Temporada de Concertos Antena 2
22 janeiro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Hugo Trindade
Hugo Trindade, guitarra elétrica e vocoder
Edgar Alexandre, piano elétrico e órgão
Aires Pereira, baixo elétrico
Luís Lane, bateria
Programa
Clinic Sessions
Edgar Alexandre – Gimme a Break
Hugo Trindade – Blended
John Coltrane; arranjo: Hugo Trindade – Lonnie’s Lament
Hugo Trindade – Imaginário
John Scofield; arranjo: Hugo Trindade – Chichon
Hugo Trindade – Ravel
Edgar Alexandre – Fuk
Neste seu novo projeto, Hugo Trindade retorna às suas primeiras influências e aventuras no mundo do jazz: o quarteto composto por guitarra elétrica, piano elétrico, baixo elétrico e bateria. A sonoridade da banda é refrescada e reinventada pelo ousado e inesperado cruzamento de músicos de diferentes estéticas e universos musicais: o intenso baixista Aires Pereira (membro da banda Moonspell) e os emergentes Edgar Alexandre (piano) e Luís Lane (bateria).
Durante a primeira semana de janeiro de 2024, o quarteto desfrutou de uma residência criativa no saudoso e emblemático espaço da noite e cultura alcobacense, o Clinic. Estas prolíficas sessões, em sinergia com a atmosfera nostálgica, boémia e inspiradora daquele espaço, forneceram toda a matéria-prima que compõe este novo álbum, gravado nesse mesmo local.
Lançado em junho de 2024, Clinic Sessions conta com temas originais, da autoria de Hugo Trindade e Edgar Alexandre. John Coltrane e Maurice Ravel são também duas personalidades revisitadas neste novo registo discográfico de Hugo Trindade.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Hugo Trindade | Nasceu em Alcobaça em 1980. Iniciou os seus estudos musicais com 10 anos, tendo aulas de piano e guitarra clássica com Aníbal Freire e Sérgio Barreiro, na escola de música Serenata em Alcobaça. Descobre o jazz pela adolescência e, a partir dos 16 anos, começa a dedicar-se à guitarra jazz como autodidata, tendo o privilégio de poder tocar, na altura, com os seus conterrâneos Sérgio Carolino, Mário Marques e Rúben da Luz, com quem deu os primeiros concertos e aprendeu bastante.
Entre 1998 e 2008 investe fortemente na sua formação participando em diversos Workshops, Masterclasses e Summer Camps de Jazz, entre Portugal e Espanha, onde pode estudar com grandes nomes do jazz mundial: Frank Mobus, Jonathan Kreisberg, Aaron Goldberg, Gregory Tardy, Matt Penman, John Ellis, Ali Jackson, Omer Avital, entre outros. Em agosto de 2008 é selecionado para participar no curso de verão – ‘Camp MMW 2008’ – em Nova Iorque, EUA, onde, durante um mês, teve oportunidade de estudar e conviver com os músicos: John Medeski, Billy Martin, Chris Wood, John Scofield, Marc Ribot e Steve Bernstein. Em outubro de 2008 ingressa na primeira turma de Licenciatura em Música – ramo de Jazz, na Universidade de Évora, tendo como professor de instrumento Mário Delgado. Concluiu a licenciatura com 18 valores no seu recital final. Em 2017 é admitido no Mestrado em Performance – ramo de Jazz, na Universidade de Évora, tendo como professor de instrumento André Fernandes. A sua dissertação final teve como título A incorporação do idioma e das técnicas da guitarra blues/rock/funk na guitarra jazz (John Scofield case study). Durante o trabalho de investigação pode entrevistar, pessoalmente, o lendário guitarrista John Scofield. Obteve o diploma de mestrado com média de 17 valores.
Tem-se apresentado ao vivo em importantes festivais de jazz e música moderna de Portugal com os principais projetos onde toca: Hugo Trindade Trio / Quarteto / Quinteto; R ́B & Mr. SC; Sea Groove & The Ocean Travellers. Fora de Portugal, atuou em Espanha, França, Inglaterra, Polónia e EUA. Venceu, em 2012, o 1º prémio no EDP Cool Jazz Talents. Tem na sua discografia 6 álbuns publicados.
É professor de Guitarra, Teoria e Combo Jazz na Academia de Música de Alcobaça desde 2005.
Edgar Alexandre | Nasceu em 1996, em Leiria. A sua infância e adolescência foram sempre muito marcadas pelo contacto e
interesse pelos videojogos, pelos sons interativos e pela música. Inicia os seus estudos musicais aos 11 anos na Academia de Música de Alcobaça, em piano clássico, na classe de José Alves. É também nesta altura que começam a surgir as suas primeiras composições. Após concluir o ensino articulado em piano clássico, prossegue os estudos no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, também na Academia de Música de Alcobaça, onde teve aulas de piano jazz com Daniel Bernardes, e aulas de combo, teoria jazz e harmonia com Hugo Trindade, António Morais e Ivan Silvestre. Durante o seu caminho no Curso Profissional, pode ainda frequentar workshops de jazz com José Menezes, Luís Cunha, Ricardo Pinheiro e Michael Lauren. Participou por duas vezes no Encontro de Escolas da Festa do Jazz no Teatro São Luiz, em Lisboa, onde venceu uma menção honrosa de melhor instrumentista na edição de 2015.
