LibretoBaseado na novela do Abade Prévost, L’Histoire du Chevalier des Grieux et de Manon Lescaut
Estreia1 de fevereiro de 1893 no Teatro Regio de Turim.
ResumoEsta ópera baseia-se no famoso romance de Prévost. Manon é uma personagem linda e irresistível – a mulher da 5ª essência que tudo quer.
Foi ousado da parte de Puccini pegar neste romance; a ópera de Massenet, "Manon", era já um sucesso na altura e Puccini era pouco conhecido.
A ópera inicia-se em Amiens, uma pequena cidade nos arredores de Paris. Uma multidão encontra-se na praça. No meio está o estudante Edmondo e os seus amigos, soldados, mulheres trabalhadoras, todos a desfrutarem do ar livre e da bela tarde…
Des Grieux chega e começam a implicar com ele por este nunca se ter apaixonado.
Não terá de ansiar por muito mais tempo. Chega uma carruagem e todos olham quando saem três pessoas: a linda jovem Manon, o seu irmão Lescaut e um rico homem idoso chamado Geronte, que os dois irmãos haviam conhecido na carruagem.
Des Grieux apaixona-se por Manon à primeira vista. Manon apenas tem tempo para lhe dizer o seu nome e que está triste por que vai a caminho de um convento por insistência de seu pai. Mas Des Grieux convence-a a encontrar-se com ele mais tarde.
Claro que Des Grieux não é o único interessado em Manon. O velho Geronte pede que lhe tragam uma carruagem de modo a que possa raptar Manon e levá-la para Paris.
Felizmente, o amigo de Des Grieux, Edmondo, ouve o esquema e avisa-o. Des Grieux e Manon encontram-se e este declara o seu amor, conta-lhe o plano de Geronte e convence-a a fugir com ele.
Geronte fica furioso quando descobre que Manon partiu, mas Lescaut dá-lhe esperança: diz-lhe que Manon poderá ter fugido para Paris com um estudante, mas que depressa regressará quando se cansar de ser pobre. Depois dará mais valor ao que ele tem para lhe oferecer.