No primeiro episódio de A Volta ao Mundo, André Pinto convida à escuta do álbum Le Mystère des Voix Bulgares e da sua história.
Uma viagem até ao Verão de 1985, em que Peter Murphy, antigo vocalista da banda de rock gótico Bauhaus, põe uma cassete a tocar para Ivo Watts Russell, da editora independente 4AD.
Vem depois a saber-se que essa cassete era uma cópia de quarta geração do original, uma gravação duma cópia, duma cópia duma cópia…
Descobre-se, desvendando o enigma que é algo apropriadamente chamado… Le Mystère des Voix Bulgares.
Ivo Watts Russell encontra uma cópia do álbum, através da pequena editora Disques Cellier. Localiza depois na Suíça o dono da Disques Cellier, o etnomusicólogo Marcel Cellier e negoceia com ele os direitos de autor para poder reeditar o disco na 4AD.
Esta fantástica descoberta e a disponibilização global de Le Mystère des Voix Bulgares abre as portas ao grande público para um, literalmente, Mundo da Música…completamente novo.
O Mistério das Vozes Búlgaras apresenta arranjos contemporâneos de canções do folclore búlgaro. Entre os intérpretes está o Coro Vocal Feminino da Rádio e Televisão Estatal Búlgara, 24 vozes.
O próprio disco baseia-se num lançamento anterior, intitulado Music of Bulgaria: Ensemble of the Bulgarian Republic, sob a direção de Filip Kutev e que foi editado em 1966 pela Elektra Records.
Álbum que, por sua vez, era uma reedição do disco Ensemble de la République Bulgare, gravado em Paris em 1955 pela editora Le Chant du Monde – editora francesa criada nos anos 1930 e que conta com o apoio de compositores como Georges Auric, Honegger, Milhaud e Poulenc.
Uma música repleta de intensidade emocional.
André Pinto
