25 Julho | 21h00
Realização e Apresentação: Reinaldo Francisco
Produção: Susana Valente
Gravação da Radiodifusão Austríaca
no Festival de Bregenz
em Festspielhaus, Bregenz, Áustria,
a 8 de agosto de 2022
Kian Soltani & Marie Jacquot
Kian Soltani, violoncelo
Orquestra Sinfónica de Viena
Direção de Marie Jacquot
Programa
Piotr Ilyitch Tchaikovski – Abertura-fantasia Romeu e Julieta
Dmitri Chostakovitch – Concerto p/ violoncelo e orquestra Nº 1 em mi bemol maior, Op.107
Nikolai Rimsky-Korsakov – Xerazade, suíte sinfónica, Op.35
A Orquestra Sinfónica de Viena encerra o seu ciclo de concertos da temporada de 2022, com uma expedição à Rússia. O mundo inteiro e toda uma profundidade dos sentimentos humanos são ouvidos.
Tchaikovsky e Rimsky-Korsakov dedicam-se às grandes histórias de amor literárias: a felicidade florescente, a morte dolorosa de Romeu e Julieta e a eterna narradora Xerazade, que continua a enganar a morte em personagens sempre novos.
No meio, o opulento, às vezes enlouquecedor, Concerto para violoncelo de Chostakovich, no qual Kian Soltani, que cresceu em Vorarlberg, pode ser ouvido pela primeira vez num concerto orquestral no Festival de Bregenz.
Kian Soltani | O violoncelista austríaco destaca‑se pelo seu sentido de individualidade, profundidade expressiva e presença carismática. As excelentes críticas e os convites para tocar nas grandes salas de concerto mundiais são um sinal do entusiasmo que rodeia a carreira do jovem músico, um dos mais cotados da sua geração.
Kian Soltani lançou‑se internacionalmente com estreias aclamadas na Goldener Saal do Musikverein de Viena e na Hohenems Schubertiade. Ganhou o Concurso Internacional Paulo de Violoncelo em 2013. Em 2017 foi laureado com o prestigiante Prémio Jovens Músicos Credit Suisse, e no âmbito do Festival de Lucerna 2018 tocou em concerto com a Filarmónica de Viena.
Já se apresentou na Philharmonie de Paris, no Royal Festival Hall de Londres e na Boulez Saal em Berlim, e ainda nos Festivais de Salzburgo, Verbier e Aix‑en‑Provence. Foi o solista em Don Quixote de Strauss com a Orquestra West‑Eastern Divan e Barenboim, numa digressão mundial em 2017. O seu primeiro álbum para a Deutsche Grammophon, Home, incluiu obras de Schubert, Schumann e Reza Vali.
Em 2022/23, Soltani teve participações em diversos festivais, incluindo BBC Proms, Bregenz Festspiele, Rheingau Musik Festival, Vaduz Classic Festival, Tsinandali Festival e Kronberg Festival.
Já se apresentou na Philharmonie de Paris, no Royal Festival Hall de Londres e na Boulez Saal em Berlim, e ainda nos Festivais de Salzburgo, Verbier e Aix‑en‑Provence. Foi o solista em Don Quixote de Strauss com a Orquestra West‑Eastern Divan e Barenboim, numa digressão mundial em 2017. O seu primeiro álbum para a Deutsche Grammophon, Home, incluiu obras de Schubert, Schumann e Reza Vali.
Em 2022/23, Soltani teve participações em diversos festivais, incluindo BBC Proms, Bregenz Festspiele, Rheingau Musik Festival, Vaduz Classic Festival, Tsinandali Festival e Kronberg Festival.
Kian Soltani nasceu em Bregenz, em 1992, numa família de músicos persas. Começou a tocar violoncelo aos quatro anos e com apenas doze ingressou na classe de Ivan Monighetti na Academia de Música da Basileia. Foi‑lhe atribuída uma bolsa da Fundação Anne‑Sophie Mutter em 2014. Completou os estudos na Academia Kronberg, na Alemanha.
