Libreto: Salvatore Cammarano sobre "Kabale und Lieber" de Schiller
Estreia: (Nápoles) Teatro de São Carlos, 8 de Dezembro de 1849
PersonagensMiller, velho soldado na reforma
Luisa, sua filha
Conde Walter
Rodolfo, filho do Conde Walter
Wurm, Guardião do Castelo
Federica, Duquesa de Osthein
Laura, jovem aldeã
Um aldeão
Antecedentes"Tenho em mãos diversos enredos contra os quais a vossa Censura teria muito que dizer, se bem que um deles talvez conseguisse escapar às suas malhas. Trata-se de "Kabale und Liebe" de Schiller – um drama magnífico e apaixonado que resulta muito bem em teatro."
Este trecho duma carta de Verdi refere-se àquela que viria a ser a sua décima quinta ópera. Está endereçada ao libretista Salvatore Cammarano e data provavelmente de Agosto ou Setembro de 1846, o mesmo ano em que Verdi escreveria "I Masnadieri", destinada a Londres.
Quanto à Censura a que Verdi se refere, é a, então feroz, Censura de Nápoles – cidade que, um ano antes, recebera a sua "Alzira" de forma glacial. Essa "Intriga e Amor" sobre um texto de Schiller iria ainda esperar 3 anos pela estreia, que teria lugar em Nápoles no dia 8 de Dezembro de 1849.
Com libreto de Cammarano, receberia o título de "Luisa Miller".
O trabalho do libretista não foi fácil já que, como todo o teatro de Schiller, este seu drama trata o conflito entre a Liberdade individual e o Poder político – um conflito mais agudo ainda em Nápoles naquele tempo – e, tanto o libretista como o compositor, pretendiam que a ópera passasse as malhas da Censura, mesmo que tivessem de pagar um preço por isso. É assim que, excepto alguns nomes, poucas semelhanças restaram entre o drama de Schiller e a ópera de Verdi – facto pelo qual Cammarano foi sempre severamente criticado.
No drama a acção decorre no século XIX, em plena actualidade – na ópera, por precaução, recua até ao século XVII. E o conflito entre a Liberdade individual e o Poder político transforma-se no amor entre dois jovens contrariado pelos pais – por motivo de diferenças sociais.
1.º ActoA acção decorre numa aldeia dum Condado Tirolês durante a 1ª metade do século XVII e a ópera inicia-se com a festa de aniversário de Luisa Miller filha dum velho soldado na reforma que não vê com bons olhos o pretendente da filha, um jovem que ninguém conhece. Á entrada da igreja, para onde todos se dirigem, Wurm, o Intendente do Castelo do Conde Walter, interroga Miller acerca da promessa que este lhe fizera, há já mais de um ano, de que casaria com Luisa, intimando-o a exercer o seu poder paternal o que Miller recusa. Então Wurm decide revelar a verdadeira identidade do seu rival: ele não é outro senão Rodolfo, filho do Conde. Esta revelação aumenta a inquietação de Miller que passa a desconfiar das intenções do jovem.
Entretanto Wurm regressa ao castelo onde executa a 2ª parte do seu golpe revelando ao Conde o que se passa. O Conde fica perturbado, já que os seus projectos eram outros, e acredita que a traição do filho é uma forma de castigo por um crime, que conseguira manter secreto até então. Decide então chamar Rodolfo a quem declara ter já escolhido a sua futura mulher – a Duquesa Federica de Osthein, uma jovem viúva, rica e influente na Corte. Rodolfo deverá ir visitá-la e oficializar o pedido.
