Temporada de Concertos Antena 2
18 outubro | 19h00
Palácio Marquês da Fronteira
Entrada gratuita
mediante reserva em loja.fronteira-alorna.pt
A Música na Poesia Camoneana
Recital de canto e piano
Luísa Barriga, soprano
António Oliveira, piano
Programa
A Música na Poesia Camoneana
I Parte
Luís de Freitas Branco (1890-1955)
Soneto – O culto divinal
Redondilha – A formosura desta fresca serra
Óscar da Silva (1870-1958)
Endechas
1. Vai o bem fugindo
2. Bem sem fundamento
3. Alegre vivia, triste vivo agora
4. Ah! ventura minha
5. Quisera mostrar o mal
Jorge Croner de Vasconcellos (1910-1974)
Três Redondilhas
1. Descalça vai para a fonte
2. Pus meus olhos numa funda
3. Na fonte está Leonor
II Parte
Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
Três Sonetos de Camões
Sete anos de Pastor
Alma minha gentil
Oh! Como se me alonga
Joly Braga Santos (1924-1988)
Sonetos
O céu, a terra, o vento sossegado
Num Bosque que de Ninfas habitava
Delgadas, águas claras do Mondego
Rui Soares da Costa (1958)
Sonetos
Aqueles claros olhos que chorando
O céu, a terra, o vento sossegado
Aquela triste e leda madrugada
Correm turvas as águas deste rio
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
O recital de celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões (1524-2024), composto por canções de vários compositores portugueses (Luiz de Freitas Branco, Óscar da Silva, Croner de Vasconcelos, Lopes-Graça, Joly Braga Santos e Rui Soares da Costa) sobre poemas do insigne poeta é de grande importância cultural e artística para o nosso panorama musical português.
A soprano Luísa Barriga e o pianista António Oliveira fazem uma viagem musical através das canções com poesia de sonetos e redondilhas do grande poeta português com música do séc. XIX até aos nossos dias.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Luísa Barriga | Natural de Lisboa, estudou Canto e Piano na Academia de Música de Santa Cecília com a cantora soprano Elsa Saque. Concluiu Licenciatura em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou com Helena Pina Manique e Luís Madureira. Finalizou Mestrados em Performance e Ensino da Música na Universidade de Aveiro sobre o intermezzo “Il Segreto di Susanna” (Wolf-Ferrari) que interpretou em estreia nacional (versão ensemble instrumental) e “Aferição de Repertório de Canto” com orientação de Susana Sardo, António Salgado e Filipa Lã em 2009 e 2013.
Foi membro do Coro Gulbenkian onde contactou com obras corais-sinfónicas em Portugal e no estrangeiro com maestros portugueses e estrangeiros. Realizou vmasterclasses com KS Gundula Janowitz, Manuel Cid, Enza Ferrari, Dalton Balwin, Lorraine Nubar, Marc Tardue e Paulo Ferreira. Foi membro cantora solista do Estúdio de Ópera / Casa da Música de 1999 a 2006 com papéis nas óperas L’Ivrogne Corrigé (Gluck), Rodelinda e Ottone (Haendel), As Bodas de Fígaro (Mozart), A Raposinha Matreira (Jánacék), Rigoletto (Verdi), Le Fifre enchantée (Offenbach), Candide (Bernstein), Midsummer’s Night Dream e Let’s make an opera / The Little Sweep (Britten). Fez parte do elenco da ópera portuguesa Guerras de Alecrim e Manjerona (António José da Silva), com espetáculos pelo país, sendo gravada e transmitida na Antena 2. Participou na estreia moderna da ópera Amor de Perdição (João Arroyo) em 2000.
Realizou Recitais de Música de Câmara, tendo estreado várias obras de compositores portugueses (Fernando Lobo, Pedro Faria Gomes, Telmo Marques) e estrangeiros (H. Birtwistle e David Chesky) gravados para a RTP, Antena 2 e Porto Canal. Em Oratória interpretou Cantatas BWV 51 e 147 (J.S.Bach), Gloria (Vivaldi), Cantata Lungi dall’idol mio (A. Caldara), Jesu meine Freude (Buxtehude), Stabat Mater (Pergolesi), Missa da Coroação (Mozart), Missa em Sol M (Carlos Seixas), Missa em Sol M (Schubert), 9ª Sinfonia (Beethoven), Requiem (Gossec), Magnificat (John Rutter) e Requiem for the living (Dan Forrest).
Participou em Recital nos Festivais de Música da Primavera em Viseu, Aveiro, Caminha, Coimbra, Caldas da Rainha, Paços de Brandão, Viana do Castelo e Faro.
Foi Narradora/ Atriz em Dracula (D. del Tredici), O Carnaval dos Animais (Saint-Saens), Christian Zeal and Activity (J. Adams), Philomela (James Dillon) e Fada Má/Verde em A Bela Adormecida (Respighi) com o Remix Ensemble.
Gravou CDs A Música de Junqueiro, Ópera Philomela de James Dillon no Coro e no Livro CD Beatriz, usa o nariz para crianças sobre respiração e cuidados vocais.
