A série Caleidoscópio dedicada a O Legado de João Domingos Bomtempo, da autoria de João Pedro Delgado, que a Antena 2 transmite no próximo domingo pelas 22h00, prossegue com o sétimo episódio intitulado
Horizontes inexplorados
Sinfonia nº 1
Neste episódio, percorre-se o nascimento da sinfonia portuguesa, cuja história tem início com a clássica Sinfonia n.º 1 em Mi bemol maior, Op. 11, de João Domingos Bomtempo. Escrita durante a longa permanência do autor em Paris, entre 1801 e 1810, esta obra marca um momento de aparente serenidade estética, em que o compositor parece suspender os ensaios revolucionários e alguma inquietude inovativa das obras anteriores, regressando aos cânones do classicismo vienense. O resultado é uma sinfonia de equilíbrio formal exemplar, tributária de Haydn, que consolida para o repertório português os fundamentos do sinfonismo europeu.
A Sinfonia n.º 1 revela a mestria de Bomtempo na escrita orquestral e a sua profunda assimilação das formas clássicas. Mais do que um exercício de estilo, esta obra afirma-se como o ato fundador do sinfonismo nacional, projetando Portugal no diálogo musical da Europa oitocentista e confirmando Bomtempo como o verdadeiro arquiteto da modernidade instrumental portuguesa.
Caleidoscópio | domingo 22h00 | quarta 13h00 | sábado 5h00
SABER MAIS
“O Legado de João Domingos Bomtempo” em estreia
SABER MAIS
João Domingos Bomtempo em Paris
SABER MAIS
Bomtempo ruma ao romantismo
SABER MAIS
Bomtempo e as variações para piano
SABER MAIS
Ímpeto e tempestade na música de Bomtempo
SABER MAIS
Novos caminhos em Bomtempo
SABER MAIS