Nos dias em que decorre o ciclo de Música no Museu, o programa A Voz das Cores, da Antena 2, da autoria de Andrea Lupi, é inteiramente dedicado ao concerto e às obras que podem ser visitadas no MAC/CCB.
Ecos da Pop Art
A 7 de Fevereiro, o ciclo Música no Museu prossegue com o recital da pianista Elsa Silva, que toca as Sonatas e Interlúdios (1946-48) de John Cage, relacionadas com o Novo Realismo e Arte Pop.
Como se pode ler nas notas ao programa do recital: “Sonatas e Interlúdios é considerada uma das obras-primas de John Cage e um marco na história da música do século XX. Composta entre 1946 e 1948, a obra é escrita para piano preparado — um piano de cauda no qual parafusos, porcas, borrachas e outros objetos são inseridos entre as cordas para alterar, radicalmente, o seu som, desvendando sonoridades inesperadas que em grande parte evocam o gamelão balinês e os tambores africanos.”
As sonatas de John Cage, assim como obras musicais de Jean-Philippe Rameau, Domenico Scarlatti, Peter Maxwell Davies, Charles Ives e Erich Wolfgang Korngold fazem parte do alinhamento musical d’ A Voz das Cores. O episódio aborda igualmente as inovações e principais características da Arte Pop, através de duas pinturas – Ten Foot Flowers, de Andy Warhol, e Composition, de Fernand Léger.
No Museu do Centro Cultural de Belém, às 15h30, há uma visita guiada às obras da exposição.
Andrea Lupi