente com o pianista Francisco Sassetti apresentam um programa focado na música portuguesa do final do século XIX e início do século XX. Com este recital, buscam dar visibilidade a algum do repertório lírico português, destacando compositores e obras que marcaram esse período crucial na música nacional como Vianna da Motta e Francisco Lacerda. A performance promete ser uma oportunidade única para apreciar e valorizar a riqueza do património musical português.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Reinaldo Francisco
Lucinda Gerhardt | Licenciada em canto na Escola Superior de Música de Lisboa, Lucinda Gerhardt fez mestrado em Interpretação de Música Antiga, na Universidade Autónoma de Barcelona/Escola Superior de Música da Catalunha, tendo apresentado a sua tese final de mestrado sobre a música vocal ibérica de início do séc. XVIII. Frequenta presentemente o mestrado em ensino na Escola Superior de Música de Lisboa.
Colaborou como solista com vários agrupamentos, como a Capela Real, o Moscow Piano Quartet, o ensemble América Antiga, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, a Orquestra Anam Camerata, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra Clássica do Sul e a Orquestra Gulbenkian.
As suas apresentações públicas como solista incluem o Messias de Händel, o Requiem de Mozart, a Missa In tempori belli de Josef Haydn, cantatas de J. S. Bach, Stabat Mater de Arvo Pärt, Dido e Eneias, de Henry Purcell (Spirit), o Combattimento di Tancredi e Clorinda, de Claudio Monteverdi (Clorinda), As Bodas de Figaro, de Mozart (Cherubino), Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini (La Vecchia) e Beaumarchais, de Pedro Amaral (Rosina).
Na área da musicologia, participou no Encontro de Investigação em Música (ENIM) 2016 com uma comunicação sobre A cantata humana para voz solista na Península Ibérica no primeiro quartel do século XVIII. Publicou um artigo sobre o mesmo tema na Revista Portuguesa de Musicologia (volume 5/2 – 2018).
Membro do Grupo Vocal Olisipo, apresentou-se em numerosos concertos em Portugal, Canadá, Itália, França, Espanha e Singapura. É membro do Coro Gulbenkian.
Piotr Pereverzev | Guitarrista clássico com 13 anos de formação profissional. Toca também, guitarra elétrica, trabalha na produção de eventos e montagem de palcos.
Estuda na Escola Superior de Música de Lisboa/Licenciatura em Música; após a conclusão do 1° ano com sucesso, segue no 2° ano, com ambições crescentes. Trabalha regularmente nas atividades artísticas desenvolvidas pela família. Participou em inúmeros concursos nacionais e internacionais de guitarra clássica (Rússia, Portugal), ocupando os lugares mais privilegiados.
Rita Martins Álvaro | Nascida em 2004, soprano, natural de Santa Comba Dão, Viseu, iniciou os seus estudos musicais em 2010 na Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense em Flauta Transversal e em 2014 prosseguiu o estudo deste mesmo instrumento no Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), onde concluiu o 5º grau em 2019.
Associado aos estudos musicais em 2017 decide entrar para a classe de Teatro Musical do CMAD onde leva a cena vários musicais com direção musical de Artur Guimães, encenação de Rafael Barreto e coreografia de Catarina Alves.
Também no CMAD, em 2019, ingressou no Curso Articulado de Música na modalidade de Canto Lírico, com Luís Rendas Pereira onde concluiu o 8º grau em 2022. Ainda em 2022 matricula-se na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) na classe de Armando Possante. De momento encontra-se de ERASMUS em Madrid na Escuela Superior de Canto de Madrid (ESCM) onde concluirá o terceiro e último ano de licenciatura na classe de canto de Elena Muñoz e de Repertório vocal de Ricardo Francia.
Na vertente de solista participou em vários concursos nacionais e internacionais tais como CMICA – Concurso Internacional de Música Cidade de Almada, Concurso Nacional Cidade de Gaia e Concurso Setúbal Voz para Jovens Cantores de Ópera, saindo sempre galardoada dos mesmos. Também participou em vários espetáculos organizados pela Trigo Limpo ACERT- Associação Cultural e Recreativa de Tondela dirigidos por José Rui Martins destacando o projeto Circo Musicado – um espetáculo multidisciplinar que explora o espaço ao ar-livre, criando momentos surpreendentes onde a música interpretada ao vivo dialoga com as disciplinas circenses.
Integra vários ensembles com o Coro Ricercare (dirigido pelo maestro Pedro Teixeira), o Coro Magnus D’Om (dirigido por Luís Rendas), o Coro de Câmara da Esml (dirigido pelo maestro Paulo Vassalo), entre outros. Também já foi convidada para reforçar o coro Coimbra Vocal num concerto com a Orquestra Clássica do Centro dirigido pelo maestro Sérgio Alapont e também para reforçar o coro CMAD onde participou em projetos como Carmina Burana – Carl Orff e também A Sinfonia n.° 9 em ré menor, op. 125, Coral – Ludwig van Beethoven, estes concertos foram acompanhados pela Orquestra Filarmonia das Beiras e dirigidos pelo maestro Luís Carvalho. Além disso fez parte do Coro Participativo da Gulbenkian de 2024 dirigido pelos maestros José Eduardo Gomes, Sérgio Fontão, Joana Nascimento e Fátima Nunes. Também fez parte do coro Operafest 2024 levando ao palco a dupla verista Cavalleria Rusticana & Pagliacci, duas das mais extraordinárias óperas de sempre numa magnífica produção, marcando a estreia em Portugal de uma das mais celebradas vozes de tenor da atualidade, Andeka Gorrotxategi, com encenação de Mónica Garnele e direção musical de Osvaldo Ferreira.
Francisco Sassetti | Natural de Lisboa, iniciou os estudos musicais com Maria Fernanda Costa. Estudou ainda com Dinorah Leitão, Maria Antoinette Levécque de Freitas Branco, e, durante 6 anos, com a pianista Tânia Achot, na Escola Superior de Música de Lisboa. Obteve o mestrado em piano performance (1995) na classe de Eugene Pridonof na Universidade de Cincinnati (EUA).
Francisco Sassetti tem-se destacado como um dos principais pianistas acompanhadores portugueses nos últimos 30 anos. Tendo iniciado a carreira de concertista em 1998, no Teatro S. Luiz em Lisboa, já se apresentou com a maior parte dos principais cantores nacionais, por todo o país, nos Açores e ainda em Espanha, França, Bélgica, EUA, Alemanha e Uruguai.
Apresentou-se com a Orquestra Sinfonietta, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Filarmonia das Beiras e com os Coros: Regina Coeli, o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, Coral Luísa Todi, Coral O Tempo Canta, Coro Ricercare, Coral Lisboa Cantat, Coro da Universidade de Lisboa e Coro Públia Hortênsia, entre outros.
Gravou já por diversas vezes para a Antena 2, tendo também gravado diversos CDs, dos quais destaca Home, lançado em 2023 com peças de sua autoria para piano solo.
É, desde há quase 3 décadas, pianista acompanhador e professor no departamento de canto da Escola Superior de Música de Lisboa.
A PortugalSom é, há décadas, guardiã de uma parte fundamental da identidade musical portuguesa, constituindo um espólio sonoro inestimável. A sua missão foi sempre a divulgação da música de compositores e intérpretes portugueses, aproximando-a do grande público. Este Ciclo dá continuidade a essa missão, tornando vivo o património da PortugalSom e dando a conhecer novos intérpretes, novos compositores e novas obras.
Ouça o próximo andamento da PortugalSom.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2