Temporada de Concertos Antena 2
30 abril | 19h00
Auditório da Escola Secundária João de Barros
em Corroios, Seixal
Entrada gratuita
Elodie Bouny
Recital de guitarra
Elodie Bouny, guitarra e composições
Programa
Alfredo Rodriguez – Feria / Leyenda
Guillermo Rizzotto – Carnavalito
Elodie Bouny e Sergio Assad – Le Pli du temps
Paulinho Nogueira – Bachianinha 1
E. Bouny e Yamandu – Luares
Sergio Assad – Remembrance
E. Bouny – Duas almas
E. Bouny – Anjo
E. Bouny – Cena Brasileira 1
E. Bouny – A espera
– Conversa das flores
O concerto apresenta a exímia guitarrista francesa Elodie Bouny, interpretando peças dos seus discos Terra Adentro e Luares. As músicas são autorais ou de compositores latino-americanos.
A música de Elodie possui influências diversas: por um lado, é formada em música clássica, e por outro, passou muitos anos estudando música latina, além de morar 13 anos no Brasil, absorvendo a música e a cultura deste rico país.
A presença de melancolia e nostalgia nas músicas, equilibradas com otimismo e esperança, cria uma experiência emocionalmente rica para os ouvintes.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Elodie Bouny | Formou-se nos Conservatórios de Boulogne (2000) e Estrasburgo (2005) em França. Participou em inúmeros festivais e foi laureada em vários concursos internacionais de guitarra.
É Mestre em Educação Musical pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), e Doutora em Processos Criativos pela mesma instituição (2019). Em 2013, a sua dissertação de mestrado foi publicada nas Novas Edições Académicas com o título: Violonista de formação erudita e violonista de formação popular: Investigando as diferenças na formação musical.
Ela é idealizadora, diretora e produtora do Concurso Novas dedicado à composição, desde 2010.
Em paralelo às atividades como solista, Elodie desenvolve outros projetos em duo (Duo Andrea Ernest-Dias e Elodie Bouny), e em trio (Iroko Trio).
Ela é também compositora (Les Productions d’Oz; Editions Soldano), e como arranjadora orquestrou diversas peças em parceria com Yamandu Costa, tocadas por prestigiadas orquestras (na Salle Pleyel, em Paris; Teatro São Pedro, em Porto Alegre; Teatro Cine Odeon, em Cuiabá; no Rotkäppchen Sektkellerei, em Leipzig; La Philharmonie, de Paris, Theatro Municipal de São Paulo, Sala Cecilia Meireles, etc.). A Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo encomendou-lhe uma peça para soprano e orquestra (Meia Lágrima) estreada em maio de 2019 pela soprano Marly Montano sob a direção de Roberto Minczuk. A sua peça para quarteto de guitarras Déja Vu foi selecionada para a XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea e teve estreia brasileira em novembro de 2019 na Sala Cecília Meireles. Em 2020-21 Elodie recebeu diversas encomendas de peças para instrumentos solistas, música de câmara e peças orquestrais: Peça para orquestra (Orquestra de Santo André- Abel Rocha), Duo para guitarras (Duo Siqueira-Lima), Two roads – Quarteto Vocal, Suite Infância Brasileira (SINOS – Funarte/UFRJ), Diversas peças para guitarra solo.
Atualmente trabalha na plataforma Guitar by Masters como consultora e artista/professora convidada.
Foi professora substituta de violão no Instituto de Artes e Design na Universidade Federal de Juiz de Fora em 2019 e na Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2015 a 2017.
Realizou a direção de gravação de diversos CD’s, entre eles: Mafuá de Yamandu Costa, Toccata à Amizade de Yamandu Costa (vencedor do Prémio da Música Brasileira 2016 nas categorias Melhor CD e Melhor grupo), Calendário do (A)feto de Carlos Walter, Suites do Brasil da Camerata de Violões, Corrente de Cainã Cavalcante, Recanto de Yamandu Costa, entre outros.
Discografia: Terra Adentro (guitarra solo), EP Trio Rama, EP Iroko Trio; Novas 1, Novas 2, Novas 3, Novas 4 (Produção)
Fotos Inês Sioga / Antena 2