Rodolfo obedece e vai procurar a Duquesa. Só que, em vez do esperado pedido de casamento, revela a Federica que o seu coração pertence a outra, o que provoca nela uma violenta reacção de dor e de ciúme. Enquanto o Conde parte para a caça, Luisa espera Rodolfo. Miller regressa do castelo, furioso, e revela à filha que o seu pretendente não apenas a enganou, apresentando se sob uma falsa identidade, como lhe escondeu também estar de casamento marcado com a Duquesa. Rodolfo chega e jura a Luisa que ela é a sua única noiva. Se o Conde se opuser ao casamento, ele saberá fazê-lo aceitar. O Conde surge, inesperadamente, agredindo e ofendendo Luisa. Magoado na sua honra, Miller grita por vingança, o que faz com que o Conde ordene de imediato a prisão do velho soldado e da filha. Rodolfo tenta interceder, mas o Conde não recua na sua decisão. Então o jovem faz uma ameaça, prometendo revelar por que meios o pai conseguiu o título. O Conde fica aterrado e manda libertar Miller e Luisa, antes de partir em busca do filho, que saíra intempestivamente.
2.º ActoO 2º acto inicia-se, de novo, na aldeia onde vêm avisar Luisa de que o pai voltou a ser preso pelo Conde. Desesperada, Luisa que correr para o castelo mas Wurm chega e diz que Miller fora preso por ter ameaçado o Conde de morte, e que espera a pena capital. E Wurm acrescenta que Luisa o pode salvar. Para tanto basta escrever uma carta endereçada a ele, Wurm, onde afirme ter sido a ambição que a levara a aceitar a corte de Rodolfo, e que na verdade nunca o amara. Agora, que o seu plano falhara, pede a Wurm, a quem na verdade ama, que aceite fugir com ela. Temendo pela vida do pai, Luisa não vê outra saída senão aceitar a proposta ignominiosa de Wurm, e escreve pelo seu punho o texto da carta que ele próprio lhe dita. Entretanto, no castelo, o Conde reafirma a sua intenção de tomar em mãos o Destino do filho. Wurm chega e informa-o de que o estratagema funcionara. Mas o Conde teme ainda que Rodolfo revele o seu segredo, o de que não foi um assaltante mas sim ele próprio, com a cumplicidade de Wurm, quem assassinou o antigo Conde, seu primo, para receber a sua herança. Em seguida o Conde informa a Duquesa de que Rodolfo em breve a irá procurar mal tome conhecimento de que Luisa andou a brincar com os seus sentimentos. Como prova do que diz, obriga Luisa a jurar, diante da Duquesa, que ama Wurm. Entretanto Wurm já fez com que a falsa carta de Luisa caísse nas mãos de Rodolfo que não consegue acreditar que a jovem o tenha traído, desafiando mesmo Wurm para um duelo – do qual o Guardião se esquiva airosamente. Desesperado, Rodolfo cai aos pés do pai que, hipocritamente, o consola, e o faz prometer aceitar casar-se com a Duquesa.
3.º ActoO 3º acto também se inicia na aldeia onde os camponeses tentam consolar Luisa. Miller foi libertado e regressou, e a filha pede-lhe que entregue a Rodolfo uma sua carta de despedida, já que pretende pôr termo à vida.
O pai convence-a, no entanto, a abandonar com ele a aldeia. Rodolfo chega e, mostrando a carta, pergunta a Luisa se foi mesmo ela quem a escreveu. Luisa confirma. Então o jovem pede de beber e deita na bebida um veneno mortal que ambos bebem. Depois pergunta de novo a Luisa se é Wurm quem ela realmente ama. Luisa hesita. E, para a forçar a responder, Rodolfo diz-lhe que em breve irão ambos estar perante Deus. Sentindo-se libertada da promessa, Luisa revela aquilo que se passou. Miller regressa e Luisa morre nos seus braços. Entram em seguida Wurm e o Conde que vêm buscar Rodolfo para se casar com a Duquesa. Ao ver o Intendente Rodolfo trespassa-o com a espada caindo morto em seguida. A ópera termina com Miller e o Conde petrificados perante os cadáveres dos filhos.
RDP – Transmissões em "Noite de Ópera" desde 1996
1999 – 11 de Fevereiro
2000 – 11 de Maio
2001 – 3 de Maio
Enredo resumido da autoria de Margarida Lisboa.