Libretobasada na peça teatral homónima de Karel Čapek
EstreiaBrno em 18 de dezembro de 1926
AntecedentesJanácek é um dos compositores de ópera mais significativos do século XX. Despertou tarde para a composição e tinha quase cinquenta anos quando completou a sua primeira ópera de sucesso, Jenufa; e as suas obras mais conhecidas são posteriores a esta. Mais do que qualquer outro compositor nacionalista, integrou completamente nas suas obras os aspectos da música folclórica do seu país.
Após ter estudado em Praga, Janácek mudou-se para Brno, onde fundou uma escola de órgão e viveu como professor. Enquanto se dedicava à composição num idioma romântico tardio, estudava música folclórica da Morávia e desenvolveu a ideia de que as suas linhas melódicas deveriam reflectir os ritmos e o tom do idioma checo. Este conceito deu origem a harmonias modais e às frases aparentemente desligadas e muitas vezes repetitivas das suas obras de maturidade como a Sinfonietta e a Missa Glagolítica escritas em 1926, ano de estreia da sua ópera O Caso Makropulos.
Com libreto do próprio Janácek e apresentada pela primeira vez em Brno, O Caso Makropulos conta uma história, simultaneamente irónica e profundamente trágica, baseada na peças de Karel Capek, estreada poucos meses antes de Janácek iniciar a sua adaptação operática.
Resumo
Praga, 1922
Emília Marty, a glamorosa prima-donna guarda para si um segredo magnifico: tem mais de trezentos anos de idade. Em 1585, quando respondia pelo nome de Elina Makropulos, o seu pai deu-lhe um elixir da vida eterna, e a partir daí continuou a viver sob uma série de identidades, mantendo apenas as iniciais E. M.
Espera-se a todo o momento o resultado do caso Gregor vs. Prus, uma longa acção judicial relativa a uma herança. Emília revela ter um conhecimento notável acerca do caso, que se iniciara cem anos antes, incluindo factos relacionados com a amante de Prus, Elian MacGregor, e com a existência de um testamento crucial. Depois de uma récita de ópera, Emília recebe os seus admiradores nos bastidores. Os descendentes de Prus e Gregor, ainda envolvidos no caso, estão ambos apaixonados por ela e Jaroslav Prus concorda em trazer-lhe um documento grego que se encontra na sua posse, em troca de uma noite de amor. Depois de Prus ter conseguido o que queria, ela revela-lhe a sua história extraordinária. Cem anos antes, como "Elian MacGregor", redigira esse documento, que continha a fórmula do elixir, para o antepassado de Prus, o seu amante de então. Agora, para rejuvenescer, necessita de tomar o elixir uma vez mais, mas decidiu que a vida já não tem qualquer significado ou alegria. Propõe passar a formula a Kristina, uma rapariga que aspira ter o mesmo sucesso e beleza de Emília. Mas Kristina queima o documento, e Emília cai morta.