25 Dezembro | 14h00
Cantata de Natal por Paulo Bernardino | O Pássaro Azul
A Cantata de Natal, inspirada no livro O Pássaro Azul – Contos e Poemas de Natal de António Arnaut, subiu ao palco do Convento São Francisco a 8 de dezembro de 2024.
A obra coral-sinfónica da autoria de Paulo Bernardino, maestro do coro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos – SRCOM, pretendeu ser uma homenagem ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), no ano em que se assinalaram os 45 anos da criação do SNS.
Em palco estiveram mais de 200 pessoas (orquestra, coro e solistas) interpretando a profunda humanidade que emana das palavras desta obra que contém sete contos e 21 poemas. Para além do Coro da SRCOM, este concerto contou também com a participação do Coro da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, do Coro Carlos Seixas, do Grupo Coral de Urrô (Arouca), do Coro Misto ESE (Porto) e de diversos coralistas oriundos de todos os coros de Coimbra. O narrador deste espetáculo foi o ator e cantor Diogo Carvalho e, além da Orquestra do Distrito de Braga, a Guitarra de Coimbra esteve também em destaque.
O Pássaro Azul é uma cantata de Natal de Paulo Bernardino, inspirada na obra literária de António Arnaut (1936–2018). Concebida como uma homenagem ao Serviço Nacional de Saúde, a obra evoca a figura do político, advogado e escritor que a história consagrou como o “Pai do SNS”.
Natural do concelho de Penela, tal como António Arnaut, o compositor transforma em música os textos de O Pássaro Azul – Contos e Poemas de Natal, publicados pela Coimbra Editora em 1998. A escrita coral-sinfónica articula-se com uma instrumentação que, para além da orquestra, integra a Guitarra de Coimbra, símbolo maior da canção conimbricense e da identidade cultural portuguesa.
Com a participação de um vasto conjunto coral, O Pássaro Azul propõe uma reflexão musical sobre a solidariedade, a esperança e a profunda humanidade presentes na palavra poética de António Arnaut, conferindo-lhes uma dimensão coletiva e intemporal.
No dia de Natal, pelas 9h00 da manhã, no programa Império dos Sentidos, pode escutar a entrevista com o maestro Paulo Bernardino sobre este Concerto:
Ficha Artística
Soprano: Beatriz Maia
Harpa: Beatriz Cortesão
Guitarra Portuguesa: Paulo Soares
Acordeão: Pedro Santos
Coro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos
Coro da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos
Coro Carlos Seixas
Grupo Coral de Urrô
Coro Misto Escola Superior de Educação, do Porto
Coralistas oriundos de coros de Coimbra
Orquestra do Distrito de Braga
Textos: António Arnaut
Narrador: Diogo Carvalho
Composição, Orquestração e Direção Musical: Paulo Bernardino

Paulo Bernardino é professor, investigador, maestro, compositor e organista. Doutorado em Direção Coral e de Orquestra (Universidade de Aveiro), possui formação avançada em Polifonia (ESMAE) e em Música Sacra (UCP), sendo também licenciado em Engenharia Eletrotécnica (Universidade de Coimbra). É docente na ESART – Castelo Branco e autor representado por várias editoras e revistas especializadas. Desenvolve uma intensa atividade artística como maestro de diversos coros, organista titular da Sé de Coimbra, da Capela da Universidade de Coimbra e do Mosteiro de Arouca, contando com uma vasta discografia e concertos em Portugal e no estrangeiro.
Captação, gravação e edição
Luís Marques / Antena 2
a 8 de dezembro de 2024,
no Convento São Francisco, em Coimbra
Este concerto foi patrocinado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, pela Câmara Municipal de Coimbra, pela Unidade Local de Saúde de Coimbra, pelo IPO Coimbra e pela Antena 2.