Marie Jacquot | Nascida em Paris em 1990, estudou trombone no Conservatório de Paris e depois Direção de Orquestra na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena e frequentou master classes com Ralf Weikert, Betrand de Billy, Fabio Luisi e Zubin Mehta, entre outros.
Após seus estudos, dirigiu a Orquestra Clássica de Praga, bem como a Orquestra de Câmara de Viena e foi assistente do Ensemble PHACE para o Festival Wien Modern e do Ensemble Klangforum.
Em 2015, Marie Jacquot venceu o prémio de composição Ö1 Musiksalon do Banco Nacional da Áustria. Fez apresentações especiais na Alemanha, Bulgária, Polónia, República Checa, Estónia e foi assistente de Peter Rundel na produção de Michael’s Journey around the World, de Karlheinz Stockhausen, no Lincoln Center Festival. Em 2016, coadjuvou o Diretor Geral de Música da Ópera Estatal da Baviera, Kirill Petrenko, na estreia de Pólo Sul.
Recebeu bolsas do Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund, do Aspen Music Festival Albert Tipton Fellowship e da Liszt Foundation Weimar, entre outros.
Desde a temporada 2019/20, Marie é a primeira maestrina na Deutsche Oper am Rhein. Na Staatsoper Stuttgart dirigiu Medea em 2018/19 e assumiu a direção musical de Don Giovanni em 2021/22 .
Orquestra Sinfónica de Viena | Foi fundada em 1900, por Ferdinand Löwe como Sociedade do Concerto de Viena. Em 1913 a orquestra foi para o Konzerthaus, em Viena. Em 1933 a orquestra adquiriu a atual designação.
A partir da década de 1920, os seus concertos começaram a ser transmitidos pela rádio, e em 1938 sobreviveu a invasão da Áustria, e foi incorporada nas ‘Orquestras com Cultura Alemã’.
O primeiro concerto pós-guerra aconteceu dia 16 de setembro de 1945, apresentando a Sinfonia n.º 3 de Gustav Mahler. Sob a direção de Josef Krips, reconstruíram-se rapidamente e depois de dez anos de isolamento, viajaram para o Festival Bregenz, no verão de 1946. O ano de 1946 também marcou como o início do mandato do maestro Herbert von Karajan, que, como maestro principal da orquestra, trabalhou com a orquestra na "Séries Karajan", viajando pela Europa e pela América do Norte. Em 1959 a orquestra fez uma apresentação para o Papa João XXIII no Vaticano, conduzida pelo maestro Wolfgang Sawallisch.
Sob a direção de Sawalisch a orquestra realizou uma digressão pelos Estados Unidos em 1964, e em 1967 fizeram uma outra pelos Estados Unidos e Japão. Sob o seu mandato, também foi incluída a abertura do Theater an der Wien, em 1962.
Em 1986 Georges Prêtre tornou-se o maestro principal convidado e permanecendo nesse cargo até a chegada de Rafael Frühbeck de Burgos como maestro principal, em 1991. Vladimir Fedosejev tornou-se o maestro chefe em 1997, onde esteve até 2005. Desde 2005, o maestro Fabio Luisi dirige a orquestra.
Sob a direção de Sawalisch a orquestra realizou uma digressão pelos Estados Unidos em 1964, e em 1967 fizeram uma outra pelos Estados Unidos e Japão. Sob o seu mandato, também foi incluída a abertura do Theater an der Wien, em 1962.
Em 1986 Georges Prêtre tornou-se o maestro principal convidado e permanecendo nesse cargo até a chegada de Rafael Frühbeck de Burgos como maestro principal, em 1991. Vladimir Fedosejev tornou-se o maestro chefe em 1997, onde esteve até 2005. Desde 2005, o maestro Fabio Luisi dirige a orquestra.