Marco Rodrigues e Joaquim Rocha (Trombone)
Programa
Charles Small (1927-2011) – Conversa para 2 trombones
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Variações sobre “Ah! Vous dira-je, maman” K265
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís
Marco Rodrigues nasceu em 1998, em V. N. de Famalicão. Iniciou os estudos musicais em 2010, na ARTAVE, na classe de trombone de David Silva. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com trombonistas como György Gyivicsan, Rui Pedro Alves, David Bruchez, Andreas Klein, Filipe Alves, Jarret Butler, Hugo Assunção, Stefan Schulz e Jamie Williams. Participou em estágios de orquestra com os maestros Luís Carvalho, André Granjo, Luís Campos, Peter Askim, Fernando Marinho, Emílio de César, Otavio Mas-Arocas, Rafa Albors, Bernard Haitink, Luís Machado, David Bruchez, Cesário Costa, Vítor Matos e Ernst Schelle.
Em 2012 obteve o 3º Prémio na categoria juvenil do Concurso Internacional Terras de La Salette, tendo obtido mais tarde, em 2015, o 1º Prémio na categoria júnior. Nesse mesmo ano foi-lhe atribuída uma bolsa de estudo da Fundação Yamaha. Em 2016 conquistou o 1º Prémio do I Concurso Internacional de Trombone em Castelo de Paiva, na sua categoria, tendo ganhou posteriormente o 1º Prémio na categoria Larry Wiehe (até aos 23 anos) no concurso da International Trombone Association na Juiliard School, em Nova Iorque. Em 2016 venceu a categoria de Trombone Superior no Prémio Jovens Músicos, tendo a oportunidade de interpretar a Ballade de Frank Martin com a Orquestra Gulbenkian sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira.
Em Outubro participou numa digressão a solo com a Orquestra de Jovens de Zurique em Portugal, onde teve a oportunidade de tocar nas mais conceituadas salas de concerto do país, sob a direcção dos maestros Luís Machado e David Bruchez. No passado mês de Novembro venceu o concurso para welcheposaune (2º e 3º trombone) da Orquestra da Tonhalle de Zurique, onde começa a trabalhar em Fevereiro. Encontra-se no 1º semestre do Bacharelato na ZHdK (Universidade de Artes de Zurique), na classe de David Bruchez.
Atuou em recitais como solista e pianista acompanhadora em Espanha, Portugal, França, Suíça, Reino Unido, Dinamarca, Brasil e Coreia do Sul. Acompanha com frequência masterclasses, audições e concursos e tem gravado e tocado em directo em várias ocasiões para Antena 2. Apresenta-se regularmente com a flautista Adriana Ferreira, com quem gravou em 2011 o CD Danse des Sylphes para a Numérica, e em 2015 para a revista italiana Falaut. Tem tocado com solistas de prestígio internacional como Stefan Schulz, Catalin Rotaru, Vincent Lucas, Ian Bousfield, Benoit Fromanger, Mario Caroli, Fritz Damrow e Giorgio Mandolesi, entre outros.
Em 2014 apresentou-se a solo com a Orquestra ARTAVE interpretando o Segundo Concerto para piano e orquestra de Rachmaninoff. Orientou o Curso de Piano dos Cursos de Aperfeiçoamento Técnico-Interpretativo do Conservatório de Música de Paredes (2015 e 2016) e uma masterclasse de piano e de música de câmara na Universidade de Santa Maria (Rio Grande do Sul), no âmbito do Festival Harmos Brasil 2015.
Atualmente é pianista acompanhadora na ARTAVE, professora assistente convidada na ESMAE e professora auxiliar na Universidade do Minho