Em 2020 ingressa no curso ‘HND – Sound Design for New Media Production’ na Escola de Tecnologias Inovação e Criação em Lisboa – ETIC – com o objetivo de adquirir o máximo de conhecimentos possíveis, especialmente na área do som para videojogos.
Como pianista, intérprete e compositor, tem-se aventurado em distintos projetos, desde o jazz à música indie e alternativa, de modo a poder também explorar todo o universo criativo dos teclados e sintetizadores: Gy Max Trane, Sea Groove & The Ocean Travellers, Hugo Trindade Organ Trio e recentemente Hugo Trindade – Clinic Sessions. É também um ativo músico freelancer.
Na área da sonoplastia tem colaborado com a SOS Animal, onde compõe jingles para campanhas de adoção animal. Mantém uma parceria regular com o artista visual Tiago Iúri, para quem compõe as bandas sonoras de várias curtas metragens, duas delas premiadas: Kafka (finalista no Fest Film Festival, em Coimbra, para melhor filme de terror) e Saudade (1º prémio de melhor curta-metragem no evento da ONU Protecting Our Planet – SDGs in Action Film Festival realizado em Nova Iorque em 2021). Atualmente, Edgar dedica-se com grande ênfase ao sound design e à construção do seu primeiro videojogo. Continua a trabalhar na área da composição e sonoplastia, nomeadamente com o artista alemão Eric Sean.
Como professor, leciona as disciplinas de Piano e Produção Musical na Academia de Música de Alcobaça.
Aires Pereira (Don Aires) | Nasceu em Caracas, Venezuela, em 1973. Proveniente de uma família com elementos ligados ao mundo da música, iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos, no conservatório José Angel Lamas, em Caracas, na classe de contrabaixo. Prosseguiu os estudos de contrabaixo no Conservatório de Música do Funchal até ao 7º grau. Pelo meio, como autodidata, foi-se dedicando ao estudo do baixo elétrico.
A procura de novos desafios e o desejo de alcançar novas metas e horizontes, levou-o a mudar-se para Portugal continental, onde decidiu apostar na arriscada carreira de músico freelancer. Tocou com distintos nomes do panorama musical português, como Pedro Miguéis, André Sardet, Porquinhos da Ilda, Phil Mendrix, Jorge Rivoti, Malevolence, entre outros.
Em 2003 inicia a sua épica carreira (de mais de 20 anos) com os Moonspell, com quem grava e toca nos principais festivais de Rock e Metal nacionais e internacionais, tendo feito tours pela Europa, África, Ásia e América.
Viveu em diferentes cidades como Lisboa, Torres Vedras, Rio Maior, Leiria e, recentemente, estabeleceu-se em Alcobaça.
É em Alcobaça que conhece o guitarrista Hugo Trindade, que o convida, em 2022, para integrar o seu novo quarteto na área do jazz moderno / fusão, puxando assim pelo ecletismo de Aires, desafiando-o também a sair da sua zona de conforto.
Atualmente, Don Aires mantém uma ativa carreira de músico freelancer e leciona também aulas particulares de baixo elétrico.
Luís Pereira (Aka Luís Lane) | Nasceu em Óbidos em 1996. Iniciou os seus estudos de música aos 5 anos, na classe de percussão da Filarmónica de Óbidos, onde permaneceu até à adolescência. Em 2012 ingressou no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, na Academia de Música de Alcobaça, onde estudou bateria com João Rijo e Alexandre Alves, e teve aulas de combo, teoria jazz e harmonia com Daniel Bernardes, Hugo Trindade, António Morais e Ivan Silvestre. Ainda durante o seu percurso no Curso Profissional teve acesso a workshops com Claus Nimark, José Menezes, Luís Cunha, Ricardo Pinheiro, Michael Lauren e Gileno Santana. Participou por duas vezes no Encontro de Escolas da Festa do Jazz no Teatro São Luiz, tendo sido agraciado com uma menção honrosa de melhor instrumentista na edição de 2016.
Após concluir o Curso Profissional mudou-se temporariamente para Lisboa. Estudou na JB Jazz com Luís Candeias e Nuno Ferreira e, mais tarde, ingressou na licenciatura em Jazz e Musica Moderna da Universidade Lusíada em Lisboa.
Atualmente é um ativo baterista no circuito musical português, em distintos estilos. Tem acompanhado nomes como Cláudia Pascoal, Berg, Domingues, Elisa Rodrigues, Miguel Jesus, Emanuel Moura, Daniel Bernardes, Sérgio Carolino, Hugo Trindade, Sea Groove & The Ocean Travellers, entre outros.