29 Dezembro | 18h00
Programa Mezza-Voce
Apresentação e Realização: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Gravação da France Music,
no Auditório da Rádio França em Paris
a 22 de Novembro de 2019
Johann Sebastian Bach | Missa em Si menor BWV 232
Mariana Flores
(S)
Paulin Bündgen (CT)
Andreas Wolf (B)
Direção de Leonardo García Alarcón
@ Bertrand Pichêne
Para consultar o Programa de sala, clicar aqui.
O trabalho de uma vida? Literalmente. A gestação da Missa em B menor durou 35 anos, de 1714 a 1749, e continuou para além da morte do compositor Johann Sebastian Bach em 1750.
Em 1724, o próprio Bach conduziu um dos movimentos do Sanctus para coro e orquestra de 6 vozes no dia de Natal na igreja de St. Thomas, em Leipzig. Dez anos antes, em 1714, em Weimar, ele compôs sua Cantata BWV 12 "Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen", cuja abertura se tornará o "Crucifixo" da Missa em B menor , um dos cumes emocionais de todo Mass.
Ao longo de sua vida, Bach compôs, sem intenção prévia, fragmentos de sua imensa Missa em B menor nas suas cantatas: o "Laudamus te" vem da sua Cantata BWV Anh. I 14 "Sein Segen fliesst daher wie ein Strom" (1725), o "Et expecto" vem da Cantata BWV 120 "Gott, homem-lobet dich in der Stille" (1730), etc.
Por outro lado, foi em 1733 que nasceu o grande projeto de música para a Missa Católica. Na liturgia católica, há a presença dos cinco episódios (Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus). Os luteranos, por sua vez, compunham Missae, com apenas Kyrie e Gloria. Bach compôs em 1733 uma Missa enviando-a ao duque da Saxónia, Friedrich August II, em Dresden, solicitando o título de Kapellmeister da corte da Saxónia (título que recebeu em 1736).
Ao longo de sua vida, Bach compôs, sem intenção prévia, fragmentos de sua imensa Missa em B menor nas suas cantatas: o "Laudamus te" vem da sua Cantata BWV Anh. I 14 "Sein Segen fliesst daher wie ein Strom" (1725), o "Et expecto" vem da Cantata BWV 120 "Gott, homem-lobet dich in der Stille" (1730), etc.
Por outro lado, foi em 1733 que nasceu o grande projeto de música para a Missa Católica. Na liturgia católica, há a presença dos cinco episódios (Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus). Os luteranos, por sua vez, compunham Missae, com apenas Kyrie e Gloria. Bach compôs em 1733 uma Missa enviando-a ao duque da Saxónia, Friedrich August II, em Dresden, solicitando o título de Kapellmeister da corte da Saxónia (título que recebeu em 1736).
Com esta Missa, Bach afirma sua visão estética, religiosa e musical, dentro do debate acalorado entre piedade e ortodoxia na religião luterana: ele mostrará em toda a sua vida um carinho muito especial pela espiritualidade íntima da piedade, da qual a música é o veículo perfeito. Esta Missa em Si menor BWV 232, é considerada por alguns o testamento espiritual de Bach.