O Notas Azuis é um programa da autoria de Rui Miguel Abreu no ar desde 2020. O programa que nasceu na Antena 3 com o propósito de divulgar o estado presente do jazz nacional e internacional transita agora para a Antena 2 e alarga o seu espectro: além de continuar atento ao jazz do presente, o Notas Azuis estende a sua atenção à música do passado que continua a chegar aos escaparates nacionais e internacionais através de reedições e edições de arquivo de material inédito.
Nesta primeira emissão na Antena 2, a atenção vai focar-se nos 10 discos que Rui Miguel Abreu acredita terem-se distinguido em 2025 no plano nacional.
Esta emissão estende-se por duas horas preenchidas com música de álbuns de Rafael Toral (Travelling Light), João Paulo Esteves da Silva (País Distante), Rodrigo Amado The Bridge (Further Beyond), Colectivo Profound Whatever (Cartography of Vulnerability), Femme Falafel (Dói Dói Proibido), Rodrigo Correia (Promessa), Má Estrela (Tornada), Chão Maior (Snakes & Thunder), Lucifécit (Devoção) e Ocenpsiea (Ensaio Sobre a Surdez).
Desta forma, o Notas Azuis mostra que pretende explorar todo o panorama do jazz contemporâneo de produção nacional, das mais exploratórias e livres expressões da música criativa aos nomes que seguem a tradição, das aproximações aos terrenos da pop aos cruzamentos com linguagens novas, do hip hop à eletrónica.
As reedições e edições de arquivo e os discos internacionais que marcaram o calendário de 2025 serão igualmente alvo de atenção do Notas Azuis nas duas próximas emissões.