A Antena 2 prossegue a transmissão da temporada de 2025/26 do Metropolitan Opera de Nova Iorque, com a ópera Carmen, a mais popular ópera de Bizet, e um elenco de grande impacto.
Temporada Metropolitan Opera
de Nova Iorque
17 janeiro | 18h00
Georges Bizet | Carmen
A obra-prima ardente de Bizet, que retrata sedução, obsessão e tragédia, traz uma das principais mezzo-sopranos da atualidade no papel de Carmen, cujo fascínio irresistível leva o soldado Don José à destruição. Contracenando com o tenor Michael Fabiano, Aigul Akhmetshina, elogiada pela revista The New Yorker pela “energia fresca e feroz” da sua Carmen na temporada 2023-24, retoma a atuação que a consagrou. Na direção está o maestro Pier Giorgio Morandi, numa interpretação cheia de energia e dramatismo.
A obra-prima de Bizet sobre a sedutora cigana que vive segundo as próprias regras, teve um impacto que ultrapassou em muito os palcos da ópera. A força melódica da ópera é tão irresistível quanto a própria personagem-título, uma força da natureza que se tornou uma figura feminina emblemática e transgressora, representando a liberdade, a paixão e a independência, numa sociedade machista do século XIX. Na sua estreia, na Opéra Comique em Paris, em 1875, Carmen causou escândalo, mas pouco depois tornou-se um sucesso estrondoso e permanece uma das óperas mais encenadas no mundo.
A ópera em 4 atos, passa-se em Sevilha, capital da Andaluzia, e seus arredores, cenário mantido pelos libretistas Henri Meilhac e Ludovic Halévy na sua adaptação da novela de Prosper Mérimée. Na época em que Carmen foi escrita, Sevilha já tinha sido inspiração para muitos compositores de ópera, servindo como cenário exótico propício a intrigas eróticas e turbulências (como em Il Barbiere di Siviglia, de Rossini, e La Forza del Destino, de Verdi ). Terra natal de Don Juan, a cidade também inspirou Don Giovanni, de Mozart, e Beethoven utilizou-a como pano de fundo num estudo sobre fidelidade conjugal em Fidelio .
Na produção do Met, a ação desloca-se para a contemporaneidade, ambientando-a num contexto de gangue de tráfico de pessoas, lançando uma nova luz sobre os temas atemporais da ópera.
A partitura de Carmen contém tantas melodias instantaneamente reconhecíveis que é fácil ignorar o quão bem construída ela é. Os solos principais são excelentes combinações de melodia cativante e propósito dramático — da famosa Ária do Toureiro do barítono à comovente Ária da Flor do tenor, passando pela sedutora Habanera e Seguidilla da personagem-título — e os duetos e conjuntos são igualmente encantadores.

Transmissão em direto
a partir de The Metropolitan Opera de Nova Iorque
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente

Ficha técnica
Micaëla: Janai Brugger (S)
Carmen: Aigul Akhmetshina (MS)
Don José: Michael Fabiano (T)
Escamillo: Christian Van Horn (B-BT)
Coro e Orquestra da Metropolitan Opera
Direção de Pier Giorgio Morandi

Fotos Met Opera