Iberian Ensemble
Mariña García-Bouso, violino barroco
Andoni Conde Villar, violino barroco
Jardel Souza, viola da gamba
João Paulo Janeiro, cravo
Programa
Adágio
Allegro
Grave
Allegretto
AllegroPedro António Avondano (1714-1782) – Trio Sonata em Ré M
Allegro
Andante e piano sempre
Allegro
Policarpo J. A. Silva (1745-1803) – Marcha e Contradança
Arcangelo Corelli (1653-1713) – Trio Sonata nº 2, op. 3
Grave
Allegro
Adagio
Allegro
Giovanni Antonio Giay (1690-1764) – Concerto para flauta, 2 violinos e contínuo
Allegro
Grave
Allegro
Alexandre Andrade | Natural de Souto, concelho de Santa Maria da Feira, é Professor auxiliar do I.S.E.I.T Viseu, Instituto Piaget (Portugal), professor Convidado da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal da Bahia (Brasil) e professor de Flauta no Conservatório de Música da JOBRA (Portugal). É Licenciado em Ensino de Flauta Transversal (Universidade de Aveiro) em 1995, na classe de Pedro Couto Soares, realizou o Mestrado em Performance na Irlanda (Waterford Institute of Technology) em 1997. Doutorou-se em Música (Universidade de Aveiro) em 2005, dedicando a sua tese A presença da flauta traversa em Portugal de 1750 a 1850, seu repertório e performance do traverso na 2ª metade do séc. XVIII e 1ª metade do séc. XIX. Em setembro de 2016, concluiu o Mestrado em Interpretação – Música Antiga – Traverso, na ESMAE (Porto) na classe de Olavo Barros.
Mariña García-Bouso | Estudou música e violino em Lugo, Oviedo (Espanha) e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Especializou-se em Violino Barroco com Amandine Beyer na ESMAE (Porto),onde realizou a Licenciatura e o Mestrado em Interpretação. Estudou com Odile Edouard no Conservatório de Lyon (ERASMUS, França). Realizou o Mestrado em Ensino da Música na ESML (Lisboa). É convidada regularmente para lecionar na Academia Júnior de Música Barroca da ESMAE.
Andoni Conde Villar | Começa os seus estudos na cidade de Vigo (Espanha) com o maestro Manuel Martínez Álvarez-Nava. Já antes de finalizar os seus estudos de violino moderno, a música antiga e o violino barroco chamam a sua atenção começando a assistir aos cursos da Academia de Música Antiga de la Universidad de Salamanca (Espanha), recebendo aulas de prestigiados especialistas na interpretação histórica, como Ángel Sampedro, Sigiswald Kujiken, Mira Glodeanu, Win Ten Have, Enrico Onofri, Jaap Ter Linden, Enrico Gatti, Itziar Atuxa, Jacques Ogg e Pedro Gandia.
Jardel Souza | Mestrando em Música pela Universidade Federal de Pernambuco e licenciado em música pela mesma universidade. Iniciou seus estudos musicais com a guitarra clássica no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife e no Conservatório Pernambucano de Música. Em 2008 iniciou seus estudos com a viola da gamba, tendo como professores Mário Orlando (RJ) e Cecília Aprigliano (Brasília).
Desde então tem-se apresentado em diversos festivais no Brasil e na Europa como gambista e guitarrista.
Ainda na área da música antiga, participou dos grupos Dell’Armonia Antiqua (Maceió), sob direção do uruguaio Gaston Gerónimo, da Trupe Barroca (Espírito Santo) e do Metáphora (Recife), ambos sob a direção de Sérgio Dias, do Iberian Ensemble (Portugal) e Ventos do Atlântico (Portugal), ambos sob direção de Alexandre Andrade, e do Folia Criolla, sob direção de Maria Aida. Este último com ênfase no repertório colonial latino-americano.
Fez a sua formação em Lisboa, onde completou os estudos em cravo, órgão, clavicórdio e musicologia histórica.
Fundou e dirige os agrupamentos Flores de Mvsica, Capella Joanina e Concerto Ibérico, com os quais tem difundido ativamente os repertórios ibéricos dos séculos 16 a 19 em concertos, gravações de CD, conferências e masterclasses, tendo realizado várias estreias modernas de obras de compositores portugueses.
Participou em diversos festivais internacionais de música em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França e Suíça, tanto como cravista, organista e maestro e dirigido várias produções de ópera barroca de Monteverdi, Lully e Purcell em Portugal e Itália.
Desenvolveu projectos de cooperação musical na Noruega e na Islândia. Gravou vários CD a solo com os órgãos históricos da cidade de Évora, Torre de Moncorvo e Castelo Branco.
Orientou edições críticas de obras de João Baptista Avondano e Francisco António de Almeida; dirigiu as gravações de CD do Te Deum e da Grande Missa em Fá de Almeida, e do Matuttino de’ Morti de David Perez.
Gravou dois CD com o Avondano Ensemble dedicados às sonatas de João Baptista Avondano e à música de câmara de Pedro António Avondano. Prepara a edição crítica da primeira ópera de um compositor português: La Pazienza di Socrate de F. A. Almeida.
Tem trabalhado na reconstrução dos Concertos Grossos de Pereira da Costa, editados em Londres em 1741, para a gravação em CD e edição da partitura. Tem também promovido a difusão da obra de João Lourenço Rebelo em concertos, estágios internacionais em Espanha e Itália. Dirigiu a estreia moderna e gravou em CD as Vésperas da Beata Virgem Maria de Rebelo. Com Alto Patrocínio da Presidência da República, dirigiu a estreia moderna com instrumentos da época do Requiem de João Domingos Bomtempo, que gravou também em CD. Paralelamente, gravou para CD a Paixão Segundo São João de Johann Sebastian Bach com o Concerto Ibérico e as Sonatas de Johann Ernst Galliard com o agrupamento Contágio Barroco. Dirigiu a Paixão Segundo São Mateus de J. S. Bach, pela primeira vez em 2019.
Concebeu os projectos e dirige os festivais de música antiga West Coast e SIMA, por onde têm passado alguns dos melhores intérpretes internacionais na área da música antiga. Realizou o Inventário de Órgãos Históricos do Alentejo e coordenou processos de restauro para o Ministério da Cultura. Concebeu e dirige os CIMA – Cursos Internacionais de Música Antiga.
Leciona cravo, música de câmara e baixo contínuo e as classes de interpretação histórica na ESART-IPCB e de órgão na EMNSC. Tem difundido os instrumentos de tecla históricos e a performance histórica, em concertos e masterclasses de cravo, baixo contínuo e orquestra barroca em Portugal e em Itália.
É presidente da MAAC, membro fundador do CESEM (FCSH-UNL) e da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM). Tem apresentado comunicações e publicado artigos na área da organologia e música barroca portuguesa.