Temporada Concertos Antena 2
23 Novembro | 19h00
Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão
Maria Teresa Projecto e Tiago Mileu
Maria Teresa Projecto, mezzo-soprano
Tiago Mileu, piano
Programa
Obras para piano e canto de
Manuel de Falla (1876-1946)(Prólogo)
Serenata Andaluza, 1900
Tus ojillos negros, 1902-3
Serenata Andaluza, 1900
Tus ojillos negros, 1902-3
Siete Canciones Populares Españolas, 1914
(Epílogo)
Canción, 1900
Oración de las madres, 1914
Canción, 1900
Oración de las madres, 1914
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Maria Teresa Projecto | Jovem mezzo-soprano que se dedica especialmente ao repertório operático. Estudou música no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA e, enquanto cantora, colaborou com vários coros e ensembles, tendo sido selecionada para o programa de estágio do Coro Gulbenkian em 2017 e participado no programa RISING STARS.
Trabalhou sob a direção de maestros como Michel Corboz, Paul McCreesh, Paulo Lourenço, Peter Phillips, Owen Rees, Vasco Pearce de Azevedo, Clara Alcobia Coelho, Pedro Teixeira e João Barros.
Interpretou uma vasta lista de repertório, por vezes como solista, em salas de concerto como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém ou a Fundación Juan March.
Apresentou-se recentemente no Centro Cultural de Belém na produção operática do Teatro do Elétrico Cortes de Júpiter, com música de Filipe Raposo, textos de Gil Vicente e encenação de Ricardo Neves-Neves.
Submeteu em 2022 a tese de Doutoramento em Belas-Artes, Pintura (Universidade de Lisboa) com uma co-orientação em Musicologia (Universidade Nova de Lisboa), intitulada Pintar o tempo: a experiência do limite, que se dedica ao conceito de representação artística ancorada no conceito filosófico de sublime.
É investigadora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, onde integra activamente o Grupo de Teoria Crítica e Comunicação (Núcleo de Pensamento e Música) e a Linha de Música e Interpretação, onde participa e dinamiza atividades de discussão e pensamento, por vezes com a participação de pensadores relevantes da filosofia, música e musicologia, como Lydia Goehr ou Martin Scherzinger.
Com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, participou na organização e edição do espólio da escritora Maria Gabriela Llansol (2012-2014). Traduziu Georges Bataille e Pascal Quignard (Sr Teste edições, 2022), assim como Bernard Sève e Philippe Lacoue-Labarthe.
Como cantora, teve a oportunidade de trabalhar em regime de aperfeiçoamento técnico com Joana Nascimento, Geert Berghs, Jill Feldman, João Lourenço, Ariana Russo, Ana Paula Russo, Jorge Balça, Cameron Burns, John Pickering e Marina Viotti.
Estuda regularmente com a soprano Rafaela Albuquerque.
Tiago Mileu | Nasceu em Portalegre, e iniciou os estudos de piano nesta cidade aos oito anos.
Apresentou-se a solo em lugares como o Centro Cultural de Belém, Casa da Música (Porto), Teatro Nacional de S. Carlos, Teatro Nacional D. Maria II, Palácio Nacional da Ajuda, Palácio Galveias, Museu Nacional da Música – com diversas transmissões de recitais, em directo e diferido, pela RTP Antena 2.
Venceu diversos prémios em concursos internacionais em Portugal, Espanha, França e Polónia.
Aperfeiçoou-se com mestres como Sequeira Costa, Dina Chevtchuk, Galina Eguiazarova, Alicia Dubrowski.
Figurou em reportagens, entrevistas e notícias dadas pelos principais canais de televisão, rádio e imprensa.
Iniciou a integral das 32 sonatas para piano de Beethoven – ciclo de 16 recitais no CAE de Portalegre – interrompida pelas restrições pandémicas.
Filmou os 24 Estudos de Chopin, no CCC de Caldas da Rainha, segundo tempo/velocidades históricos, a partir da notação metronómica deixada pelo compositor.
Colabora regularmente com diversos cantores e instrumentistas de renome. É pianista acompanhador/correpetidor da classe de Canto de Paula Dória (MajorMinor).
Fotos Jorge Carmona / Antena 2