Temporada Gulbenkian Música
26 Maio | 19h00
Grande Auditório
da Fundação Calouste Gulbenkian
9ª Sinfonia, de Beethoven
Laura Aikin, soprano
Roxana Constantinescu, meio-soprano
Christian Elsner, tenor
Shenyang, baixo
Roxana Constantinescu, meio-soprano
Christian Elsner, tenor
Shenyang, baixo
Coro Gulbenkian
Inês Tavares Lopes, Maestra do Coro Gulbenkian
Inês Tavares Lopes, Maestra do Coro Gulbenkian
Orquestra Gulbenkian
Direção de Lawrence Foster
Direção de Lawrence Foster
Programa
Johann Sebastian Bach – Cantata “Nun ist das Heil und die Kraft”, BWV 50
Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 9, em Ré menor, op. 125
O compositor francês Hector Berlioz considerava a Sinfonia nº 9 de Beethoven o “ápice do génio do seu autor”. Mas embora as considerações sobre a natureza da obra tenham tomado caminhos muito diversos, a grandiosidade desta criação impõe-se sobre qualquer juízo ou rotulação. Em particular, o seu quarto andamento ganhou vida autónoma e espalhou-se pelo mundo em associação com os mais elevados valores humanistas.
Ouvir de novo a Nona, agora sob a direção do maestro Lawrence Foster, transporta sempre consigo a noção de que a música pode constituir um fator de união e alcançar uma intensa reverberação coletiva.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Alexandra Louro de Almeida, Reinaldo Francisco
Laura Aikin | Com uma extensão de mais de três oitavas, o repertório da soprano americana abrange obras do barroco ao contemporâneo e torna-a uma artista muito bem-vinda nas grandes casas de ópera e salas de concerto do mundo. Começou a sua carreira de mais de 30 anos como membro do ensemble da Staatsoper Unter den Linden Berlin (1992-98) sob a direção artística de Daniel Barenboim, com a qual atuou mais de 300 vezes em papéis importantes como Lulu, Königin der Nacht, Zerbinetta, Feldman’s Ner, Sophie, Konstanze, bem como na estreia mundial de Ti vedo, ti sento, mi perdo, de Sciarinno, co-produção com La Scala.
Laura Aikin é convidada regular, entre outras, da Ópera Estatal de Viena, La Scala Milano, Ópera Estatal da Baviera, Opernhaus Zurique, Ópera Holandesa, Ópera Nacional de Paris, Semperoper Dresden, Gran Teatro del Liceu Barcelona, Ópera Frankfurt, Ópera Lírica de Chicago, Ópera de Santa Fé, Ópera de São Francisco e Ópera Metropolitana de Nova York.
No Festival de Salzburgo, interpretou, entre outros como Königin der Nacht, na estreia mundial da ópera L’Upupa (Bad’iat) de Henze, como Blondchen e Konstanze Die Entführung aus dem Serail e foi muito aclamada pelo público e pela imprensa como Marie em Die Soldaten de Zimmermann em 2012, e como Morgan Le Fay em Gawain de Birtwistle em 2013. Além disso, foi muito aclamada pelo público e pela imprensa pela sua interpretação de Emilia Marty na nova produção de Vec Makropulos de Janáček na Ópera Estatal de Viena, como Hilde Mack em Henze’s Elegie für junge Liebende no Theatre an der Wien, Donna Anna Don Giovanni sob a batuta de Iván Fischer em Budapeste, Festival de Edimburgo e Nova York, Erwartung de Schoenberg em Salzburgo, bem como Rosalinde em Die Fledermaus na Ópera Estatal de Viena.
Sendo também uma cantora de concertos, Laura Aikin apresenta-se com orquestras como a Filarmónica de Berlim, Munique e Viena, a Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera, a Sinfónica de Chicago e Viena, a Orquestra de Cleveland, a Orquestra Sinfónica da BBC, a WDR, SWR e MDR Orquestras Sinfónicas de Rádio, bem como com o Ensemble Intercontemporain, Les Arts Florissants, a Orquestra Gürnzenich e Concerto Köln, e Concentus Musicus Wien.
