Temporada de Concertos Antena 2
1 agosto | 19h00
Auditório do Museu do Oriente
Entrada gratuita
Vasco Dantas
Recital de piano
Programa
Agosto Já
Bach – Arte da Fuga, Contraponto IX
Beethoven – Sonata ao Luar
Schubert – Marcha militar n° 1 op. 51 (arr. Liszt)
Chopin – Polonaise op. 53
Schumann – Arabeske op. 18
Liszt – Liebestraum n° 3
Debussy – Suite Bergamasque III. Claire de Lune
Satie – Gymnopédie n° 1
Prokofiev – Romeu e Julieta – Montecchi i Capuleti
Queen – Don’t Stop Me Now (arr. Peter Bence)
Oulman – Gaivota (arr. Vasco Dantas)
O aclamado pianista Vasco Dantas apresenta um programa de grandes clássicos que começa na música de Bach e culmina com uma canção da conhecida banda pop britânica Queen, cobrindo mais de 200 anos. O recital começa com a Arte da Fuga, Contraponto IX de Johann Sebastian Bach, uma das mais complexas formas de expressão dentro da música erudita. Segue-se a Sonata ao Luar, de Beethoven, que serviu de tema para inúmeros filmes e romances, a Marcha militar nº 1 op. 51 de Franz Schubert, bem como a Polonaise op. 53, uma das mais admiradas de Frédéric Chopin. Ao programa juntam-se Arabeske, de Robert Schumann, Liebestraum nº 3, de Franz Liszt, e Claire de Lune, de Claude Debussy, obras concebidas por compositores de referência para piano, assim como Gymnopedie nº 1 de Erik Satie e Montecchi i Capuleti de Serguei Prokofiev, baseada na tragédia Romeu e Julieta de William Shakespeare. O recital termina com uma canção pop apontada como uma das mais felizes da história pelo caráter eufórico e positivo, Don’t Stop Me Now, dos Queen, adaptada para piano. Com mais de 50 prémios e distinções em concursos internacionais, o pianista Vasco Dantas protagoniza este recital que assinala a entrada do mês mais quente do ano, sinónimo de alegria e diversão.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís
Vasco Dantas | Pianista português, é diretor artístico dos Music Series Festivals, Sezim Music Series, Piano Concerto Festival e Algarve Music Series. Tem mais de 50 prémios e distinções em concursos internacionais, destacando-se: Grand Prix no Valletta International Piano Competition (Malta), Prix Spécial no Concours International de Piano SAR La Princesse Lalla Meryem (Marrocos), 1º Prémio no Internacional Cidade de Vigo (Espanha), Internacional do Porto Santa Cecília e Interpretação Estoril-Lisboa, Medalha de Mérito Dourada (CMMatosinhos), Prémio Casa da Música e Münster Steinway & Sons (Alemanha).
As suas digressões levam-no regularmente a conceituadas salas de países dos 5 continentes. Após a sua estreia no Hong Kong City Hall e na Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky em Moscovo, em 2019 estreou-se a solo no Carnegie Hall (Nova Iorque), em 2021 no Concertgebouw (Amesterdão), e em 2022 no Teatro dos Campos Elísios (Paris).
Tocou também a solo com inúmeras orquestras, tais como, Chamber Orchestra Kremlin (Moscovo), Filarmónica Portuguesa, Gulbenkian, Hong Kong Symphonia, Metropolitana de Lisboa, Sinfónica do Espírito Santo (Brasil), Sinfónica do Porto, Sinfónica Portuguesa e Südwestdeutschlands kammerorchester (Alemanha), tendo tido a oportunidade de trabalhar com maestros de renome, tais como, Cesário Costa, Choi Sown Le, Daniel Cohen, Dinis Sousa, Douglas Bostock, Günter Neuhold, Jan Wierzba, Joshua dos Santos, Martim Sousa Tavares, Martin André, Misha Rachlevsky, Nuno Coelho, Osvaldo Ferreira, Pedro Carneiro, Pedro Neves, Peter Sauerwein, Rui Pinheiro, Vassily Sinaisky e Victor Hugo Toro.
Vasco iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos, tendo dado a sua primeira apresentação pública na RTP dois anos mais tarde. No ano 2000, foi admitido com distinção no Conservatório de Música do Porto onde estudou com Rosgard Lingardsson. Paralelamente ao piano, aos 7 anos iniciou o estudo do violino. Obteve a Licenciatura em Música no London Royal College of Music, sob a orientação pianística de Dmitri Alexeev e Niel Immelman, estudando também direção orquestral com Peter Stark e Natalia Luis-Bassa. Terminou o Mestrado em Performance e o Doutoramento “Konzertexamen”, sob a orientação de Heribert Koch, na Universidade de Münster.
Foi convidado para palestras pela Universidade de Boston, obteve o Mestrado em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro e o diploma Art of Teaching pelo London RCM. É regularmente convidado a lecionar em masterclasses e festivais internacionais.
Gravou em CD a convite da Antena 2, ARS Produktion, Coviello Classics, Rádio Galega, MPMP e KNS Classical. A sua discografia inclui 5 álbuns: Promenade (2015), Golden Liszt (2016), Freitas Branco | Sonatas (2020, nomeado “Melhor Álbum Clássico” Prémios Play), Poetic Scenes (2020, nomeado “Artista Revelação do Ano” Opus Klassik) e Departure (2021).
Vasco tem sido apoiado pela AVA Musical Editions e AMMF.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2