24 a 26 Março
Festa de Inauguração
CURA: a casa da Música Portuguesa a Gostar Dela Própria
CURA é o lugar da Música Portuguesa a Gostar Dela Própria.
A casa da MPaGDP abre portas em Serpins, concelho de Lousã e a festa de inauguração decorre nos dias 24, 25 e 26 de março.
Conversa com Tiago Pereira, diretor artístico da MPaGDP,
no Império dos Sentidos, de Paulo Alves Guerra.
Para ouvir, clicar aqui.
Sediada em Serpins, no centro do País, a CURA é o espaço físico da Associação A Música Portuguesa a gostar dela própria, resultante de uma candidatura à Operação Renovação de Aldeias.
CURA significa a ação do tempo e celebra todo o trabalho de registo audiovisual da memória colectiva portuguesa, dos últimos 100 anos, realizado pela Associação.
Com milhares de gravações realizadas desde 2011 – canções, músicas, práticas religiosas, artesãos, histórias de vida, sempre na primeira pessoa a cidadãos que nasceram entre 1920 a 1990, – tem acompanhado a mudança de uma era.
Com mais de 7000 vídeos que podem ser agora vistos e ouvidos no mesmo espaço, em Serpins, a Associação coloca todo o mapa de Portugal nesta pequena vila do Concelho da Lousã. Todo este espólio é revelado num sítio único, que também vai destacar uma montra de artesãos, organizar debates, oficinas de saberes, trabalhar numa programação na busca incessante de humanização da cultura oral portuguesa.
CURA será um espaço de partilha e de escuta, onde se honra o legado do passado nunca descurando o presente e o futuro. A memória colectiva regenerativa.
Programa das Festas
24 Março
· Ensaios para o ‘Coro da Janela’ ao fim do dia. A Direção do Coro é do Maestro Nuno Costa. Atividade aberta a quem quiser participar, com a população local e de fora.
· Concerto com Rua das Pretas no Miradouro da casa Cortez às 21h;
· Visita às instalações da Cura.
25 Março
· Parada Musical com mais de 300 músicos vindos do país todo, do Alentejo a Trás os Montes, entre o 12h e as 14h;
· Piquenique e Mega Almoço com os chefs André Magalhães (Taberna da Rua das Flores, Lisboa), e José Júlio Vintém (Tomba Lobos, Portalegre), a decorrer em simultâneo, na cozinha do Rancho Folclórico e na Praia Fluvial Senhora da Graça (respetivamente) às 14h;
· Atuação DJ MARYZKA no Palco da Praia Fluvial às 21h.
26 Março
· A casa Cortez, memória daquilo que é hoje a Cura às 10h;
· Passeio pelas memórias de Serpins às 11h;
· Inauguração da TASCA Digital na Cura, com Concertos e conversas variadas das 14h às 20h.
A
Música Portuguesa a Gostar Dela Própria é uma associação cultural que se dedica a documentar, valorizar e divulgar processos e práticas musicais e ainda manifestações de cultura popular. A sua missão passa por criar um espólio de tradição oral e memória colectiva de Portugal no século 21. Neste processo, um dos seus objetivos principais, consiste na dignificação e enaltecimento da sabedoria dos mais velhos, tal como as práticas ainda mantidas pelos mais novos e outras novas que contribuam para a diversificação da música.
CURA tem o apoio da Fundação Inatel, Junta de Freguesia de Serpins e Câmara Municipal da Lousã.