As suas muitas gravações incluem Christus am Ölberge de Beethoven com Daniel Barenboim e a Orquestra Sinfónica de Chicago, e Nicholas Harnoncourt e Concentus Musikus, Die Jakobsleiter de Schoenberg com a Orquestra Sinfónica Südwestfunk, La Campana Sommersa (Ópera de Montpellier) de Respighi, DVDs de Lulu (Opernhaus Zurich), L’Upupa e Die Entführung aus dem Serail de Henze (ambos do Festival de Salzburgo) e Dialogues des Carmélites com Riccardo Muti (La Scala), uma gravação solo de Songs and Cycles de Ned Rorem com o pianista Donald Sulzen (Orfeo) e , mais recentemente, uma gravação amplamente aclamada de Johann Strauss Die Fledermaus com Laura Aikin como Rosalinde (Pentatone) – gravado com a NDR Radio Philharmonic Orchestra sob a direção de Lawrence Foster.
Como pedagoga, Laura Aikin foi convidada a dar Masterclasses, entre outras, na Hochschule für Musik em Würzburg, Universidade de Michigan, Komische Oper Berlin, Vienna Staatsoper e no Jahreskongress 2022 da Bundesverband Deutsche Gesangs Pädagogin. É Dozent na Lotte Lehmann Akademie desde 2020 e Lehrbeauftragte no Hochschule Osnabrück Institut für Musik. Atualmente é professora universitária na Universität der Musik und darstellende Kunst Wien, Institut für Gesang und Musiktheater.
Roxana Constantinescu | Iniciou a sua carreira
profissional na Ópera Estadual de Viena.
Atualmente, é muito solicitada como solista
de concerto e de ópera. Recentes atuações
em concerto incluem: o Stabat Mater de
Rossini, no Théâtre des Champs-Elysées;
a Missa Solemnis de Beethoven, no Tokyo
Opera City Concert Hall; e colaborações
com a Internationale Bachakademie Stuttgart
e os maestros Hans-Christoph Rademann
e Helmuth Rilling, no Walt Disney Hall,
em Princeton e em Fort Lauderdale.
profissional na Ópera Estadual de Viena.
Atualmente, é muito solicitada como solista
de concerto e de ópera. Recentes atuações
em concerto incluem: o Stabat Mater de
Rossini, no Théâtre des Champs-Elysées;
a Missa Solemnis de Beethoven, no Tokyo
Opera City Concert Hall; e colaborações
com a Internationale Bachakademie Stuttgart
e os maestros Hans-Christoph Rademann
e Helmuth Rilling, no Walt Disney Hall,
em Princeton e em Fort Lauderdale.
Estreou-se no Konzerthaus de Berlim como
solista na Paixão segundo São João de J. S.
Bach, e no Festival de Verbier, em Falstaff
de Verdi. Foram muito aplaudidas as suas
atuações na Ópera de Zurique, no Teatro
la Fenice, na Ópera de Israel, na Ópera
Real de Versalhes, no Teatro dell’Opera
di Roma, na Deutsche Oper Berlin, no Novo
Teatro Nacional de Tóquio, na Ópera
de Los Angeles, no Theater an der Wien
e no Teatro do Capitólio de Toulouse. Mais
recentemente, estreou-se na Ópera de
Paris como Bradamante, em Alcina de Händel.
solista na Paixão segundo São João de J. S.
Bach, e no Festival de Verbier, em Falstaff
de Verdi. Foram muito aplaudidas as suas
atuações na Ópera de Zurique, no Teatro
la Fenice, na Ópera de Israel, na Ópera
Real de Versalhes, no Teatro dell’Opera
di Roma, na Deutsche Oper Berlin, no Novo
Teatro Nacional de Tóquio, na Ópera
de Los Angeles, no Theater an der Wien
e no Teatro do Capitólio de Toulouse. Mais
recentemente, estreou-se na Ópera de
Paris como Bradamante, em Alcina de Händel.
Com a Filarmónica de Dresden e o maestro
Marek Janowski, gravou O Anel do Nibelungo
de Wagner e Cavalleria Rusticana de Mascagni.
