12 Junho | 18h00
Programa Mezza-Voce
Apresentação e Realização: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Gravação da Metropolitan Opera House,
a 8 de Março de 1997
Benjamin Britten | Billy Budd
Billy Budd: Dwayne Croft (BT)
Captain Edward Vere: Philip Langridge (T)
John Claggart: James Morris (B)
Mr. Redburn: Victor Braun (BT)
Mr. Flint: James Courtney (BT)
Coro e Orquestra do Metropolitan de Nova Iorque
Direção de Steuart Bedford
Billy Budd
Ópera em dois atos e epílogo
Música de Benjamin Britten (1913-1976)
Libreto de E. M. Forster (1879-1970) e de Eric Crozier (1914-1994), baseado no conto Billy Budd de Herman Melville
Libreto de E. M. Forster (1879-1970) e de Eric Crozier (1914-1994), baseado no conto Billy Budd de Herman Melville
Billy Budd resulta da colaboração de Britten com o escritor E. M. Forster. Em 1946, Forster propôs ao compositor um libreto baseado no conto de Hermann Melville e debruçou-se sobre o texto com a ajuda do libretista Eric Crozier. A obra, originalmente em quatro atos, foi estreada com grande sucesso, sob a direção do próprio compositor, em 1951, na Royal Opera House.
O enredo centra-se nos acontecimentos a bordo de um navio de guerra inglês, que se opõe à invasão da Grã-Bretanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte, mas que tem, entre a tripulação, um grupo de marinheiros amotinados. É, certamente, uma das representações mais brilhantes da natureza problemática das relações humanas e da distinção entre o bem e o mal na ópera do século XX.
Benjamin Britten foi um dos grandes compositores ingleses do século XX. Uma criança prodígio, estudou música com Franck Bridge antes de entrar no Royal College em Londres. No pós-guerra estabeleceu novos cânones operáticos, recuperando a tradição da ópera em inglês com obras como Peter Grimes, e destacou-se internacionalmente pela qualidade das obras sinfónicas e corais de grande escala, nomeadamente o War Requiem. Escreveu para os maiores intérpretes do seu tempo e deixou-nos uma obra vasta, que atravessa diferentes linguagens e todo o tipo de formações.