Foi Membro do Grupo Sons em Cena onde interpretou excertos de musicais em diversos programas da RTP, SIC , TVI e em várias salas de espetáculos do país. Participou em concertos como solista em Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. Canta regularmente como Membro do Coro Casa da Música. Foi premiada no Concurso Nacional de Canto Luiza Todi e no Concurso de Música de Interpretação do Estoril. Foi Docente de Canto e Coro do Conservatório de Música do Porto. Atualmente leciona Canto e Coro no PALLCº Performing Arts School & Conservatory (Porto) e Escola de Música de Perosinho onde colabora em diversas iniciativas pedagógicas e artísticas.
António Oliveira | Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Obteve o bacharelato na classe de Sofia Lourenço na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. Ao abrigo do programa Sócrates/Erasmus, estudou na Hochschule der Kunst de Berlim na classe de Laszlo Simon. Prosseguiu a sua formação na The Hartt School, University of Hartford, Connecticut, EUA, onde obteve o diploma Master of Music na classe de Luiz de Moura Castro com vinte valores. Complementou os seus estudos com Helena Sá e Costa, Jaime Mota, Pedro Burmester, Mikail Pethukov, Carla Giudici e Emanuel Ax. Recebeu uma Menção Honrosa no Concurso Maria Campina e foi finalista do Concurso “Emerson String Quartet Competition”. Regressado a Portugal, ingressa através de provas públicas no Conservatório de Música do Porto onde é professor de piano e coordenador do departamento de teclas.
Foi pianista do Estúdio de Ópera da Casa da Música do Porto. A sua carreira levou-o a Espanha, França, Alemanha, Finlândia, Turquia, Canadá e Estados Unidos da América e apresentou-se em importantes salas e festivais do país como Temporada de Concertos do Conservatório Nacional, Festivais de Outono em Aveiro, Festival Cistermúsica, Festival de Música de Coimbra, Festival Eborae Musica, Festival de Música do Palácio da Bolsa, Encontros de Piano do Porto, Ciclo de Piano de Matosinhos, Centro Cultural de Belém, Casa da Música, Teatros Municipais de Bragança e Rivoli, Centro Cultural de Cascais.
Gravou para a RTP (TV e Antena 2). Gravou dois CD’s de Música Portuguesa do século XXI com o clarinetista António Rosa. Este duo, Projecto XXI, recebeu o prémio para melhor grupo de música de Câmara do Festival Musiquem Lleida 2007. É membro fundador do PORTriO com o clarinetista Filipe Pereira e o violetista Hugo Diogo, tendo editado o seu primeiro CD em Outubro de 2013.
Foi jurado do CIMCA 2011 – Concurso Internacional de Música de Câmara Cidade de Alcobaça -, do Concurso do Conservatório Calouste Gulbenkian Braga 2010 e 2013, do Concurso Internacional de Piano de Santa Cecília 2019 e das Bolsas de Estudo Yamaha 2020. Orientou Masterclasses de piano no Conservatório de Música de Vila do Conde, na Academia de Música de São João da Madeira, no Ateneu Comercial do Porto, no Festival IKFEM em Tui/Valença e no Instituto Gregoriano de Lisboa.
Estreou e gravou com o soprano Ana Barros as obras Cicuta e Sept Épigrammes de Platon do compositor António Chagas Rosa. A sua discografia inclui três discos a solo: Chopin & Liszt, Ravel & Janacék e Schumann & Rachmaninoff que têm recebido elogios do público e da crítica.
Sobre Chopin & Liszt, Rui Vieira Nery escreveu “Acabo de ouvir com enorme prazer este novo disco de um pianista do Porto, António Oliveira, que não conhecia, todo ele excelente, sobretudo nuns belíssimos “Sonetos de Petrarca” de Liszt que me fizeram parar de trabalhar e me prenderam a atenção do princípio ao fim. Vi pela biografia que foi aluno de Sofia Lourenço, de Luiz Moura Castro e de Laszlo Simon, e esta boa escola pianística é evidente, com uma sonoridade cheia e redonda, e um legato impressionante no desenho temático. Vale verdadeiramente a pena ouvir”. Schumann & Rachmaninoff foi galardoado com uma medalha de prata para Outstanding Achievement nos Global Music Awards, em dezembro de 2023.
Próximos compromissos incluem um recital na Chopin Society of Connecticut, na Associação António Fragoso, no Auditório Municipal de Gaia, no Festival da Costa do Estoril e Lisboa, entre outros. Fez a estreia mundial do 1º Concerto para Piano e Orquestra do compositor Telmo Marques. Gravou para a RTP o 2º Concerto para piano e orquestra de S. Rachmaninoff como convidado do programa Música Maestro apresentado pelo maestro Rui Massena. Apresentou-se a solo com a Orquestra Clássica da Madeira, com a Orquestra do Norte, com a Orquestra Sinfónica da ESART e com a Fundação Orquestra Estúdio sob a direção dos Maestros Rui Massena, Sandor Gyudi e Miguel Graça Moura.
Concluiu o seu doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Católica Portuguesa, com Summa Cum Laude e 20 valores. Publicou vários artigos e capítulos em jornais e livros científicos.
Fotos Inês Sioga / Antena 2