Marek Janowski, gravou O Anel do Nibelungo
de Wagner e Cavalleria Rusticana de Mascagni.
Colabora regularmente com grandes
orquestras europeias e norte-americanas.
Atuou sob a direção de muitos maestros
de renome internacional como Seiji Ozawa,
Riccardo Muti, Fabio Luisi, Helmuth Rilling,
Gustavo Dudamel, Kirill Petrenko, Marek
Janowski, Yannick Nézet-Séguin, Bertrand
de Billy, Franz Welser-Möst ou Manfred Honeck.
orquestras europeias e norte-americanas.
Atuou sob a direção de muitos maestros
de renome internacional como Seiji Ozawa,
Riccardo Muti, Fabio Luisi, Helmuth Rilling,
Gustavo Dudamel, Kirill Petrenko, Marek
Janowski, Yannick Nézet-Séguin, Bertrand
de Billy, Franz Welser-Möst ou Manfred Honeck.
Em recital, Roxana Constantinescu
apresentou-se em prestigiados palcos
como o Carnegie Hall, o Wigmore Hall
ou o Musikverein de Viena. A gravação
de Pulcinella de Stravinsky, sob a direção
de Pierre Boulez, foi nomeada para os
prémios Grammy.
apresentou-se em prestigiados palcos
como o Carnegie Hall, o Wigmore Hall
ou o Musikverein de Viena. A gravação
de Pulcinella de Stravinsky, sob a direção
de Pierre Boulez, foi nomeada para os
prémios Grammy.
Christian Elsner | O tenor alemão nasceu
em Freiburg im Breisgau e estudou canto com
Martin Gründler e Dietrich Fischer-Dieskau.
Com este último, aperfeiçoou a sua técnica
e os seus conhecimentos de interpretação
de Lied, uma das suas grandes paixões.
Apresentou-se em recitais, com os pianistas
Hartmut Höll, Gerold Huber e Burkhard
Kehring, em muitos palcos da Europa.
Em 1993 venceu o Concurso de Lied
Walther Gruner, em Londres.
Entre as inúmeras atuações na Europa,
nos E.U.A. e no Japão, destacam-se A Criação
de Haydn, sob a direção de Zubin Mehta,
o Stabat Mater de Dvořák, com Mariss
Jansons, A Canção da Terra de Mahler,
com Yannick Nézet-Séguin, ou a 9ª Sinfonia
de Beethoven, numa digressão com
a Filarmónica de Berlim e Sir Simon Rattle.
Hartmut Höll, Gerold Huber e Burkhard
Kehring, em muitos palcos da Europa.
Em 1993 venceu o Concurso de Lied
Walther Gruner, em Londres.
Entre as inúmeras atuações na Europa,
nos E.U.A. e no Japão, destacam-se A Criação
de Haydn, sob a direção de Zubin Mehta,
o Stabat Mater de Dvořák, com Mariss
Jansons, A Canção da Terra de Mahler,
com Yannick Nézet-Séguin, ou a 9ª Sinfonia
de Beethoven, numa digressão com
a Filarmónica de Berlim e Sir Simon Rattle.
Christian Elsner estreou-se nos palcos
de ópera em Heidelberg, no papel de
Lenski, em Evgeny Onegin de Tchaikovsky.
Particularmente enriquecedoras foram as
suas prolongadas colaborações com o maestro
Marek Janowski, que o dirigiu em récitas
de Parsifal, Hansel und Gretel e Fidelio.
de ópera em Heidelberg, no papel de
Lenski, em Evgeny Onegin de Tchaikovsky.
Particularmente enriquecedoras foram as
suas prolongadas colaborações com o maestro
Marek Janowski, que o dirigiu em récitas
de Parsifal, Hansel und Gretel e Fidelio.
