Temporada de Concertos Antena 2
24 outubro | 19h00
Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão
Entrada gratuita
Alberto Urroz
Recital de piano
Programa
J. S. Bach (1685-1750) – Variações Goldberg BWV 988
Publicadas pela primeira vez em 1741 e intituladas com o nome de Johann Gottlieb Goldberg, que terá sido o primeiro intérprete da obra, são um conjunto de árias com 30 variações com o número de catálogo BWV 988, constituindo uma espécie de labirinto de inventividade e arquitetura com uma estrutura enigmática muito ao gosto de Bach que fascinam quem delas se aproxima há séculos. Um ícone da música ocidental que transcende as complexas abordagens organizacionais do seu criador, porque mergulham nas profundezas das emoções, apelando, no final, mais ao coração do que ao intelecto.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Reinaldo Francisco
Alberto Urroz | O aclamado pianista espanhol é um artista a solo, também ativo como colaborador de câmara e vocal, que tem encantado o público e a crítica em toda a Europa, Ásia e América. Uma estreia de sucesso em 2008 no Carnegie Hall de Nova Iorque impulsionou a sua carreira internacional, tendo sido contratado por importantes instituições culturais como o Museu do Prado, o Auditório Nacional de Madrid, o Auditório Conde Duque, os Festivais Internacionais de Santander e Peralada, a Real Academia de Belas Artes de San Fernando, a Fundação Juan March, o Instituto Cervantes de Berlim, Lisboa e Manila, o Festival Percusos e o Festival Terras Sem Sombra em Portugal; o Festival de Talentos Musicais de Brescia, Itália; a Embaixada da Alemanha em Madrid; os Festivais de Las Canals, Binic e Hyères em França; a Fundação Ibérica de Música Espanhola, La Maison Française (NYU) e a Georgia State University nos EUA; o Instituto Italiano de Cultura em Madrid, Lisboa e Estrasburgo, etc.
Apresentou-se em salas como o Auditório Nacional de Madrid, Centro Cultural Conde Duque, Auditório do Museu do Prado, Teatro Gayarre, Auditório Baluarte, Weill Recital Hall e Elebash Recital Hall (NY), Salle du Munsterhof (Estrasburgo), Bolivar Hall (Londres), Sejong Center (Seul), Kopleff Recital Hall (Atlanta), Academia de Música de Oslo, Conservatório de Amesterdão, Tel Aviv Philarmonie, CCP (Manila), etc.
A discografia de Urroz inclui o seu primeiro álbum a solo Spain Envisioned, Scarlatti Sonatas e Brahms Complete Violin Sonatas na editora Ibs e Pauline Inspired: melodies by and for Pauline Viardot com a mezzo Laure de Marcellus na Centaur Records. Em 2025, serão lançadas duas novas gravações pela Ibs: as Variações Goldberg de Bach e uma seleção de sonatas espanholas desconhecidas para violino e piano do século XIX.
Alberto Urroz é fundador e diretor artístico do Festival Internacional de Música de Mendigorria, em Espanha. Presidente da EPTA Espanha, foi nomeado Presidente Europeu da EPTA em 2021.
Urroz recebeu o prémio honorário à melhor Tese de Doutoramento pela sua dissertação Otimização do processo didático-aprendizagem da técnica pianística (UAX, 2017) e é professor de piano na Universidade Alfonso X e no Conservatório Arturo Soria em Madrid. Foi também cofundador e diretor artístico do I Concurso de Piano Shigeru Kawai de Madrid e é regularmente convidado como professor de piano, conferencista e júri em Espanha, Portugal, Itália, Malta, Albânia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Islândia, EUA e Coreia do Sul.
Alberto Urroz estudou no Conservatório Real de Madrid, na Universidade de Tel Aviv e em Nova Iorque com Joaquín Soriano, Pnina Salzman, György Sándor e Oxana Yablonskaya.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2