Temporada de Concertos Antena 2
30 outubro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
2AS1C Trio & Desidério Lázaro
Alexandre Damasceno, baterista
Cristiano Ferreira, baixista
André Magalhães, piano
Desidério Lázaro, saxofonista
Programa
Donatiando
Na Dianteira
Patinete Rami Rami
Baião do Abraço
Jam no Solar
Surra
Alma Brasileira
Cordeiro de Nanã
O 2AS1C Trio surge da vontade inicial de homenagear compositores baianos, unindo Alê Damasceno, apaixonado pelos ritmos brasileiros, ao pianista André Magalhães e ao baixista Cristiano Ferreira. Embora inspirado pela música baiana, o trio não se limita a ela, explorando a vastidão do jazz em suas diversas formas. Essa formação singular promete uma jornada musical diversificada, onde a tradição se encontra com a inovação, oferecendo ao público uma experiência sonora rica e sempre em evolução
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Alexandre Damasceno | Músico altamente qualificado e experiente, mestre em Música pela UNICAMP com foco em Performance Musical e especialista em Docência no Ensino Superior pela FMU. Bacharel em Música, com especialização em bateria pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, está atualmente cursando o doutorado em Artes Musicais – Performance, na Universidade Nova de Lisboa. Com mais de duas décadas de carreira como performer e professor, lecionou em prestigiadas instituições de ensino em São Paulo.
Como baterista, participou da gravação de diversos CDs e DVDs de música popular e instrumental brasileira, incluindo trabalhos indicados a prémios e colaborações com artistas renomados como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Gal Costa, e muitos outros, tanto do Brasil quanto do exterior. Também atuou com várias orquestras e Big Bands, e contribuiu para a revista Modern Drummer Brasil como colunista.
A sua pesquisa se concentra-se na Bateria Brasileira, e é autor do livro sobre a performance musical de Luciano Perrone nos arranjos de Radamés Gnattali. Atualmente, está finalizando um método sobre ritmos brasileiros e prepara o primeiro álbum do Cosmo Sound Collective, que inclui composições inéditas de Hermeto Pascoal. É membro da Orquestra TODOS, que reúne músicos internacionais e foca em música mundial.
Cristiano Ferreira | Músico, baixista e produtor musical, brasileiro, nascido em Salvador da Bahia. Atuou no cenário musical brasileiro e baiano. Trabalhou com artistas e bandas do cenário local como Banda Eva, Gilmelândia, Carla Visi, Daniela Tourinho, OBA (Orquestra Brasileira de Axé), Edu Casanova, Mambolada, Cátia Guimma, Claudia Costta, e como alguns destes artistas atuavam em palcos internacionais, desde o ano de 2002, esteve presente nesses périplos internacional. Acompanhou também os artistas Moraes Moreira, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e Margareth Menezes no projeto Troféu Dodô e Osmar.
Participou de algumas edições do Festival de Música Instrumental da Bahia acompanhando o violonista Kito Matos, o violinista cubano Raul Bermudes, a banda Azagaia, o multi-instrumentista Braulio Vilares Barral e o saxofonista Eric Almeida.
Mudou-se para Lisboa em 2019, onde atualmente vive e trabalha no cenário musical europeu e também com produção musical. Já trabalhou para artistas de várias partes do mundo, como Mistah Isaac (Angola), Alfredo Costa ( Portugal), Black Lavender (Filadélfia), Syniczim (Zimbabwe), Diaza (Portugal), Giel (Flórida), Martina Munira (Portugal), André Louro (Portugal), Tyler Faraday (Espanha), Cyz Zamorano (Brasil), entre outros.
André Magalhães | Tem o certificado Master em Arranjo pela Berklee College of Music. A sua carreira é marcada por diversas conquistas notáveis, como a vitória no Prémio Caymmi na categoria de Melhor Produção Musical com a canção Maya, da sua autoria. Atualmente, atua como mentor do projeto Kromosons e produtor chefe no Submarino Studios.
Ao longo de sua carreira, André colaborou com uma ampla gama de artistas em vários projetos. Gravou com Hermeto Pascoal no disco de Mariella Santiago, foi membro da Banda Base do Jam no Mam por cinco anos e, como parte do Grupo Imã, foi indicado para o Troféu Caymmi como melhor instrumentista em 2009. André também participou do Sarau Du Brown, acompanhando artistas renomados como Jorge Vercilo, Paralamas do Sucesso, Ivete Sangalo, entre outros.
Na indústria cinematográfica, trabalhou como produtor auxiliar na trilha sonora de Rio 2 em Hollywood, colaborando com Sergio Mendes e o diretor Carlos Saldanha.
Entre 2013 e 2014, tocou em festivais pelo mundo com Carlinhos Brown e dirigiu a carreira solo de Carla Cristina. Foi responsável pela programação de cordas em músicas da cantora Ana Carolina e participou do projeto África Visita África. Produziu o EP Sonhos Gratuitos de Kall Medrado (The Voice 3) e viajou para New York para acompanhar a masterização do álbum Plano Inclinado de Deco Goes.
Residindo atualmente na Europa, os seus trabalhos mais recentes incluem a gravação de teclados e arranjos de cordas no álbum Fogueira em Alto Mar de Ana Carolina, além de produções musicais e arranjos para artistas como Jey, Angela Ro Ro, Zezé Motta, entre outros.
Desidério Lázaro | Nasceu em Faro, em 1982. Iniciou os seus estudos de flauta aos 6 anos de idade, mudando-se para o clarinete aos 10. Estudou música clássica nos conservatórios de Faro e Setúbal, onde foi aluno de Paulo Gaspar. Em 2002 ingressou no estudo da música Jazz e do saxofone no Hot Clube de Portugal, novamente com Paulo Gaspar e Pedro Moreira. Dois anos mais tarde, mudou-se para Amsterdão, onde terminou com mérito a licenciatura em Jazz no Conservatório de Amsterdão, e onde teve oportunidade de estudar com Ferdinand Povel, Jasper Blom e Dick Oatts.
Pelo caminho fez centenas de concertos por todo o país e no estrangeiro (Espanha, Alemanha, Holanda, Bélgica, Áustria, Itália, Macau) e, a par da sua atividade como músico, leciona na Escola Superior de Música de Lisboa e Universidade Lusíada de Lisboa.
Apresenta-se em variadíssimas formações que vão desde o jazz mais tradicional a vertentes mais contemporâneas (pop, funk, fusão), tendo já tocado com nomes como Mário Laginha, Maria João, Carlos Barretto, André Fernandes, Alexandre Frazão, assim como Luís Represas, The Black Mamba, Mafalda Veiga, Carlos do Carmo e B Fachada, entre outros.
Como autor, tem apresentado os seus projetos nos principais festivais de jazz portugueses e salas de espetáculo do país. Iniciou-se nas edições discográficas em 2010 com Rotina Impermanente, e o seu trabalho mais recente é Oblivion (ASuR, 2022) tendo sempre recebido críticas favoráveis e entusiastas, assim como diversas nomeações para “disco jazz do ano”.
Fotos Inês Sioga / Antena 2