As óperas de Richard Wagner tornaram-se,
entretanto, no foco da sua carreira, incluindo
atuações como Siegmund e Parsifal, no Teatro
Nacional de Weimar, no Staatstheater Kassel,
na Semperoper Dresden, na Ópera Estadual
de Viena ou no Teatro Real de Madrid.
entretanto, no foco da sua carreira, incluindo
atuações como Siegmund e Parsifal, no Teatro
Nacional de Weimar, no Staatstheater Kassel,
na Semperoper Dresden, na Ópera Estadual
de Viena ou no Teatro Real de Madrid.
Recentemente, Christian Elsner foi solista
na Missa Solemnis de Beethoven, sob a direção
de Marek Janowski, em Dresden. Apresentou-se
em recital com Hartmut Höll, em Karlsruhe,
e interpretou Siegmund, numa versão
de concerto de A Valquíria de Wagner,
no Porto e em Stavanger.
na Missa Solemnis de Beethoven, sob a direção
de Marek Janowski, em Dresden. Apresentou-se
em recital com Hartmut Höll, em Karlsruhe,
e interpretou Siegmund, numa versão
de concerto de A Valquíria de Wagner,
no Porto e em Stavanger.
Além de cantor profissional, Christian Elsner
é escritor de livros infantis e professor de canto
clássico na Universidade de Música
de Würzburg.
é escritor de livros infantis e professor de canto
clássico na Universidade de Música
de Würzburg.
Shenyang | Depois de vencer, em 2007, o concurso
BBC Cardiff Singer of the World,
o baixo-barítono chinês estreou-se
em vários palcos de grande prestígio, incluindo
o Festival de Glyndebourne, a Metropolitan
Opera, a Ópera Estadual da Baviera,
a Ópera de Zurique ou a Ópera Nacional
de Washington.
O início da sua careira
focou-se principalmente em papéis de óperas
de Rossini, Mozart e Händel, mas numa nova
fase adicionou ao seu repertório personagens
como Don Pizarro (Fidelio), Jochanaan
(Salome), Gunther (O Crepúsculo dos Deuses),
Kurwenal (Tristão e Isolda), no Festival
de Glyndebourne e nos BBC Proms,
e Klingsor (Parsifal), no La Monnaie.
focou-se principalmente em papéis de óperas
de Rossini, Mozart e Händel, mas numa nova
fase adicionou ao seu repertório personagens
como Don Pizarro (Fidelio), Jochanaan
(Salome), Gunther (O Crepúsculo dos Deuses),
Kurwenal (Tristão e Isolda), no Festival
de Glyndebourne e nos BBC Proms,
e Klingsor (Parsifal), no La Monnaie.
Em concerto, demonstrou ser um artista
versátil, destacando-se recentes interpretações
de Romeu e Julieta de Berlioz, com a
Filarmónica de Berlim e Daniel Harding;
Oedipus Rex de Stravinsky, com a Orquestra
do Concertgebouw de Amesterdão
e Santtu-Matias Rouvali; a 9ª Sinfonia
de Beethoven, com a Orquestra de Filadélfia
e Yannick Nézet-Séguin; Canções e Danças
da Morte de Mussorgsky, com a Filarmónica
de Helsínquia e Klaus Mäkelä; Um Requiem
Alemão de Brahms, com a Sinfónica
de Boston e Andris Nelsons; ou a Sinfonia
nº 8 de Mahler, com a Filarmónica
Neerlandesa e Marc Albrecht.
versátil, destacando-se recentes interpretações
de Romeu e Julieta de Berlioz, com a
Filarmónica de Berlim e Daniel Harding;
Oedipus Rex de Stravinsky, com a Orquestra
do Concertgebouw de Amesterdão
e Santtu-Matias Rouvali; a 9ª Sinfonia
de Beethoven, com a Orquestra de Filadélfia
e Yannick Nézet-Séguin; Canções e Danças
da Morte de Mussorgsky, com a Filarmónica
de Helsínquia e Klaus Mäkelä; Um Requiem
Alemão de Brahms, com a Sinfónica
de Boston e Andris Nelsons; ou a Sinfonia
nº 8 de Mahler, com a Filarmónica
Neerlandesa e Marc Albrecht.
