9 Janeiro | 19h00
Auditório do
Entrada Livre
Dryads Duo
Música em Diálogo III: Beethoven e Tiago Derriça
Carla Santos, violino
Saul Picado, piano
L.v. Beethoven – Sonata N° 5, Op. 24
Lili Boulanger – Nocturne
Tiago Derriça – Frühling [estreia nacional]
Tiago Derriça | "Para a composição da minha nova peça para violino e piano (encomenda do Dryads duo) tomo como referência a Sonata em Fá Maior, Op. 24, de Beethoven. Procurarei captar a essência romântica – e, aos meus olhos, também aprimoradamente lúbrica – contida nesta música. A evocação que farei dependerá da apropriação de alguns maneirismos próprios escrita de Beethoven, que tentarei cruzar com elementos forasteiros ao seu idioma musical."
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
Dryads Duo | Formado em 2010 por Carla Santos (Mestrado em Performance e Diploma Artístico pelo Royal College of Music de Londres) e Saul Picado (Mestrado em Performance pela Guildhall School of Music and Drama) tem como principal objectivo explorar e levar ao público obras musicais menos tocadas e reconhecidas, existentes para esta formação desde o final do século XIX até aos dias de hoje, mas não menos merecedoras de serem apresentadas.
Após ter vencido o 1º Prémio no Concurso "Prémio Jovens Músicos – 2011 o Duo tem-se apresentado nas mais importantes salas de Portugal como o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Nacional de São Carlos, Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Palácio Foz, Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, entre outras.
O mais recente projeto tem o nome de Música em Diálogo que tem como objetivo colocar em diálogo música do repertório "tradicional" e música escrita no presente para violino e piano, que conta com a apresentação de 5 novas obras escritas para o Duo em recital, em Portugal. Estas obras foram escritas por 5 compositores portugueses – Anne Victorino d’Almeida, Pedro Faria Gomes, Tiago Derriça, Sérgio Azevedo, João Ferreira – que aceitaram o convite do Dryads Duo e têm como ponto de partida da escrita 5 obras do repertório "tradicional" para violino e piano – a cada compositor foi dada a liberdade de escolha de uma qualquer obra escrita no passado, a partir da qual quisesse basear a escrita da sua nova obra. Os 5 recitais serão transmitidos pela Antena 2, sendo este o terceiro do ciclo onde iremos apresentar a obra do compositor Tiago Derriça.