Shenyang estreou o papel principal de Buddha
Passion, de Tan Dun, no Festival de Música
de Dresden, e gravou o ciclo orquestral de
Xiaogang Ye, The Song of the Earth (Deutsche
Grammophon), sob a direção de Long Yu.
Passion, de Tan Dun, no Festival de Música
de Dresden, e gravou o ciclo orquestral de
Xiaogang Ye, The Song of the Earth (Deutsche
Grammophon), sob a direção de Long Yu.
Shenyang recebeu o Alice Tully Vocal Arts
Award pelo seu desempenho no domínio
do Lied. O álbum A Lost World inclui um
conjunto de canções a solo e duetos de
Schubert, em colaboração com a soprano
Susanna Phillips e o pianista Brian Zeger.
Award pelo seu desempenho no domínio
do Lied. O álbum A Lost World inclui um
conjunto de canções a solo e duetos de
Schubert, em colaboração com a soprano
Susanna Phillips e o pianista Brian Zeger.
Lawrence Foster | De ascendência romena, o maestro nasceu em 1941 em Los Angeles. É o Diretor Musical da Ópera de Marselha e Diretor Artístico e Maestro Principal da Orquestra Sinfónica Nacional da Rádio Polaca. É Maestro Emérito da Orquestra Gulbenkian, tendo sido Maestro Titular entre 2002 e 2013. Além dos concertos regulares no Grande Auditório, dirigiu a Orquestra Gulbenkian em várias digressões nacionais e internacionais e em gravações para a editora Pentatone Classics. Anteriormente desempenhara idênticas funções nas Orquestras Sinfónicas de Barcelona, de Jerusalém e de Houston, na Filarmónica de Monte Carlo e na Orquestra de Câmara de Lausanne. Entre 2009 e 2012, foi Diretor Musical da Orquestra e Ópera Nacional de Montpellier.
Como maestro convidado, dirigiu muitas das principais orquestras mundiais, incluindo a Filarmónica da Radio France, a Orquestra do Konzerthaus de Berlim, a Filarmónica Arturo Toscanini (Parma), a Filarmónica Húngara, A Filarmónica de Copenhaga, a Sinfónica de Montreal ou a Filarmónica de Hong-Kong, tendo-se apresentado com frequência nos principais festivais, incluindo os de Lucerna e Grafenegg. Dirige regularmente destacados solistas como Evgeny Kissin, Arcadi Volodos ou Arabella Steinbacher.
Para além das produções da Ópera de Marselha, Lawrence Foster apresenta-se com regularidade noutros importantes palcos de ópera, incluindo a Ópera de Frankfurt, a Ópera Estadual de Hamburgo, a Ópera de Monte Carlo, a Ópera de São Francisco ou o Festival de Ópera de Savonlinna. Em 2017 dirigiu Don Carlos, de Verdi, em Marselha, bem como uma versão de concerto de Mathis o Pintor, de Hindemith, no Festival Enesco de Bucareste. Uma gravação de Otello, de Verdi, com a Orquestra Gulbenkian, foi lançada também em 2017.
Em 2013, Lawrence Foster recebeu o Orfée d’Or da Académie National du Disque Lyrique pela sua gravação de L’Etranger, de Vincent d’Indy, com a Ópera e Orquestra Nacional de Montpellier Languedoc Roussillon. Como Diretor Musical do Festival de Aspen e Diretor Artístico do Festival Georges Enesco (1998-2001), afirmou-se como um destacado divulgador e intérprete da música do compositor romeno. Em 2003 foi condecorado pelo Presidente da Roménia em reconhecimento dos serviços prestados à música romena.
Coro Gulbenkian | Fundado em 1964, conta presentemente com uma formação sinfónica de cerca de cem cantores, podendo atuar também em grupos vocais mais reduzidos. Apresenta-se tanto como grupo a cappella como em colaboração com a Orquestra Gulbenkian ou com outros agrupamentos para a interpretação das grandes obras do repertório clássico, romântico ou contemporâneo. Na música do século XX tem apresentado, frequentemente em estreia absoluta, inúmeras obras contemporâneas de compositores portugueses e estrangeiros. Tem sido igualmente para colaborar com as mais prestigiadas orquestras mundiais, entre as quais a Philharmonia Orchestra de Londres, a Freiburg Barockorchester, a Orquestra do Século XVIII, a Filarmónica de Berlim, a Sinfónica de Baden‑Baden, a Sinfónica de Viena, a Orquestra do Real Concertgebouw de Amesterdão, a Orquestra Nacional de Lyon, a Orquestra de Paris ou a Orquestra Juvenil Gustav Mahler.
O Coro Gulbenkian tem participado em importantes festivais internacionais, tais como: Festival Eurotop (Amesterdão), Festival Veneto (Pádua e Verona), City of London Festival, Hong Kong Arts Festival, Festival Internacional de Música de Macau, ou Festival d’Aix-en-Provence. Em 2015 participou, em Paris, no concerto comemorativo do Centenário do Genocídio Arménio, com a World Armenian Orchestra dirigida por Alain Altinoglu.
A discografia do Coro Gulbenkian está representada nas editoras Philips, Archiv / Deutsche Grammophon, Erato, Cascavelle, Musifrance, FNAC‑Music e Aria‑Music, tendo ao longo dos anos registado um repertório diversificado, com particular incidência na música portuguesa dos séculos XVI a XX. Algumas destas gravações receberam prestigiados prémios internacionais. Entre 1969 e 2020, Michel Corboz foi o Maestro Titular do Coro. As funções de Maestro Adjunto e de Maestro Assistente são desempenhadas por Jorge Matta e Inês Tavares Lopes, respetivamente.
A discografia do Coro Gulbenkian está representada nas editoras Philips, Archiv / Deutsche Grammophon, Erato, Cascavelle, Musifrance, FNAC‑Music e Aria‑Music, tendo ao longo dos anos registado um repertório diversificado, com particular incidência na música portuguesa dos séculos XVI a XX. Algumas destas gravações receberam prestigiados prémios internacionais. Entre 1969 e 2020, Michel Corboz foi o Maestro Titular do Coro. As funções de Maestro Adjunto e de Maestro Assistente são desempenhadas por Jorge Matta e Inês Tavares Lopes, respetivamente.
Orquestra Gulbenkian | Em 1962 a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu estabelecer um agrupamento orquestral permanente. No início constituído apenas por doze elementos, foi originalmente designado por Orquestra de Câmara Gulbenkian. Ao longo de mais de cinquenta anos de atividade, a Orquestra Gulbenkian (denominação adotada desde 1971) foi sendo progressivamente alargada, contando hoje com um efetivo de sessenta instrumentistas que pode ser pontualmente expandido de acordo com as exigências de cada programa de concerto.Esta constituição permite à Orquestra Gulbenkian interpretar um amplo repertório que se estende do Barroco até à música contemporânea. Obras pertencentes ao repertório corrente das grandes formações sinfónicas tradicionais, nomeadamente a produção orquestral de Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Mendelssohn ou Schumann, podem ser dadas pela Orquestra Gulbenkian em versões mais próximas dos efetivos orquestrais para que foram originalmente concebidas, no que respeita ao equilíbrio da respetiva arquitetura sonora.
Em cada temporada, a Orquestra Gulbenkian realiza uma série regular de concertos no Grande Auditório Gulbenkian, em Lisboa, em cujo âmbito tem tido ocasião de colaborar com alguns dos maiores nomes do mundo da música, nomeadamente maestros e solistas. Atua também com regularidade noutros palcos em diversas localidades do país, cumprindo desta forma uma significativa função descentralizadora. No plano internacional, por sua vez, a Orquestra Gulbenkian foi ampliando gradualmente a sua atividade, tendo até agora efetuado digressões na Europa, na Ásia, em África e nas Américas.
No plano discográfico, o nome da Orquestra Gulbenkian encontra-se associado às editoras Philips, Deutsche Grammophon, Hyperion, Teldec, Erato, Adès, Nimbus, Lyrinx, Naïve e Pentatone, entre outras, tendo esta sua atividade sido distinguida, desde muito cedo, com diversos prémios internacionais de grande prestígio.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2